A 22ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP 22) acontecerá de 7 a 18 novembro, em Marraquexe, no Marrocos. A Conferência será presidida pelo ministro marroquino de Relações Exteriores, Salageddine Mezouar, que declarou que esta “deve ser a COP da ação, a COP do concreto”.

imagem02-logo-evento

O evento será marcado pela entrada em vigor do Acordo de Paris, que passou a valer a partir do dia 4 de novembro de 2016, o que desencadeia uma série de ações importantes, como o lançamento do órgão regulador Conferência das Partes na qualidade de reunião das Partes do Acordo de Paris (CMA).

As discussões na COP 22 irão girar em torno da implementação dos compromissos assumidos pelos países no contexto do Acordo de Paris, abordando as medidas necessárias para colocar em prática os fluxos financeiros adequados, uma nova estrutura de tecnologia, o apoio aos países em desenvolvimento e aos mais vulneráveis às mudanças climáticas. Acesse aqui o roteiro inicial das discussões da COP 22 previsto pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Setor empresarial brasileiro na COP22

Atento às mudanças que virão em decorrência dos desdobramentos do novo pacto climático, em especial dos compromissos já assumidos pelo Brasil em sua NDC, o setor empresarial brasileiro estará presente em Marraquexe para a COP 22. Confira as empresas e bancos que já estão confirmadas no evento:

Nesta COP, a participação do CEBDS está voltada para dois grandes objetivos. Um deles é dar continuidade ao acompanhamento das discussões internacionais desta temática e atualizar o empresariado nacional sobre os desafios e oportunidades de novos negócios, analisados sob o prisma da implementação da NDC brasileira. O segundo objetivo é lançar a publicação Precificação de Carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar

  • cebds
  • bndes-logo
  • cpfl-energia-logo
  • edp-logo
  • itau-unibanco-logo
  • kpmg_blue_logo-svg
  • monsanto
  • schneider_electric-logo
  • ticket-log
  • votorantim-group-logo

Dicas úteis para a COP22

A Conferência das partes acontecerá em Bab Ighli – Marraquexe no Marrocos.  A região é localizada na avenida Mohammed VI. O local é composto por 223.647 m2 de vários espaços para receber as delegações e participantes. São esperadas mais de 20 mil pessoas provenientes de 196 países.

O local da conferência em Bab Ighli será composto pela principal área de conferências, também conhecida como “Zona Azul”, e espaço para a sociedade civil e outros participantes e conhecida como “Zona Verde”. A “Zona Azul” é o local onde todas as atividades oficiais da COP 22acontecerão durante as duas semanas da conferência. A Zona Azul é colocada sob a autoridade das Nações Unidas e apenas acessível aos participantes inscritos designados pelas Partes e organizações observadoras admitidas. As instalações da Zona Azul incluem duas salas plenárias, 30 salas de reuniões e três salas de imprensa, bem como dez salas reservadas para observadores. Para ter mais informações logísticas da COP22 clique aqui.

cop22-schematic-map2

Informações importantes sobre Marraquexe:

Línguas: Árabedialetos berberes e francês

Moeda: Dirham marroquino

Embaixada Brasileira: o Brasil não conta com Consulado em Marraquexe. Entrar em contato com o Setor Consular da Embaixada do Brasil em Rabat. Endereço: M10, Avenue Al Jacaranda, Secteur 2, Hay Riad, Rabat – 10100. E-mail: consular.rabat@itamaraty.gov.br   – Telefones:Chamadas a partir de telefone do Marrocos: 05-37-57-27-30 ou 05-37-57-27-32 –  Plantão consular: Chamada a partir de telefone do Marrocos: 06-61-16-81-81

Voltagem: e 220-240 volts, [dois pinos, redondo, conexão Europlug / Schuko]

Código de discagem:  +212.

Fuso Horário: GMT em Novembro

Horário do Banco: 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Números de telefone de emergência:

  • Polícia: 119
  • Ambulância: +212 (0) 524.443.724
  • Corpo de Bombeiros: 115
  • Polícia Turística: +212 (0) 524.384.601

Para informações detalhadas e links úteis relacionados ao Marrocos, acesse: http://www.cop22.ma/en/infos