Câmaras Temáticas

Finanças

Veja todas as Câmaras Temáticas

As instituições financeiras têm papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável. Os bancos, se comparados a outros setores da economia, apesar de gerarem um impacto socioambiental direto menor, têm a grande responsabilidade de conceder crédito e financiar empreendimentos que podem causar grandes impactos socioambientais. Por isso, cada vez mais as instituições financeiras precisam lidar com a inclusão de critérios sociais e ambientais à tradicional avaliação econômico-financeira dos projetos, o que faz com que a análise fique muito mais complexa. Os bancos que primeiro conseguirem incrementar a sua capacidade de avaliação estarão em vantagem.
Lançada oficialmente em 2005, a Câmara Temática de Finanças Sustentáveis agrega as maiores instituições financeiras do Brasil e já consolidou sua posição como fonte indutora de um novo modelo de desenvolvimento, trabalhando temas de vanguarda para o setor financeiro. A CTFin contribui para que as instituições financeiras assumam seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável, fomentando a discussão de princípios e melhores práticas.

Objetivos

Governança (06/2015 – 06/2017)
Colíderes: Maria Eugênia Taborda (Itaú Unibanco) e Leila Rosimere da Silva (Bradesco Seguros)

Coordenação: Laura Albuquerque (CEBDS)

Projetos Relacionados

Série de Workshops Títulos Verdes

A série de workshops é realizado pela Aliança Estratégica, entre a GIZ e a SEB, para o desenvolvimento do mercado de títulos verdes em economias emergentes do G20 com o apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o United Nations Environment Programme - Finance Initiative (UNEP FI) e o Center for International Climate and Environmental Research – Oslo (CICERO).

Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável do Mercado

O Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável do Mercado é uma iniciativa é do CEBDS e a Climate Bonds Initiative com o objetivo de construir um robusto pipeline de oportunidades para os investimentos verdes no Brasil, além de atrair capital em escala e levar o país à liderança mundial nos temas climáticos, pós COP-21.

Relato Integrado

Tem como objetivo reunir na mesma plataforma informações contábeis, financeiras e socioambientais.

Treinamento para setor financeiro sobre capital natural

CEBDS promove capacitação voltada para instituições financeiras aprimorarem a consideração de fatores socioambientais na concessão de crédito e financiamento

Microcrédito e Microsseguros no Brasil

CEBDS e as maiores instituições financeiras do país se uniram para estimular ainda mais o acesso às microfinanças no Brasil, visto que os serviços têm o potencial de ser um dos maiores responsáveis pela chamada sustentabilidade financeira.
Veja todos os Projetos

Publicações Relacionadas

Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi) 2016: From Ambition to Implementation

Ver publicação

Precificação de Carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar

Ver publicação

Guia para a Emissão de Títulos Verdes no Brasil 2016

Ver publicação

Posicionamento sobre os mecanismos de precificação do carbono

Ver publicação

The Business End of Climate Change

Ver publicação

The Natural Capital Protocol

Ver publicação

Eficiência no Uso da Água

Ver publicação

Natural Capital Risk Exposure of the Financial Sector in Brazil

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Eventos Relacionados

Uso Racional da água

Venha conhecer a mais nova publicação do CEBDS em parceria com a GIZ, sobre oportunidades de negócios para o setor empresarial na transição para uma economia eficiente no uso da água no Brasil.

Seminário com Valor Econômico

“Ação 2020 soluções de negócios para um País sustentável” é o tema que irá nortear o debate - realizado em parceria com o jornal – em São Paulo

Lançamento de publicação sobre microfinanças

O estudo evidencia que o segmento de microfinanças se consolida hoje como o mais adequado para a população de baixa renda, além de ter potencial de minimizar a desigualdade social e gerar sustentabilidade financeira para o Brasil
Veja todos os eventos

Notícias Relacionadas

Negócios sustentáveis podem gerar mais de US$ 12 trilhões e 380 milhões de empregos

19/01/2017
O relatório revela que 60 grandes oportunidades em mercados sustentáveis estão em apenas 4 áreas, mas ressalta que elas dependem de uma mudança significativa na comunidade empresarial e de investimento.

