Brasil Kirin aposta em iniciativas para reduzir emissões de CO2

Data: 19/01/2017
Area: Clima, Comunicação, Logística e Transportes
Autor:
Categoria: Clima, Logística

Inovar na forma de distribuir os nossos produtos é uma das estratégias da Brasil Kirin para aumentar a eficiência na operação, garantir a continuidade do negócio de forma sustentável e gerar valor compartilhado. Isso acontece por meio de 3 modalidades: Backhaul, Cabotagem e Rodotrem. Já ouviu falar de alguma delas? Além dos impactos econômicos para a companhia, essas iniciativas ainda reduzem a emissão de CO2 entregando benefícios para mim, para você e para todo o planeta.

Milhares de caminhões atravessam o país de norte a sul transportando mercadorias. Muitos chegam ao seu destino, descarregam os produtos e voltam vazios para a sua base, o que significa desperdício em todos os âmbitos. Frente a esta situação, a Brasil Kirin firmou parceria com grandes redes de varejo com o objetivo de melhorar o aproveitamento destes veículos.

Após o abastecimento de suas lojas, os veículos retornariam vazios para os Centros de Distribuição (CD) das grandes redes de varejo, porém neste modelo de operação os caminhões se deslocam para uma das unidades da empresa próxima de sua rota, coletam seus pedidos e transportam os produtos até o CD de destino.

Este modelo de operação, chamado de backhaul e ativo em Itu (SP), Igrejinha (RS), Alagoinhas (BA), Recife e Igarassu (PE), evita a contratação de novo frete e o tráfego vazio do veículo.  Este compartilhamento de frota contribui para a redução de emissão de gás de efeito estufa.

Outra ação de impacto para a logística foi a inclusão do rodotrem, veículos de duplo reboque com comprimentos entre 25 e 30 metros, na frota da Brasil Kirin. Com maior capacidade de carga, levam agilidade ao transporte, diminuindo em 31% as viagens realizadas, quando comparado a um caminhão convencional, além da redução de 10% no consumo de combustível e emissão de CO2.

Explorar o transporte marítimo também é uma das formas de aumentar a eficiência na operação e reduzir os impactos ambientais. Até novembro de 2016, a modalidade de cabotagem foi utilizada em 24% das transferências de produtos fabricados no Sul e Sudeste, e destinados ao Norte e Nordeste, contribuindo para a redução de mais de 70% na emissão dos gases.

Outra importante iniciativa é o investimento, desde 2014, na compra de refrigeradores ecoeficientes, que substituirão, de forma gradual, todos os freezers da Brasil Kirin nos pontos de venda (bares, restaurantes, supermercados). Mais de 31.000 refrigeradores foram comprados e 80% desse total já estão no mercado, reduzindo em 14 toneladas a emissão de CO2 em 2016, além da redução de 15% no consumo de energia diário de cada equipamento. Em 2016, 100% dos refrigeradores comprados foram do modelo mais ecológico.

Já deu para perceber que na Brasil Kirin, a sustentabilidade permeia todas as etapas do negócio e aqui citamos exemplos da distribuição e exposição dos produtos nos pontos de vendas, mas não paramos por ai. Acreditamos em projetos e ações de valor compartilhado que reforcem o respeito pelo meio ambiente, e um grande exemplo disso é a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, uma das principais iniciativas da empresa para garantir a preservação dos recursos naturais e fomentar a educação ambiental. Com capacidade para produzir 750 mil mudas anualmente, desde 2007 o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, localizado em Itu, já cultivou mais de 4 milhões de mudas de mais de 100 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Isto equivale a restauração de uma área superior 2.285* campos de futebol (dados referentes a 2015).

*A metodologia da SOSMA considera o plantio de 2.500 mudas para cada 10mil m² e um campo de futebol equivale a 7mil m².

Se você gostou e ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre as nossas ações, acesse www.brasilkirin.com.br ou leia o Relatório de Sustentabilidade de 2015.



Natalia Buchwitz

Informações do Autor

Natalia Buchwitz

gerente de Sustentabilidade, Compliance e Marca Institucional da Brasil Kirin.