Câmaras Temáticas

Biodiversidade

Veja todas as Câmaras Temáticas

A biodiversidade sustenta o funcionamento dos ecossistemas dos quais dependemos para alimentação, água potável, saúde e lazer, regulação do clima e proteção contra desastres naturais. Sua perda afeta a capacidade dos ecossistemas de prestarem serviços essenciais para o bem estar humano e para os negócios. As empresas que antecipadamente já percebem a necessidade da mensuração do seu impacto e da sua dependência dos serviços ambientais e têm estratégias claras para utilizá-los da melhor maneira possível estão em vantagem competitiva em relação às demais. Desta forma, a Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia tem a proposta de tratar dos temas relacionados à biodiversidade e biotecnologia e ajudar as empresas a aproveitarem novas oportunidades de mercado e minimizar seus riscos advindos do uso da biodiversidade e do acesso ao patrimônio genético. A CTBio também acompanha e participa das Conferências das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e de fóruns do Governo Federal e da sociedade civil, como o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN).

Objetivos

Governança (06/2017 – 06/2019)
Colíderes: João Augustti (Fibria) e Andre Ferretti (Fundação Grupo Boticário)

Coordenação: André Ramalho (CEBDS)

Projetos Relacionados

Natural Capital Coalition

O CEBDS é membro da Natural Capital Coalition, uma colaboração mundial única e multipartidária que reúne cerca de 250 organizações líderes mundiais, iniciativas e organizações em prol do capital natural.

CEBDS na COP da Coreia do Sul

CEBDS faz parte da delegação brasileira desde a COP8, realizada em 2006. Neste ano o Conselho lança publicação da CTBio, em evento paralelo, na COP12 na Coreia do Sul

Guia sobre Pagamento por Serviços Ambientais

A publicação reúne as perspectivas de diversas instituições brasileiras sobre o arranjo ideal para uma política pública focada em pagamento por serviços ambientais no Brasil

Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (2ª fase)

A PESE tem o objetivo de promover estratégias de negócios que aliem o desempenho empresarial à gestão sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade

Treinamento para setor financeiro sobre capital natural

CEBDS promove capacitação voltada para instituições financeiras aprimorarem a consideração de fatores socioambientais na concessão de crédito e financiamento
Veja todos os Projetos

Publicações Relacionadas

Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi) 2016: From Ambition to Implementation

Ver publicação

Indicadores de Biodiversidade GRI – análises e propostas do setor empresarial

Ver publicação

The Natural Capital Protocol

Ver publicação

Financiamento para pequenos e médios produtores rurais

Ver publicação

Metas de Aichi

Ver publicação

Pagamento por Serviços Ambientais

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Eventos Relacionados

Lançamento da Cartilha do GT4F

A cartilha constitui o primeiro produto do GT4F e deverá ser distribuída a empresas e instituições representativas dos pequenos e médios produtores.

WBCSD Annual Metting – Atlanta

O WBCSD Council Metting acontece entre os dias 3 e 6 de novembro em Atlanta e nesse ano são esperados cerca de 350 participantes de diversos lugares do mundo.

Lançamento de Publicação do CEBDS na COP12

Em um evento durante a Convenção, o CEBDS lançará uma publicação da Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia sobre como as empresas brasileiras estão contribuindo para o alcance das Metas Nacionais de Biodiversidade.

Lançamento da Publicação PSA

O documento desenvolvido pelo CEBDS oferece subsídios para as discussões atuais em torno da regulamentação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil.
Veja todos os eventos

Notícias Relacionadas

Congresso volta a ameaçar áreas de proteção florestal

17/07/2017
Parlamentares podem derrubar o veto presidencial às Medidas Provisórias 756 e 758 e analisam um novo Projeto de Lei que afeta a mesma região das MPs.

