Empresas

Casa da Moeda

Veja todas as Empresas Associadas

 

A Casa da Moeda (CMB) foi criada no dia 08 de março de 1694 para fundir e cunhar o outro extraído do Brasil durante o período colonial. Ela iniciou suas atividades em Salvador e em 1698 ganhou uma sede ampla na Praça da República – centro da cidade. Em 1982 teve suas atividades transferidas para outra localidade, passando a operar uma moderna fábrica de cédulas, moedas e papéis de segurança em Santa Cruz – na Zona Oeste do Ri de Janeiro – onde permanece até hoje.

A CMB tem por objeto, em caráter de exclusividade, a fabricação do papel-moeda e da moeda metálica nacionais, a impressão dos selos postais e fiscais federais e dos títulos da dívida pública federal. Além disso, poderá comercializar outros materiais e serviços compatíveis com suas atividades, visando à plena utilização dos recursos de seu parque fabril.

Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pela Diretoria da CMB encontra-se a intensificação da atuação em ações de responsabilidade socioambiental.

Saiba mais sobre a Casa da Moeda aqui.

Conheça o Facebook

Boas Práticas

 

Aquasave

A Casa da Moeda do Brasil está reaproveitando 90% da água utilizada no processo de impressão em alto-relevo de cédulas e selos. Conhecido como Aquasave, o novo sistema adquirido pela empresa custou aproximadamente R$ 20 milhões e garante uma economia de 4 mil metros cúbicos de água por mês. O equipamento, que possibilita o uso racional de recursos naturais, é o segundo em funcionamento na América do Sul e o primeiro no Brasil.