Informações importantes para a chegada em Paris:

Retirada de credenciais: Em Le Bourget, procurar o “Registration conter” no Parc des Expositions Paris Le Bourget http://www.viparis.com/

Funcionamento
Domingo, 22 de novembro, a sexta, 27 de novembro, das 8 às 21h.
Sábado, 28 de novembro, a sexta, 11 de dezembro, das 8 às 20h.

Controle imigratório durante a COP-21

“O Consulado-Geral do Brasil em Paris informa que por ocasião da Conferência de Paris sobre o Clima (COP21), o governo francês decidiu implementar plano extraordinário de controle de fronteiras. Com o objetivo declarado de prevenir “ameaças terroristas e distúrbios da ordem pública”, a medida prevê reativação excepcional do controle nas fronteiras do espaço Schengen.

Durante a vigência do plano, todas as pessoas que chegarem à França, independentemente da nacionalidade e do país de procedência, terão seus documentos de viagem (no caso dos brasileiros, o passaporte) verificados. Os controles estão sendo adotados em todas as fronteiras aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias francesas. Como exemplos, haverá fiscalização de passaportes também quando se chegar à França em voos provenientes de Portugal, de trens da Bélgica, de carro ou ônibus da Itália ou da Alemanha.

Recorda-se que para entrada no território francês são exigidos os seguintes requisitos: passaporte com validade de, no mínimo, 90 dias além da data prevista de partida; passagem de volta; seguro-saúde; comprovante de hospedagem; comprovação de meios financeiros (ver detalhes no site cgparis.itamaraty.gov.br – “recomendação para viajantes que pretendem ir à França”).

Em decorrência da implementação do estado de emergência em todo o território francês, o controle de documentação está intensificado, sendo recomendado, portanto, que os brasileiros que viagem pelo país tenham sempre consigo seus passaportes, adotando a cautela necessária para evitar sua perda, furto ou extravio.”

(Informação do Consulado-Geral do Brasil em Paris)

Estado de urgência e recomendações ao cidadão brasileiro

“O Consulado-Geral do Brasil em Paris informa que está disponível no site do Ministério do Interior francês (www.interieur.gouv.fr) informação detalhada sobre as medidas que podem ser aplicadas durante a vigência do “Estado de Urgência”, decretado pelo Governo francês à luz dos atentados do dia 13 de novembro.

Na região de Paris, as seguintes medidas poderão ser adotadas pelas autoridades francesas:
· Impedir reuniões públicas
· Interditar locais de reunião
· Autorizar perquisições administrativas (busca e apreensão) de locais particulares, na presença de oficiais de justiça
· Proceder a prisão domiciliar de pessoas consideradas perigosas
em todo o território francês:
· Restringir a circulação
· Interditar locais (públicos ou particulares)
· Instaurar perímetros de segurança
· Impedir o pernoite ou a permanência em determinados locais
· Requistar pessoas ou meios privados
Ademais, em função da vigência do “Estado de Urgência”, os controles policiais serão mais rigorosos. Recomenda-se, assim, que os cidadãos brasileiros portem sempre os originais de seus documentos de identificação, de maneira segura, de forma para a evitar furtos ou extravios”.

(Informação do Consulado-Geral do Brasil em Paris)

EMERGÊNCIAS CONSULARES

Consulado-Geral do Brasil em Paris
Endereço
65 Avenue Franklin Delano Roosevelt
75008 Paris, France

Localização
https://goo.gl/KDGJMP

Página na Internet
http://cgparis.itamaraty.gov.br

Telefones
Consulado-Geral: +33 6 4561 8588
Plantão: +33 6 8012 3234

No Brasil
Divisão de Assistência Consular do Itamaraty: (61) 2030-8804
Plantão (fins de semana): (61) 8197 2284.

Contato em Paris para emergências

Solicita-se o preenchimento de formulário online, disponível no endereço https://goo.gl/qR0jxh, com dados de chegada e partida, hospedagem e contato no Brasil. As informações fornecidas não serão divulgadas, ficarão aos cuidados do Itamaraty e serão utilizadas apenas em caso de emergência.

Links úteis

COP-21. Questões de A a Z: http://goo.gl/OQ0vzl

Página da presidência francesa da COP-21: http://www.cop21.gouv.fr/en

Central de informações do Secretariado da UNFCCC: http://goo.gl/16tTlE