Câmaras Temáticas

Clima

Veja todas as Câmaras Temáticas
Clima

Muitas empresas, no Brasil e no mundo, já começam a gerenciar o impacto de suas atividades sobre o clima: conhecendo, comunicando ou estabelecendo metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ou explorando estratégias orientadas para o mercado. Apesar das incertezas quanto ao futuro das regulamentações e pressões de mercado, o contexto atual já é suficiente para que as empresas obtenham benefícios presentes por gerenciarem seus impactos sobre o clima. Os resultados podem ser divididos em duas categorias: retornos tangíveis pela redução de custos ou aumento de receita, ou retornos intangíveis que estão relacionados à melhoria da reputação, minimização de riscos e um melhor preparo para enfrentar futuras restrições às emissões. As empresas precisam se adequar aos novos desafios seja do ponto de vista ético ou do ponto de vista pragmático. A função da Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima é facilitar este processo, ajudando as empresas a aproveitarem novas oportunidades de mercado e minimizar seus riscos.

Objetivos

Governança (06/2015 – 06/2017)
Presidente: Fernando Eliezer Figueiredo (Schneider Electric)
Vice-presidente: David Canassa (Votorantim)

Coordenação
Lilia Caiado (CEBDS)

Projetos Relacionados

We Mean Business

Uma campanha que reúne as maiores organizações, empresas e investidores mundiais em torno de um tema sensível e urgente: a mudança do clima. Participe e veja como o seu negócio pode criar grandes oportunidades, tornando o planeta mais seguro e mais saudável para todos.

Eficiência Energética em Edificações

O foco será na cidade do Rio de Janeiro e a ideia do projeto é trabalhar as barreiras não-técnicas como financiamento, regulamentação e organizacional.

Capacitação para a Gestão de Riscos Climáticos

A capacitação consiste em treinamento com, com duração de 1 dia, que será realizado na cidade de São Paulo tendo como público alvo gestores da área da Sustentabilidade.

Programa Gestão de Carbono (3ª edição)

Em sua terceira edição, o Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor visa capacitar fornecedores das empresas associadas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões de gases de efeitos estufa

Programa de Gestão de Carbono (1ª edição)

O projeto promove a capacitação de fornecedores das grandes empresas para elaboração de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Recomendações para política de energia elétrica do Brasil

O estudo propõe caminhos para que a matriz elétrica brasileira seja fortalecida de forma sustentável

Programa Gestão de Carbono (2ª edição)

Programa visa capacitar fornecedores das empresas associadas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões de gases de efeitos estufa (GEE)
Veja todos os Projetos

Publicações Relacionadas

The Business End of Climate Change-01 (002)

The Business End of Climate Change

Ver publicação
capa clima

Riscos Climáticos: como o setor empresarial está se adaptando?

Ver publicação
CDP

Guia de Precificação de Carbono

Ver publicação
cop 21

Uma perspectiva empresarial sobre o clima

Ver publicação
capa publicação

Destravando o financiamento à eficiência energética

Ver publicação
caspa

Destravando o financiamento à eficiência energética

Ver publicação
gestão de carbono

Programa de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor

Ver publicação
Recommendations for Brazil´s Electrical Energy Policy

Recommendations for Brazil´s Electrical Energy Policy

Ver publicação
Programa Gestão de Carbono

2ª edição Programa Gestão de Carbono

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Eventos Relacionados

Debate Energia e Mobilidade

“Geração de Energia Limpa” e “Consumo Inteligente de Energia” serão os estudos apresentados na íntegra durante evento no Museu do Meio Ambiente, localizado dentro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), dia 05 de maio.

Treinamento em sistemas de comércio de emissões

International Carbon Association Partnership (ICAP), com apoio da Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) promoverão curso sobre sistemas de comércio de emissões em São Paulo.

CEBDS na COP 21

O CEBDS está participando da COP 21 que acontece em Paris. Acompanhe todas as notícias através do nosso hotsite: www.cebds.org/cop21

Laboratório de Eficiência Energética em Edificações

Quais são as barreiras de financiamento, regulamentação, mão de obra e conhecimento e as soluções para que a eficiência energética se torne uma realidade?

CEBDS lança publicação na COPClima

No evento o CEBDS irá lançar a publicação "Destravando o Financiamento à eficiência energética no Brasil: soluções financeiras e não financeiras para os agentes de mercado" e levantará a discussão de como aumentar os investimentos em projetos de baixo carbono.

WBCSD Annual Metting – Atlanta

O WBCSD Council Metting acontece entre os dias 3 e 6 de novembro em Atlanta e nesse ano são esperados cerca de 350 participantes de diversos lugares do mundo.

