ODS

A criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Semana do Clima de Nova York, ocorrida de 25 a 27 de setembro último, foi reivindicada por 193 países, entre os quais o Brasil. Os 17 ODS estabelecem as prioridades globais para o desenvolvimento sustentável a partir de 2030.

Aplicação dos ODS pelas empresas

Embora os ODS sejam metas a serem cumpridas pelos governos a partir de 2015, também apontam para os papeis e responsabilidades de outros atores sociais, como as empresas. O setor privado pode atuar e contribuir para a identificação e desenvolvimento de soluções de negócios e tecnologias para fazer frente aos maiores desafios mundiais acerca do desenvolvimento sustentável. Para ajudar as empresas a entender e aplicar os ODS em seu planejamento e em sua ação, o Conselho Empresarial Para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês), o Pacto Global da ONU e o GRI desenvolveram o Guia dos ODS para as empresas.

INDC

As Contribuições Nacionalmente Determinadas (INDCs, na sigla em inglês) são metas voluntárias submetidas pelos países à Convenção-Quadro das Nações Unidas com o objetivo de reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Todas as INDCs, juntas, são a base para o acordo do clima que será negociado durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas , em dezembro, em Paris. Durante e depois da COP 21, as INDCs serão avaliadas em conjunto para ver se o resultado final atinge o objetivo global de limitar o aumento da temperatura do planeta a 2°C neste século.

INDC brasileira

O Governo brasileiro anunciou a INDC brasileira no dia 27/09/2015, durante conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O país comprometeu-se a alcançar uma redução das emissões de GEE, em toda a sua economia, de 37% até 2025 e de 43% até 2030. A partir do desenvolvimento das metas, o país deve trabalhar as medidas de implementação, para as quais o setor empresarial tem um importante papel a desempenhar.  A INDC do Brasil foi registrada na ONU dia 28/09/2015.

Financiamento do clima

Já existem vários fundos para financiar a implantação de projetos de baixo carbono. Para saber mais, clique: financiamento do clima.