Siemens e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Data: 04/08/2017
Area: Comunicação, Social
Autor:
Categoria: Social

Todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão incorporados na atuação direta ou indireta da Siemens do Brasil. Eles estão relatados no Business to Society (B2S) desenvolvido pela Siemens, para entender as necessidades do Brasil e integrar as contribuições efetivas que nossas ações proporcionam para o País. Saiba mais www.siemens.com.br/relatoriob2s

Um dos exemplos é na atuação efetiva contra as mudanças climáticas (ODS 13). Mundialmente, a Siemens além das soluções tecnológicas ambientais, que anualmente ajudam os nossos clientes a reduzirem 521 milhões de toneladas métricas de CO2,  foi a primeira empresa industrial a se comprometer em neutralizar a pegada de carbono em suas próprias operações até 2030.

Soluções tecnológicas podem apoiar o Brasil a atingir a meta de redução de 43% das emissões de CO2 até 2030, compromisso firmado no documento NCD acordado com a ONU em 2015. O Brasil é um dos países com maior potencial para redução de emissões de CO2  e se destaca pela prevalência de fontes renováveis em sua matriz energética, principalmente pela grande participação de usinas hidrelétricas, e ainda possui vasta capacidade de geração eólica e de biomassa. Uma das estratégias para alcançar a meta de reduzir as emissões é a partir da expansão da participação das fontes renováveis.

No contexto nacional, a Siemens ajudou seus clientes a reduzir emissões de 3 milhões de toneladas de COanualmente na atmosfera somente com tecnologias para geração de energia eólica e cogeração de energia presentes na eficiência energética de toda cadeia de eletrificação implementadas até 2016. Essa contribuição é proveniente, sobretudo, da geração por meio de biomassa, que se utiliza das nossas turbinas a vapor para gerar energia a partir de insumos como bagaço e palha de cana e cavacos de madeira. Hoje, no Brasil, 4.240 MW de energia são obtidos a partir de soluções Siemens direcionadas para este segmento.

Em se tratando das operações no Brasil, a Siemens reduziu 32% das emissões de COcom a adoção de etanol nas frotas, ações nos processos fabris e eficiência energética em nossos sites. Para diminuir suas emissões a longo prazo, a empresa vai focar em 4 iniciativas: eficiência energética, sistema de energia descentralizada, soluções de mobilidade inteligente e compra de energia limpa.

Outro exemplo é a nossa atuação na qualidade do ensino (ODS 4), onde nossos esforços são dedicados em projetos sociais e a prática da cidadania pelos colaboradores.

O Brasil investe atualmente 4,7% do PIB em educação, valor acima da média mundial, que é de 3,7%. São R$ 27,5 bilhões aplicados em um sistema escolar comprovadamente ineficiente. Tanto que o país ocupa a 65ª posição entre 70 países no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment – PISA), com avaliação abaixo da média em matemática e ciências.

Com o apoio da Fundação Siemens, queremos fortalecer através do Projeto Experimento o conhecimento de ciência, tecnologia, engenharia e matemática entre alunos de educação infantil, e Ensinos Fundamental e Médio. A metodologia do projeto estimula as crianças e adolescentes ao aprendizado por meio de perguntas e investigação.Já foram impactados pelo Projeto Experimento 550 professores em 21 cidades brasileiras, com 20 mil alunos beneficiados até dezembro de 2016.

Na própria Siemens, oferecemos um ambiente favorável para estimular os colaboradores a desenvolver o Projeto de Voluntariado, cuja soma de esforços dos colaboradores estão focados na melhoria da qualidade de ensino. Em 2016  foram contabilizamos 11 mil horas doadas e 13 mil pessoas beneficiadas. A empresa enxerga este tempo não como um custo, mas como benefício – à sociedade brasileira e à própria Siemens – e investimento. Desta forma, podemos reafirmar o quanto entendemos que o voluntariado está em nosso valor “Responsabilidade” e como é importante para os colaboradores, para a empresa, para a comunidade e para um país melhor.



Márcia Sakamoto

Informações do Autor

Márcia Sakamoto

Relações Institucionais e Sustentabilidade