Nossos produtos, as suas escolhas e o clima do Planeta

Data: 31/01/2017
Area: Clima, Comunicação
Autor:
Categoria: Clima

Foto: José Paiva – Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação na Mata Atlântica mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Mudança do clima pode parecer algo distante da nossa vida e sem relação alguma com nossas escolhas pessoais, não é? Mas será mesmo que esse grande desafio da humanidade não tem relação alguma com o seu dia a dia? Na realidade tem sim e o Grupo Boticário já ajuda você a fazer a sua parte.

Lembra-se daquele ditado “você é o que você come?” Então, nós somos o que comemos, o que vestimos, o que falamos, o que sonhamos e também o que consumimos. Parece confuso, mas a gente explica. Os produtos que compramos dizem muito sobre nós e também sobre as empresas que os produziram. Nós, do Grupo Boticário, entendemos bem cedo que nosso negócio poderia gerar impactos positivos ou negativos na sociedade: a escolha de qual lado adotaríamos era totalmente nossa.

Por isso, em 1990, passamos a investir 1% do nosso Faturamento Líquido em ações ambientais e criamos a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Em 26 anos de atuação, nossa fundação já apoiou 1500 projetos em todo o Brasil, adquiriu duas reservas particulares do patrimônio natural e passou a atuar na agenda climática brasileira.

Foto: Adrian Moss – Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação na Mata Atlântica mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Desde 2009, por meio dela, somos membros observadores da Convenção da ONU de Mudança do Clima, maior fórum global para discussões sobre o tema. Nossa atuação nacional em clima inclui a coordenação da maior rede brasileira sobre o tema, o Observatório do Clima, que reúne mais de cem instituições. Para ajudar nosso país a se tornar mais resiliente à alteração do clima, lançamos um estudo que influenciou diretamente na elaboração do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima.

A atuação que desempenhamos a partir da nossa fundação nos levou de modo seguro a atuar com mudança do clima em nosso próprio negócio também. Ou seja: além de estimular a sociedade a fazer sua parte e incentivar políticas públicas sobre o tema passamos a atuar internamente nessa agenda também. Por isso, a cada vez que você compra um produto do Grupo Boticário, também está contribuindo para a continuidade das boas práticas que adotamos.

Você sabia, por exemplo, que nossa fábrica em Camaçari (BA) é a primeira de cosméticos do Brasil a conquistar a certificação LEED? Esse selo tem reconhecimento internacional e certifica que uma construção é ambientalmente sustentável. E não para por aí: estamos investindo cada vez em mais na ecoeficiência dos  nossos  processos produtivos. Com esse foco, reduzimos 22% das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) liberados pela utilização de geradores de energia para as fábricas. Também não descuidamos do transporte: parte da frota de caminhões que entregam nossos produtos são movidos a gás natural veicular (GNV). Com essa opção, conseguimos reduzir em 15% as emissões de GEEs.

Todas essas atitudes sustentáveis impactam diretamente no clima no Planeta. Ao escolher produtos fabricados em processos ecoeficientes e transportados com menor emissão de GEEs, você também está fazendo sua parte. Se quiser saber o que mais você pode fazer em seu dia a dia para não deixar o clima esquentar tanto, acesse www.hotalert.com.br e confira as dicas que separamos para vocês. Entre no clima com a gente.

Ficou interessado em nossa fundação? Curta nossa página no Facebook.

Quer saber mais sobre nossa atuação em sustentabilidade? Acesse nosso Relatório de Sustentabilidade.

 



Andre Ferretti

Informações do Autor

Andre Ferretti

É gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário e coordenador geral do Observatório do Clima.