Grupo pedala de Viena, na Áustria, à Katowice, na Polônia, para alertar sobre mudanças climáticas

Data: 03/12/2018
Area: Clima
Autor:
Categoria: Clima

Uma expedição ciclística de sete dias, percorrendo mais de 640 km sob uma temperatura média abaixo de 0° C. Esse foi o desafio aceito por mais de 40 pessoas de diferentes organizações e países que viajaram em bicicletas elétricas de Viena, na Áustria, até Katowice, na Polônia, para participar da COP24 sobre Mudanças Climáticas. O objetivo da “Moving for Climate NOW” é transmitir uma mensagem de que é necessária uma ação imediata contra as mudanças climáticas, promovendo a transição para um modelo energético mais eficiente que elimine as emissões de CO2.

O Brasil foi representado pela presidente do CEBDS, Marina Grossi, a diretora presidente adjunta da Neonergia, Solange Ribeiro, e a presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), Suzana Kahn. A expedição foi realizada pela Iberdrola/Neonergia e Global Compact.

“A questão climática é urgente e o recente relatório divulgado pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) alerta que precisamos aumentar a ambição de redução de emissões de gases do efeito estufa para conseguirmos conter o aumento de temperatura em 2°C. A transição para uma economia de baixo carbono é uma oportunidade única para o Brasil que tem enorme potencial em energias renováveis”, destacou Marina Grossi.

O grupo chegou em Katowice neste domingo, data de início da COP24, e foi recepcionado pelo Secretário Executivo Adjunto das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Ovais Sarmad, e pelo Chefe da Unidade de Política Climática do Ministro do Ambiente da Polónia, Jakub Gibek

A “Moving for Climate NOW” consiste em uma expedição de bicicleta que, desde 2015, parte de uma cidade simbólica e termina na região em que a Cúpula do Clima da ONU será realizada.



Assessoria Cebds

Informações do Autor

Assessoria Cebds

Textos elaborados pela equipe de Comunicação do CEBDS.