Cada gota que tratamos carrega parte do futuro

Data: 12/09/2017
Area: Comunicação, Social
Autor:
Categoria: Social

Da governança à operação, o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) permeia as atividades da Aegea, e é estendido a fornecedores, usuários, comunidades e a todos os públicos de relacionamento do grupo.

Além do desenvolvimento em infraestrutura para universalização do serviço de saneamento básico no país, investimos anualmente cerca de R$15 milhões em tecnologia, visando a agilidade da universalização do serviço no Brasil; a mitigação do impacto ambiental negativo; a redução de perdas de água e, consequentemente, a diminuição do consumo de energia. (ODS 6, 9, 13 e 14)

Um exemplo de tecnologia aplicada ao negócio é o CGP – Centro de Controle de Gestão e Perdas – que trabalha ações voltadas à redução do desperdício de água nos 48 municípios onde atuamos. Este núcleo conta com sistemas integrados e específicos que realizam monitoramento da água, em tempo real e remotamente, desde a saída da estação de tratamento até o usuário atingindo resultados significativos, como, por exemplo, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde reduzimos as perdas de 56% para 19%.

Outro fator relevante supervisionado pelo CGP é a energia elétrica. Durante todo o percurso da água, o volume de energia consumida para bombeá-la pela rede pode ser alto, caso haja alguma falha. Nosso modelo de gestão atua de forma preventiva, evitando desperdícios ou qualquer tipo de interrupção no sistema de abastecimento.

De maneira direta, olhamos também para as comunidades locais dos municípios onde atuamos e desenvolvemos programas socioambientais no entorno de nossas concessões. Somente em 2016, investimos mais de R$ 4 milhões em ações voltadas para educação ambiental e democratização da informação ao acesso à água e ao esgoto tratados – o que evidencia alguns de nossos valores institucionais como acessibilidade, colaboração e responsabilidade social.

Um dos nossos principais programas neste sentido é o Saúde Nota 10, que apresenta às crianças, a importância da água e do esgoto tratados na conservação do meio ambiente e na saúde da população. Por meio de palestras e materiais educativos desenvolvidos especialmente para o programa, os alunos têm contato com o tema e entendem a importância do serviço de saneamento.

Além dos focos em operar de forma limpa, eficiente e próxima, o Grupo Aegea está alinhado às principais agendas globais de sustentabilidade, utilizando o negócio para colaborar com as metas da agenda pós-2015 e ajudando a aumentar o IDH nos municípios em que atua.

Entendemos que nosso trabalho vai além do saneamento, estamos em busca da melhora contínua da qualidade de vida das pessoas nos municípios onde atuamos.

Aegea. Mais que saneamento, nosso compromisso é com a vida.



Thiago Augusto Terada

Informações do Autor

Thiago Augusto Terada

Thiago é gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Aegea.