Câmaras Temáticas

Clima

Veja todas as Câmaras Temáticas
Clima

Muitas empresas, no Brasil e no mundo, já começam a gerenciar o impacto de suas atividades sobre o clima: conhecendo, comunicando ou estabelecendo metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ou explorando estratégias orientadas para o mercado. Apesar das incertezas quanto ao futuro das regulamentações e pressões de mercado, o contexto atual já é suficiente para que as empresas obtenham benefícios presentes por gerenciarem seus impactos sobre o clima. Os resultados podem ser divididos em duas categorias: retornos tangíveis pela redução de custos ou aumento de receita, ou retornos intangíveis que estão relacionados à melhoria da reputação, minimização de riscos e um melhor preparo para enfrentar futuras restrições às emissões. As empresas precisam se adequar aos novos desafios seja do ponto de vista ético ou do ponto de vista pragmático. A função da Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima é facilitar este processo, ajudando as empresas a aproveitarem novas oportunidades de mercado e minimizar seus riscos.

Objetivos

Governança (06/2015 – 06/2017)
Presidente: Fernando Eliezer Figueiredo (Schneider Electric)
Vice-presidente: David Canassa (Votorantim)

Coordenação
Lilia Caiado (CEBDS)

Projetos Relacionados

We Mean Business

Venha participar de uma verdadeira revolução nos negócios. Uma onda de inovação que está criando oportunidades e acordos decisivos para mudar o futuro do nosso planeta.

Eficiência Energética em Edificações

O foco será na cidade do Rio de Janeiro e a ideia do projeto é trabalhar as barreiras não-técnicas como financiamento, regulamentação e organizacional.

Capacitação para a Gestão de Riscos Climáticos

A capacitação consiste em treinamento com, com duração de 1 dia, que será realizado na cidade de São Paulo tendo como público alvo gestores da área da Sustentabilidade.

Programa Gestão de Carbono (3ª edição)

Em sua terceira edição, o Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor visa capacitar fornecedores das empresas associadas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões de gases de efeitos estufa

Programa de Gestão de Carbono (1ª edição)

O projeto promove a capacitação de fornecedores das grandes empresas para elaboração de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Recomendações para política de energia elétrica do Brasil

O estudo propõe caminhos para que a matriz elétrica brasileira seja fortalecida de forma sustentável

Programa Gestão de Carbono (2ª edição)

Programa visa capacitar fornecedores das empresas associadas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões de gases de efeitos estufa (GEE)
Veja todos os Projetos

Publicações Relacionadas

lctpi_2016

Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi) 2016: From Ambition to Implementation

Ver publicação
precificacao-de-carbono_publicacao-capa

Precificação de Carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar

Ver publicação
capaiec

Posicionamento sobre os mecanismos de precificação do carbono

Ver publicação
The Business End of Climate Change-01 (002)

The Business End of Climate Change

Ver publicação
capa clima

Riscos Climáticos: como o setor empresarial está se adaptando?

Ver publicação
CDP

Guia de Precificação de Carbono

Ver publicação
cop 21

Uma perspectiva empresarial sobre o clima

Ver publicação
caspa-295x300

Destravando o financiamento à eficiência energética

Ver publicação
gestão de carbono

Programa de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor

Ver publicação
Recommendations for Brazil´s Electrical Energy Policy

Recommendations for Brazil´s Electrical Energy Policy

Ver publicação
Programa Gestão de Carbono

2ª edição Programa Gestão de Carbono

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Eventos Relacionados

Debate Energia e Mobilidade

“Geração de Energia Limpa” e “Consumo Inteligente de Energia” serão os estudos apresentados na íntegra durante evento no Museu do Meio Ambiente, localizado dentro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), dia 05 de maio.

Treinamento em sistemas de comércio de emissões

International Carbon Association Partnership (ICAP), com apoio da Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) promoverão curso sobre sistemas de comércio de emissões em São Paulo.

CEBDS na COP 21

O CEBDS está participando da COP 21 que acontece em Paris. Acompanhe todas as notícias através do nosso hotsite: www.cebds.org/cop21

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações

Quais são as barreiras de financiamento, regulamentação, mão de obra e conhecimento e as soluções para que a eficiência energética se torne uma realidade?

CEBDS lança publicação na COPClima

No evento o CEBDS irá lançar a publicação "Destravando o Financiamento à eficiência energética no Brasil: soluções financeiras e não financeiras para os agentes de mercado" e levantará a discussão de como aumentar os investimentos em projetos de baixo carbono.

WBCSD Annual Metting – Atlanta

O WBCSD Council Metting acontece entre os dias 3 e 6 de novembro em Atlanta e nesse ano são esperados cerca de 350 participantes de diversos lugares do mundo.

