Câmaras Temáticas

Clima

Veja todas as Câmaras Temáticas

Muitas empresas, no Brasil e no mundo, já começam a gerenciar o impacto de suas atividades sobre o clima: conhecendo, comunicando ou estabelecendo metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ou explorando estratégias orientadas para o mercado. Apesar das incertezas quanto ao futuro das regulamentações e pressões de mercado, o contexto atual já é suficiente para que as empresas obtenham benefícios presentes por gerenciarem seus impactos sobre o clima. Os resultados podem ser divididos em duas categorias: retornos tangíveis pela redução de custos ou aumento de receita, ou retornos intangíveis que estão relacionados à melhoria da reputação, minimização de riscos e um melhor preparo para enfrentar futuras restrições às emissões. As empresas precisam se adequar aos novos desafios seja do ponto de vista ético ou do ponto de vista pragmático. A função da Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima é facilitar este processo, ajudando as empresas a aproveitarem novas oportunidades de mercado e minimizar seus riscos.

Objetivos

Governança (06/2017 – 06/2019)
Colíderes: Fábio Cirilo (Votorantim Cimentos) e Keyvan Macedo (Natura)

Coordenação:
Laura Albuquerque (CEBDS)

Projetos Relacionados

Iniciativa Empresarial em Clima (IEC)

A Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) é um amplo movimento empresarial brasileiro dedicado ao contexto global da mudança do clima.

We Mean Business

Venha participar de uma verdadeira revolução nos negócios. Uma onda de inovação que está criando oportunidades e acordos decisivos para mudar o futuro do nosso planeta.

Eficiência Energética em Edificações

O foco foi na cidade do Rio de Janeiro e a ideia do projeto foi trabalhar as barreiras não-técnicas como conhecimento e percepção de valor, capacitação de mão de obra, investimento e financiamento, políticas públicas e regulação.

Capacitação para a Gestão de Riscos Climáticos

A capacitação consiste em treinamento com duração de 1 dia tendo como público alvo gestores da área da Sustentabilidade.

Programa Gestão de Carbono (3ª edição)

Em sua terceira edição, o Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor visa capacitar fornecedores das empresas associadas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões de gases de efeitos estufa

Programa de Gestão de Carbono (1ª edição)

O projeto promove a capacitação de fornecedores das grandes empresas para elaboração de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Recomendações para política de energia elétrica do Brasil

O estudo propõe caminhos para que a matriz elétrica brasileira seja fortalecida de forma sustentável

Programa Gestão de Carbono (2ª edição)

Programa visa capacitar fornecedores das empresas associadas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões de gases de efeitos estufa (GEE)
Veja todos os Projetos

Publicações Relacionadas

Como as empresas vêm contribuindo com o Acordo de Paris

Ver publicação
Precificação de carbono - investidores

Fact Sheet – Investidores

Ver publicação

Relatório Diálogo de Talanoa

Ver publicação

Fact Sheet – Empresas

Ver publicação

Fact Sheet – Reguladores

Ver publicação

Mudanças Climáticas: Riscos e Oportunidades para o Desenvolvimento do Brasil

Ver publicação

Consumo Eficiente de Energia Elétrica

Ver publicação

Precificação de Carbono na Indústria Brasileira

Ver publicação
Precificação de Carbono. O que você precisa saber

Precificação de Carbono – O que você precisa saber

Ver publicação

4 Passos para Entender a Economia de Baixo Carbono

Ver publicação

Estratégia de desenvolvimento de baixo carbono para o longo prazo

Ver publicação
Oportunidades e desafios das metas da NDC Brasileira

Oportunidade e Desafios das metas da NDC Brasileira para o Setor Empresarial

Ver publicação

Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi) 2016: From Ambition to Implementation

Ver publicação

Precificação de Carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar

Ver publicação

Posicionamento sobre os mecanismos de precificação do carbono

Ver publicação

The Business End of Climate Change

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Eventos Relacionados

Debate Energia e Mobilidade

“Geração de Energia Limpa” e “Consumo Inteligente de Energia” serão os estudos apresentados na íntegra durante evento no Museu do Meio Ambiente, localizado dentro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), dia 05 de maio.

Treinamento em sistemas de comércio de emissões

International Carbon Association Partnership (ICAP), com apoio da Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) promoverão curso sobre sistemas de comércio de emissões em São Paulo.

CEBDS na COP 21

O CEBDS está participando da COP 21 que acontece em Paris. Acompanhe todas as notícias através do nosso hotsite: www.cebds.org/cop21

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações

Quais são as barreiras de financiamento, regulamentação, mão de obra e conhecimento e as soluções para que a eficiência energética se torne uma realidade?

CEBDS lança publicação na COPClima

No evento o CEBDS irá lançar a publicação "Destravando o Financiamento à eficiência energética no Brasil: soluções financeiras e não financeiras para os agentes de mercado" e levantará a discussão de como aumentar os investimentos em projetos de baixo carbono.

