Guia Prático da Cadeia de Valor Sustentável

Data: 22/01/2018
Area:
Autor:
Categoria:

Você sabia que ter uma Cadeia de Valor sustentável gera um ciclo de benefícios para a sua empresa?

A Cadeia de Valor sustentável é um tema fundamental. Não apenas para o futuro, mas para hoje.

A sociedade tem avançado em diversos sentidos. A tecnologia, os hábitos sociais e as necessidades mudaram completamente do que eram há alguns anos. Infelizmente, o clima também mudou.

Por isso, as empresas precisaram adaptar-se à nova realidade. Neste sentido, uma das melhores formas de atender aos anseios do mercado consumidor, das organizações governamentais e da sociedade como um todo, é construindo uma Cadeia de Valor Sustentável.

Leia esse outro artigo sobre como criar um plano de logística sustentável do nosso blog.

E é sobre isso que esse texto trata. Descubra o que é e porque é tão importante investir em uma Cadeia de Valor Sustentável consciente e eficiente.

Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário no fim da página.

Boa leitura!

Introdução – O que é uma Cadeia de Valor sustentável

A sua empresa possui uma gestão de Cadeia de Valor sustentável?

Uma cadeia de valor sustentável é formada por três bases: processos produtivos, subprodutos utilizados nos processos como a energia elétrica e claro, a cadeia de fornecedores.

Esse último é o mais importante. Afinal, por ser um fator externo, é o mais difícil de gerenciar.

“Essa cadeia é responsável por cerca de 50% a 70% dos gastos totais de uma companhia e por boa parte das emissões de gases de efeito estufa. As grandes empresas já reconhecem que uma cadeia de suprimentos sustentável é um imperativo do negócio”, reforça a assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, Tatiana Araújo.

Esses três âmbitos precisam estar em perfeita harmonia em sua busca por otimização e inovação em prol do meio ambiente. Se apenas um deles não tiver a devida atenção na construção da estratégia de sustentabilidade da empresa, a Cadeia de Valor Sustentável pode estar comprometida.

Algumas empresas não enxergam os benefícios de possuir uma Cadeia de Valor Sustentável e podem até achar que controlar a emissão de gases, desperdício de insumos, condições de trabalho e o impacto de suas atividades em sua cidade não são importantes.

As iniciativas para implementar e otimizar esses processos e parceiros pode parecer cara e trabalhosa. No entanto, o ganho em imagem da corporação diante da sociedade, o sentimento de trabalhar em um ambiente saudável, os novos argumentos para negócios e até a economia gerada pelas inovações são vantagens que contribuem para aumentar a competitividade e somente uma organização sustentável pode alcançar isso.

Por que é tão importante?

Além de garantir selos de sustentabilidade que podem garantir negócios internacionais e boas campanhas de marketing, ter um negócio sustentável é a forma mais prática de transformar a visão, missão e valores da empresa em uma cultura viva e eficaz.

Imagine ter uma equipe de colaboradores que se preocupam com a segurança do trabalho e controlam todos os aspectos dos processos de acordo com metas e objetivos sustentáveis.

Ou então, em ter uma cadeia de fornecedores e distribuidores que leva a missão da organização adiante. Essa é uma vantagem competitiva real. Veja alguns benefícios de ter uma cadeia de parceiros conscientes:

  • Garantir mais segurança no trabalho;
  • Ter uma empresa socialmente responsável;
  • Construir um negócio ambientalmente correto;
  • Criar um ambiente de trabalho sadio;
  • Contribuir localmente com mais qualidade de vida;
  • Manter os processos em constante inovação;
  • Relações melhores com empresas internacionais;
  • Relações melhores com Órgãos Governamentais;
  • Estabelecer uma imagem a médio e longo prazo positiva.

Claro que existem muitos outros ganhos diretos e indiretos, mas as grandes empresas não devem focar apenas em benefícios, pois ser sustentável é um dever.

Como implementar uma Cadeia de Valor sustentável

É mais simples do você imagina.

A essência da Cadeia de Valor Sustentável está no cuidado com o ser humano e é precisamente esse cuidado com o próximo e com o amanhã da organização que faz uma Cadeia de Valor Sustentável.

Veja a seguir algumas dicas para você transformar sua companhia:

Otimize os seus processos

Existe uma forma de inovar os processos produtivos, seja com equipamentos ou novas tecnologias? Às vezes, uma forma de gastar menos energia elétrica já é uma inovação que a longo prazo pode economizar recursos da empresa e, claro, do planeta.

Conheça sua cadeia de suprimentos

Não basta criar um acordo de boas práticas com os fornecedores da sua empresa. É fundamental certificar-se da capacidades deles cumprirem o acordo.

E claro, fiscalizar periodicamente se continuam trabalhando dentro das regras estabelecidas.

Começar essa preocupação do zero pode ser traumática para os seus fornecedores. Então, estabeleça metas progressivas, com vistas a construir uma relação cada vez mais positiva e sustentável.

Estabeleça um padrão para fornecedores

Mesmo com um processo de adaptação para fornecedores, é importante estabelecer um nível para novos parceiros. Assim, eles terão que se adaptar para atender os padrões mínimos de sustentabilidades para fazer negócios com sua empresa.

Faça visitas à cadeia de parceiros

Se possível, não programadas. É melhor você descobrir situações de irregularidade e tratar esses problemas internamente do que a mídia.

Casos de condições degradantes de trabalho e segurança, falta de cumprimento da legislação e muitos outros já chegaram a jornais e mancharam a imagem de grandes empresas, muitas vezes de forma irreversível. E elas muito provavelmente nem sabiam que estavam fragilizadas.

Então, não deixe a relação com fornecedores tornar-se distante. Mantenha-os por perto.

Capacite seus parceiros

Em caso de irregularidade, não demita partes da sua cadeia de suprimentos sem mais nem menos. É possível regularizar situações mediante treinamentos e capacitação.

Lembre-se: sustentabilidade tem a ver com o ser humano. Talvez não existam tantos players que atendam ao nível de exigência que a sua empresa necessita.

Nesse caso, não há outra saída a não ser construir um programa de treinamento completo para fornecedores.

Assista ao Webinar de Compras Sustentáveis e conheça o exemplo do Grupo Boticário

Conclusão

Pronto para ter uma Cadeia de Valor Sustentável?

O marketing tem um valor imprescindível sobre a imagem da sua empresa, mas ele por si só não se sustenta se sua empresa não tiver uma personalidade verdadeiramente altruísta em todas suas atitudes.

Imagine como se a organização fosse uma pessoa. Ela seria honesta e consciente se fizesse negócios com pessoas que não são transparentes e socialmente amigáveis?

Leia outros artigos do blog:

Ou seja, assim como nós somos responsáveis por nossos contatos e parcerias, as corporações são responsáveis pela sua cadeia de fornecedores e distribuidores. Assim, todos eles devem refletir a identidade da empresa.

Quer saber como otimizar a gestão de carbono da sua Cadeia de Valor Sustentável? Baixe o nosso guia completo e torne-se uma referência em seu segmento!

Obrigado por ler até aqui!



Gyssele Mendes

Informações do Autor

Gyssele Mendes

Gyssele é mestre em Comunicação Social pela UFF e assessora de comunicação do CEBDS desde 2016.