Seminário Sustentabilidade – Do Brasil de 2013 para o Brasil de 2050

A mensuração do impacto das políticas de sustentabilidade e as formas para alavancar a sustentabilidade no setor elétrico brasileiro foram os temas de discussão dos dois painéis

COP 19 – participação CEBDS

O CEBDS esteve presente na 19ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima, que aconteceu de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

Lançamento estudo sobre adaptação climática

Estudo representou um esforço do setor empresarial para aprofundar a compreensão do tema, dada a sensibilidade da energia hidroelétrica à variação climática e a sua elevada participação na matriz elétrica nacional
Veja todos os eventos

Notícias Relacionadas

Debate sobre precificação de carbono avança no Brasil

02/12/2016
O 1º Seminário do Projeto PMR Brasil acontece em Brasília nesta quinta (1) e sexta-feira (2). Estudo do CEBDS é citado como exemplo do amadurecimento do tema no país.

COP22 reafirma Acordo de Paris e aponta caminhos para o financiamento climático

19/11/2016
“Nada pode parar a ação climática global”. Esse foi o recado da COP22, que terminou neste sábado (19), após duas semanas de discussões e negociações em Marraquexe.

Ampliar e efetivar ambições climáticas no centro das discussões da COP22

19/11/2016
"A precificação de carbono tem ganhado cada vez mais força nas mesas de negociação", afirma a presidente do CEBDS, Marina Grossi, em análise sobre a COP22. Confira o vídeo!

CEBDS lança publicação sobre precificação de carbono na COP 22

16/11/2016
Foi lançado nesta quarta-feira (16), em Marraquexe, no Marrocos, o estudo Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar​, elaborado pelo CEBDS, em parceria com o CDP e apoio do We Mean Business.

CEBDS lançará estudo sobre precificação de carbono na COP 22

14/11/2016
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP) e com apoio do We Mean Business, lança na próxima quarta-feira (16), na COP 22, em Marraquexe, o estudo ‘Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar’.

CEBDS será protagonista em três eventos no Espaço Brasil na COP 22

14/11/2016
A presidente do CEBDS, Marina Grossi, representará o setor empresarial brasileiro em debates sobre a agricultura e a silvicultura nacionais no contexto do Acordo de Paris; a produção com baixa intensidade carbônica; e o 8º Fórum Mundial da Água. Confira!

Com foco no uso da terra, Brasil efetivará compromissos do Acordo de Paris

09/11/2016
O Brasil tem grande potencial para reduzir de forma significativa as emissões de gases do efeito estufa (GEE) no setor de uso da terra. Tanto que boa parte de seus ambiciosos compromissos (NDC) para o Acordo de Paris — ratificado em setembro — focam na área de florestas e na agropecuária.

ONU alerta que será preciso cortar mais 25% das emissões além das previstas para 2030

08/11/2016
O relatório revela que as emissões de 2030 deverão chegar a entre 54 e 56 gigatoneladas de dióxido de carbono, muito acima do nível necessário - 42 gigatoneladas - para o planeta ter uma chance de limitar o aquecimento a 2ºC neste século.

COP22 começa em Marraquexe

07/11/2016
Até o dia 18 de novembro, representantes de 195 estados-membros das Nações Unidas (ONU), empresas e sociedade civil discutirão a regulamentação do Acordo de Paris e como essas regras serão definidas e normatizadas pelos países.

CEBDS participa de reunião no Itamaraty sobre COP22

26/10/2016
O foco da reunião foram as negociações que estarão em pauta durante o encontro e as medidas que serão tomadas pelo Brasil para o cumprimento das NDCs.

Precificação de carbono é tema de workshop

25/10/2016
Foram realizados dois exercícios práticos com os participantes. O primeiro exercício simulou a alocação de permissões para emitir entre empresas do setor elétrico em um mercado de carbono de um país fictício. O outro trabalhava a precificação de carbono dentro das empresas, para que elas conhecessem o que deve ser feito para medir o seu custo de abatimento.

IEC realiza reunião preparatória para a COP22

20/10/2016
A IEC promoveu um encontro para debater temas que serão discutidos na COP22, que acontece de 7 a 18 de novembro em Marraquexe, no Marrocos. O encontro faz parte de um conjunto de ações que visam preparar o setor empresarial para participar da próxima Conferência das Partes da ONU.

Roda de Conversa Enfatiza Articulação entre Competitividade e Sustentabilidade

14/10/2016
A relação de interdependência, cada vez mais consolidada, entre sustentabilidade e competitividade foi uma das discussões centrais da roda de conversa sobre gestão de carbono nas cadeias de fornecedores, promovida pelo CEBDS, CDP e GVces na tarde dessa última quinta (13).

ODSs podem gerar oportunidades de negócios de US$ 11 trilhões

07/10/2016
Os dados foram apresentados no Chennai 2016 – WBCSD Council Meeting. O CEBDS representou o Brasil no encontro, que contou com 350 participantes, incluindo 40 CEOs de grandes grupos econômicos mundiais.

Com ratificação da UE, Acordo de Paris entrará em vigor

05/10/2016
Acordo foi ratificado pelos Estados-Membros da União Europeia, ultrapassando assim a meta mínima de adesão estabelecida pelo documento durante a 21ª Conferência das Partes (COP21).

Lançamento do Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil

03/10/2016
O Conselho Empresarial Brasileiro Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) lançam no dia 21 de outubro, no Maksoud Plaza Hotel em São Paulo, o “Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil”
Veja todas as noticias