MPs 756 e 758 são vetadas, mas risco às florestas ainda existe

20/06/2017
Apesar do veto das MPs ter sido feito pelo presidente Michel Temer, o risco de redução florestal ainda poderá voltar na forma de Projeto de Lei (PL). Saiba mais na matéria divulgada pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Em resposta ao CEBDS, ministro anuncia redução do desmatamento

09/03/2017
Após fala de Marina Grossi em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou reversão no desmatamento na Amazônia e afirmou que o Brasil cumprirá o Acordo de Paris.

13ª COP da Biodiversidade começa neste domingo no México

02/12/2016
Para o setor empresarial, a COP será uma grande oportunidade para discutir os impactos das atividades produtivas na biodiversidade.

Abertura de dados do CAR é um passo importante

01/12/2016
Confira a mensagem da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura sobre a abertura do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído pela Lei 12.651/12.

Com foco no uso da terra, Brasil efetivará compromissos do Acordo de Paris

09/11/2016
O Brasil tem grande potencial para reduzir de forma significativa as emissões de gases do efeito estufa (GEE) no setor de uso da terra. Tanto que boa parte de seus ambiciosos compromissos (NDC) para o Acordo de Paris — ratificado em setembro — focam na área de florestas e na agropecuária.

GRI recebe sugestões para aperfeiçoar indicadores de biodiversidade

21/10/2016
A publicação Indicadores de Biodiversidade GRI - Análises e propostas do setor empresarial foi apresentada pela presidente da CTBIO, Mayra Abreu (Vale) e a vice-presidente, Moara Morasche (Eletrobrás), à chairwoman do GRI, Christianna Wood, e à diretora de Relações Corporativas e Institucionais do GRI, Nikki McKean-Wood.

Capital Natural, uma revolução estratégica

15/09/2016
Uma das maneiras mais efetivas de gerenciamento dos impactos da atuação das empresas sobre os recursos naturais do planeta está na incorporação do conceito de capital natural. Confira o artigo de Marcos Bicudo e Marina Grossi publicado no jornal Valor Econômico.

O primeiro protocolo mundial de Capital Natural é lançado

21/07/2016
Representantes de mais de 160 das principais organizações do mundo, abrangendo negócios, finanças, contabilidade, academia e política, se reuniram na última semana, em Londres, para celebrar o lançamento do primeiro protocolo mundial de Capital Natural. O Protocolo foi elaborado pela Natural Capital Coalition, uma coalizão que tem como um de seus fundadores o World Business […]

Economia eficiente no uso da água no Brasil

10/06/2016
CEBDS e GIZ lançam estudo sobre oportunidades de negócios na transição para uma economia eficiente no uso da água no Brasil.

Vem aí o World Conservation Congress 2016

12/05/2016
‘Planet at the crossroads’ – Planeta na encruzilhada -- é o tema macro do evento, que acontecerá no Havaí, em setembro.

Mercado de Ativos Ambientais

10/08/2015
A nova Lei possibilitou a criação de certificados para compensação de Reserva Legal, ou seja, o lançamento de títulos que representem partes de florestas ou de projetos florestais que permitem ao seu adquirente se desonerar da obrigação de constituir reservas em seu imóvel rural.

Acontece nas Câmaras

26/05/2015
Veja quais são as atividades das Câmaras temáticas do CEBDS para os próximos meses

Incentivo aos Produtores Rurais

05/03/2015
CEBDS lança Cartilha que traz linhas de financiamento e incentivos disponíveis no Brasil, com o objetivo de fomentar a agricultura sustentável e de baixo carbono.

WBCSD Forest Infographic

22/12/2014
O manejo Florestal Sustentável proporciona vários benefícios desde o social, econômico e ecológico, tanto para as pessoas quanto para o planeta em que vivemos.

CEBDS participa do CSI Forum

17/09/2014
O evento, de dois dias, contará com palestras de especialistas reconhecidos mundialmente nas áreas que envolvem a biodiversidade e os ecossistemas.
Veja todas as noticias