WBCSD Annual Metting – Atlanta

O WBCSD Council Metting acontece entre os dias 3 e 6 de novembro em Atlanta e nesse ano são esperados cerca de 350 participantes de diversos lugares do mundo.

Seminário Sustentabilidade – Do Brasil de 2013 para o Brasil de 2050

A mensuração do impacto das políticas de sustentabilidade e as formas para alavancar a sustentabilidade no setor elétrico brasileiro foram os temas de discussão dos dois painéis

COP 19 – participação CEBDS

O CEBDS esteve presente na 19ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima, que aconteceu de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

Lançamento estudo sobre adaptação climática

Estudo representou um esforço do setor empresarial para aprofundar a compreensão do tema, dada a sensibilidade da energia hidroelétrica à variação climática e a sua elevada participação na matriz elétrica nacional
Veja todos os eventos

Notícias Relacionadas

COP24: Empresas brasileiras investiram US$ 85,8 bi para reduzir emissões, diz estudo do CEBDS

13/12/2018
Estudo ‘Como as empresas vêm contribuindo para o Acordo de Paris’ aponta que, de 2015 a 2017, iniciativas do setor privado no País voltados para redução de GEE contribuíram para que 217,9 milhões de tCO2e deixassem de ser emitidos na atmosfera

Brasil apresenta na COP24 estratégias de longo prazo para contenção das mudanças climáticas

11/12/2018
Estudo conclui que desmatamento ilegal zero, reflorestamento de áreas de pasto degradadas e agricultura de baixo carbono são ações consideradas urgentes no País

CEBDS reúne especialistas para debater mudanças climáticas

22/10/2018
Reunindo representantes da sociedade, academia, empresas e governo, Diálogo de Talanoa foi pautado pelo cenário preocupante exposto no último relatório do IPCC

Agricultura inteligente promove integração entre lavoura, florestas e agropecuária

11/10/2018
No final de setembro, o assessor técnico do CEBDS, Felipe Cunha, esteve no Norte do país, para acompanhar uma fazenda modelo que já aplica princípios de Inteligência Agroclimática (IAC). Saiba mais!

O CEBDS traz ao Brasil a edição do Diálogo de Talanoa

19/09/2018
O objetivo final do evento é submeter a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (em inglês UNFCCC) contribuições empresariais e da sociedade civil nas negociações da COP24.

Governo institui Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono

19/09/2018
O anúncio veio após uma série de diálogos entre inciativa privada e governo lideradas pelo CEBDS, o Ministério da Indústria e Comércio Exterior e Serviços.

Natura e Itaú Unibanco convidam empresas a aderir ao Programa Compromisso com o Clima  

14/08/2018
As empresas que associadas ao CEBDS buscam criar uma rede de organizações interessadas em potencializar suas estratégias de compensação de gases de efeito estufa. Confira como participar!

CEBDS defende precificação de carbono em reunião do FBMC

09/08/2018
Na reunião, que marcou os 25 anos da Convenção do Clima, assinada durante a Conferência Rio-92, o presidente Michel Temer reafirmou a posição do governo em prol de combater os efeitos das mudanças climáticas.

CEBDS defende mercado de carbono em evento em SP

25/06/2018
O evento aprofundou uma série de discussões sobre a implantação de mecanismos de precificação de carbono no país e marcou o posicionamento das empresas brasileiras.

Precificação de Carbono em debate em SP

15/06/2018
Evento é uma realização da Embaixada da Alemanha Brasília, iCS e CEBDS, com apoio do Banco Mundial e Comissão Europeia. O púbico poderá assistir ao vivo pelo YouTube

CEBDS representa setor empresarial brasileiro em agendas sobre economia de baixo carbono

24/05/2018
Eventos buscam avanços no enfrentamento as mudanças do clima e reúnem principais lideranças sobre o tema

Marina Grossi, presidente do CEBDS, integra Comitê Internacional de Precificação do Carbono

25/04/2018
Atualmente, a economista é a única brasileira a participar do Carbon Price Leadership Coalition (CPLC), uma organização internacional presidida pela Ministra do Meio Ambiente do Canadá

Conheça os projetos selecionados pelo Itaú Unibanco para o Programa Ecomudança

02/02/2018
A empresa associada ao CEBDS desenvolveu o programa com objetivo de fomentar iniciativas que ajudam a reduzir os impactos das mudanças no clima.

Especialistas debatem estratégia de baixo carbono para o longo prazo

13/12/2017
Debate aconteceu durante o lançamento do estudo Estratégia de desenvolvimento de baixo carbono para o longo prazo, realizado pelo CEBDS nesta terça-feira (12), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).

CEBDS propõe ações para estratégia brasileira de desenvolvimento de baixo carbono

12/12/2017
O CEBDS lançou, nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, o estudo pioneiro Estratégia de desenvolvimento de baixo carbono para o longo prazo, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade. Confira!

CPFL destaca precificação de carbono no Brasil

15/11/2017
O diretor de sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, presente na COP23, em Bonn, Alemanha, está otimista quanto à adoção de algum mecanismo de precificação de carbono no Brasil. Confira o vídeo.
Veja todas as noticias