Atribuir um preço ao carbono é fundamental para viabilizar os trilhões de dólares necessários à transição para uma nova economia, conforme preconiza o Acordo de Paris. Pelas suas vantagens comparativas, o Brasil tem condições de ser protagonista nesse processo, como ocorreu durante as negociações do Acordo de Paris em 2015, em que o nosso país ocupou posição de destaque.

Precificar o carbono significa atribuir um custo aos impactos gerados pelo aumento de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, causados pela queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra para a produção de insumos, manufatura, distribuição e consumo desses produtos. As duas formas mais discutidas de precificação do carbono são o mercado de carbono e a tributação das emissões.

Precificação de Carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar

Após lançar uma publicação sobre o tema em 2015, o CEBDS, em parceria com o CDP (antigo Carbon Disclosure Project) e apoio do We Mean Business aprofundou a discussão em 2016 e preparou o estudo ‘Precificação de Carbono: o que setor empresarial precisa saber para se posicionar’ que foi lançado durante a COP 22, em Marraquexe.

A publicação visa oferecer a tomadores de decisão de empresas informações sobre o funcionamento de mecanismos de precificação de carbono. Baseando-se na análise de experiências internacionais, sobretudo em contextos que apresentem semelhanças com a realidade brasileira, ele apontará os principais desafios envolvidos no desenho e implementação desse tipo de instrumento.

O estudo ainda apresentará como o setor empresarial se insere na elaboração das políticas de precificação de carbono, quais são os impactos que tais mecanismos podem acarretar para as empresas brasileiras, quais são as possíveis respostas às dificuldades esperadas e quais são as oportunidades advindas desse processo.

Faça o download da publicação:

Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar

Saiba mais

– O que é Precificação de Carbono?
Entenda os conceitos básicos no blog do CEBDS

Navegando por cenários de precificação de carbono
Guia prático sobre seus diferentes mecanismos, aplicações e ferramentas para adaptar a estratégia de negócio 

– Rotas de precificação de carbono
Conheça o conjunto de ferramentas, elaborado pelo CDP e pelo We Mean Business, para estimular o diálogo produtivo e progressivo sobre os valores específicos que precisam ser atribuídos ao custo das emissões de gases de efeito estufa.