Entenda o que é aquecimento global

Data: 10/07/2017
Area: Clima
Autor:
Categoria: Energia e Clima
O que é aquecimento global

Você já deve ter ouvido as palavras “efeito estufa”, “aquecimento global” e “mudança climática” por aí, mas você sabe realmente o que são? O nosso planeta está sofrendo hoje as consequências de um processo que o ser humano começou há séculos atrás.

Desde a invenção das grandes máquinas a vapor, a Revolução Industrial fez os seres humanos aumentarem constantemente sua capacidade de produzir diversos produtos. Fábricas foram construídas e mais pessoas foram empregadas nas indústrias que surgiam. Isso gerou importantes ganhos na economia e permitiu que uma gama muito maior da sociedade tivesse acesso a várias mercadorias. Foi o início de uma era que prometia trazer somente crescimento e prosperidade a todos. Porém, desde então poucas pessoas haviam se perguntado como essa transformação afeta o meio ambiente em que vivemos.

A produção em grandes escalas consumiu enormes quantidades de energia, água e diversos outros recursos naturais ao longo dos anos, deixando um rastro de desmatamento, destruição e poluição em florestas, rios e oceanos. A fumaça lançada pelas caldeiras e chaminés das grandes fábricas, as queimadas realizadas em grandes pedaços de terra e outras atividades fizeram o nível de gases de efeito estufa aumentar de forma preocupante.

O que é efeito estufa?

Mas afinal de contas o que seria, então, o efeito estufa? É um processo natural do planeta Terra, que mantém a sua temperatura mais alta do que seria se não existisse atmosfera – exatamente da mesma forma que uma estufa de plantas é aquecida quando o Sol bate em suas vidraças. Esse efeito garante a vida de todos os seres vivos do nosso planeta como os conhecemos, sem ele a Terra seria fria demais e quase nada disso poderia existir. Se você quiser saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre o efeito estufa.

Alguns gases do nosso ar são responsáveis por esse efeito, sendo o principal deles o gás carbônico, também chamado de dióxido de carbono (CO2). O grande problema é que, desde a Revolução Industrial, nós estamos lançando no ar quantidades excessivas desse gás. Isso acontece toda vez que andamos de carro ou trem, viajamos de avião, usamos aparelhos eletrônicos e realizamos uma série de atividades do nosso dia a dia.

O aumento da quantidade de gás carbônico na nossa atmosfera faz aumentar também a temperatura da Terra, e isso é o que chamamos de aquecimento global. Cientistas do mundo inteiro já descobriram que a temperatura do nosso planeta está aumentando de forma crítica, esse vídeo (também do INPE) explica bastante como o aquecimento global pode prejudicar todos os seres vivos.

Consequências

A consequência mais alarmante do processo de aquecimento global é a mudança no regime de chuvas, secas, ventos e correntes marinhas que agem em todo mundo – e mudança climática significa exatamente isso. Estudiosos apontam que o nosso clima já mudou e continuará a mudar nos próximos anos: tempestades serão mais intensas, secas serão mais severas e o nível do mar pode subir em diversos lugares, pondo em risco a vida de milhões de pessoas.

A mudança climática também impacta negativamente a economia, negócios e empresas. Eventos climáticos extremos são responsáveis por perdas enormes de capital todos os anos. De acordo com o economista Nicholas Stern, não fazer nada custará muito caro: estima-se que as perdas econômicas causadas pelo aquecimento global alcancem até um quarto de toda a economia mundial anualmente. Contudo, já se sabe que é possível preservar o meio ambiente enquanto promovemos crescimento econômico. Várias organizações já apresentaram oportunidades de negócios que seguem esse pensamento.

Se queremos viver bem no futuro, precisamos frear o aquecimento global agora!



Informações do Autor

CEBDS