Seminário Sustentabilidade – Do Brasil de 2013 para o Brasil de 2050

A mensuração do impacto das políticas de sustentabilidade e as formas para alavancar a sustentabilidade no setor elétrico brasileiro foram os temas de discussão dos dois painéis

COP 19 – participação CEBDS

O CEBDS esteve presente na 19ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima, que aconteceu de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

Lançamento estudo sobre adaptação climática

Estudo representou um esforço do setor empresarial para aprofundar a compreensão do tema, dada a sensibilidade da energia hidroelétrica à variação climática e a sua elevada participação na matriz elétrica nacional
Veja todos os eventos

Notícias Relacionadas

Empresários e governo discutem Acordo de Paris

24/08/2016
Articulados pelo CEBDS, empresários levaram à Brasília propostas para impulsionar o financiamento à energia renovável e a eficiência energética no Brasil, tendo em vista os compromissos assumidos pelo país para enfrentar o aquecimento global

O setor privado poderia cortar 60% das emissões, afirma estudo

11/08/2016
O setor privado poderia cortar as emissões de gases de efeito estufa em até 3,7 toneladas de CO2e por ano até 2030, o equivalente a 60% dos cortes totais de emissões prometidos pelos países na COP21 em Paris.

O primeiro protocolo mundial de Capital Natural é lançado

21/07/2016
Representantes de mais de 160 das principais organizações do mundo, abrangendo negócios, finanças, contabilidade, academia e política, se reuniram na última semana, em Londres, para celebrar o lançamento do primeiro protocolo mundial de Capital Natural. O Protocolo foi elaborado pela Natural Capital Coalition, uma coalizão que tem como um de seus fundadores o World Business […]

Energia é tema fundamental no Acordo de Paris

21/04/2016
Dirigentes de 171 países vão assinar amanhã o acordo de Paris sobre o clima, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Energia para retomada do crescimento

22/04/2016
Dois estudos inéditos mostram como o Brasil pode avançar no uso eficiente de energia elétrica e na diversificação de fontes renováveis alternativas. Tais perspectivas são fundamentais no entendimento do setor produtivo para a recuperação da competitividade e a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável no Brasil.

Marcos do Conselho de Líderes

08/04/2016
Executivos dos principais grupos empresariais brasileiros têm buscado soluções palpáveis para o crescimento do Brasil, em sintonia com a sustentabilidade do planeta. Trata-se do Conselho de Líderes do CEBDS, que em maio apresentará os primeiros estudos para o país combater gargalos econômicos de produtividade. A estreia é na área energética.

Oficina para jornalistas

24/11/2015
O evento reuniu cerca de 60 participantes, entre os quais jornalistas veteranos de cobertura ambiental, especialistas em negociação e representantes dos governos do Brasil e da França.

Guia da COP 21

08/10/2015
O documento, editado na forma de guia, traz análise das negociações, das metas divulgadas pelos países (incluindo o Brasil), dos mecanismos de financiamento aos investimentos necessários etc.

Acontece nas Câmaras

26/05/2015
Veja quais são as atividades das Câmaras temáticas do CEBDS para os próximos meses

Mudança do Clima: a caminho de Paris

25/05/2015
O CEBDS e instituições parceiras estão atentos aos alertas da ciência sobre os riscos de se ultrapassar o limite seguro, colocado pelos 2°C, e têm buscado, em conjunto, soluções de baixo carbono que contribuam com esta meta.

Eficiência energética em edificações

22/04/2015
Falta de acesso as linhas de financiamento, falta de conhecimento por parte das empresas e capacitação dos bancos são alguns dos entraves identificados.

Acontece nas Câmaras

14/08/2014
Veja quais são as atividades das Câmaras temáticas do CEBDS para os próximos meses

Acontece nas Câmaras

06/05/2014
CT Água A Câmara Temática de Recursos Hídricos finalizou a pesquisa sobre gestão interna de recursos hídricos que recolheu subsídios das empresas em torno de questões como quais ferramentas são utilizadas, se há departamento para gestão estratégica da água, entre outros. Para este ano, a câmara tem em seu plano de ação reforçar e melhorar […]

Projeto Ação 2020

13/03/2014
Especialistas em clima se reuniram para definir para definir os must haves do setor empresarial brasileiro, tendo em vista as características e necessidades da nossa sociedade

Confira a cobertura do blog do CEBDS na COP-19

12/11/2013
Acompanhe, pelo blog do CEBDS, tudo o que está acontecendo na 19.º Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Maioria das empresas brasileiras percebe riscos das mudanças climáticas

15/10/2013
Relatório do Programa de Mudanças Climáticas 2013, da ONG CDP, traz dados de 51 empresas brasileiras sobre emissão de gases de efeito estufa e mudanças climáticas
Veja todas as noticias