Fibria anuncia emissão de US$ 700 milhões em Títulos Verdes

13/01/2017
Os recursos líquidos obtidos com a emissão dos títulos serão utilizados para investimentos em projetos para o alcance das metas de longo prazo de sustentabilidade da companhia.

CEBDS e CBI criam conselho para o desenvolvimento sustentável do mercado

03/09/2016
O CEBDS e o Climate Bonds Initiative articularam a reunião inaugural do novo Conselho que visa desenvolver e promover mecanismos de política e de mercado para catalisar oportunidades para investimentos verdes no Brasil.

Workshop sobre títulos verdes atrai empresas e investidores

15/12/2016
O evento, realizado em São Paulo, contou com cerca de 90 representantes de empresas, mercado financeiro, setor público e universidades.

‘Investor Roadshow for Brazil’s New Economy’ apresenta potenciais títulos verdes brasileiros a investidores internacionais

07/12/2016
Autoridades públicas, representantes de instituições financeiras e de importantes empresas brasileiras se reúnem em Londres nesta quinta-feira, 8, para o Investor Roadshow for Brazil’s New Economy, promovido pela Climate Bonds Initiative (CBI).

COP22 reafirma Acordo de Paris e aponta caminhos para o financiamento climático

19/11/2016
“Nada pode parar a ação climática global”. Esse foi o recado da COP22, que terminou neste sábado (19), após duas semanas de discussões e negociações em Marraquexe.

Ampliar e efetivar ambições climáticas no centro das discussões da COP22

19/11/2016
"A precificação de carbono tem ganhado cada vez mais força nas mesas de negociação", afirma a presidente do CEBDS, Marina Grossi, em análise sobre a COP22. Confira o vídeo!

CEBDS lança publicação sobre precificação de carbono na COP 22

16/11/2016
Foi lançado nesta quarta-feira (16), em Marraquexe, no Marrocos, o estudo Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar​, elaborado pelo CEBDS, em parceria com o CDP e apoio do We Mean Business.

CEBDS lançará estudo sobre precificação de carbono na COP 22

14/11/2016
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP) e com apoio do We Mean Business, lança na próxima quarta-feira (16), na COP 22, em Marraquexe, o estudo ‘Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar’.

Precificação de carbono é tema de workshop

25/10/2016
Foram realizados dois exercícios práticos com os participantes. O primeiro exercício simulou a alocação de permissões para emitir entre empresas do setor elétrico em um mercado de carbono de um país fictício. O outro trabalhava a precificação de carbono dentro das empresas, para que elas conhecessem o que deve ser feito para medir o seu custo de abatimento.

FEBRABAN e CEBDS lançam Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil

21/10/2016
Documento traz orientações para a emissão de papéis usados na captação de recursos destinados a projetos que trazem benefícios ambientais

BNDES aumenta sua participação no financiamento da energia solar

04/10/2016
Na última segunda-feira (03/10), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou sua nova política de financiamento para o setor elétrico que prioriza as fontes renováveis alternativas. O BNDES determinou que aumentará a sua participação máxima no financiamento de projetos de energia solar.

Lançamento do Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil

03/10/2016
O Conselho Empresarial Brasileiro Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) lançam no dia 21 de outubro, no Maksoud Plaza Hotel em São Paulo, o “Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil”

Capital Natural, uma revolução estratégica

15/09/2016
Uma das maneiras mais efetivas de gerenciamento dos impactos da atuação das empresas sobre os recursos naturais do planeta está na incorporação do conceito de capital natural. Confira o artigo de Marcos Bicudo e Marina Grossi publicado no jornal Valor Econômico.

O primeiro protocolo mundial de Capital Natural é lançado

21/07/2016
Representantes de mais de 160 das principais organizações do mundo, abrangendo negócios, finanças, contabilidade, academia e política, se reuniram na última semana, em Londres, para celebrar o lançamento do primeiro protocolo mundial de Capital Natural. O Protocolo foi elaborado pela Natural Capital Coalition, uma coalizão que tem como um de seus fundadores o World Business […]

Febraban e CEBDS anunciam criação de um guia sobre Green Bonds

01/07/2016
No simpósio ‘Mercado de Capital Sustentável no Brasil – Preparando o caminho para os Green Bonds’ Febraban e CEBDS anunciam criação de um guia sobre Green Bonds para o Brasil.
Veja todas as noticias