Empresas

Furnas

Veja todas as Empresas Associadas

 Furnas é uma empresa de geração e transmissão de energia. De economia mista, a empresa é subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A sede de Furnas é na cidade do Rio de Janeiro, mas a empresa também possui empreendimentos em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo e, mais recentemente, no Rio Grande do Norte. Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa pelo sistema de Furnas, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia por meio de hidrelétricas. São 16 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 61 subestações.  Além da geração hídrica e termelétrica, Furnas investe em fontes alternativas de energia, sobretudo no segmento eólico, com a construção de 30 parques no Nordeste do país. Juntas, as centrais geradoras eólicas somam 750 MW de potência instalada, energia suficiente para abastecer mais de 800 mil residências pelo período de 12 meses.

Saiba mais sobre Furnas

Conheça os canais no YoutubeFacebook e  Twitter 

Boas Práticas

Aproveitamento de Água da chuva em Furnas

Furnas realiza o aproveitamento de água de chuva em suas atividades. A água captada é utilizada nos Estudos de Modelos Reduzidos – áreas de ensaios do comportamento hidráulico das estruturas das usinas da empresa em escala reduzida. O volume de água armazenado no local é de primordial importância para atender o serviço. Com frequência são realizadas pesquisas simultâneas, requerendo grande disponibilidade deste recurso. As perdas de água antes eram supridas pela rede pública, acarretando gastos significativos. Com o projeto em operação, além de considerar o aspecto econômico, busca-se evitar o desperdício, respeitando esta valiosa fonte de energia que é a água. A média anual de água de chuva passível de aproveitamento pode alcançar cerca de 8.600m³, que correspondem a 8.600 caixas de água de mil litros. Atualmente, a água é utilizada exclusivamente para os estudos em modelos reduzidos de hidrelétricas. Numa segunda etapa, vislumbra-se a possibilidade de direcionar parte das águas pluviais para usos menos nobres, como lavagem de veículos, descargas de vasos sanitários e rega de jardins.

Projetos Relacionados

Business & Sustainability Programme

Curso Business & Sustainability Programme, da University of Cambridge Programme for Sustainability Leadership voltado para líderes do setor empresarial
Veja todos os Projetos

Notícias Relacionadas

Ação em rede social mobiliza 17 empresas contra as mudanças climáticas

21/03/2017
Com a hashtag #JuntosPeloClima, 17 das maiores empresas do país realizaram uma corrente no Facebook para compartilhar as iniciativas que têm empreendido para enfrentar o aquecimento global.

Rio 2016 utiliza Manual do CEBDS

22/05/2014
Guia de Compras Sustentáveis orienta empresas privadas a adotar critérios de sustentabilidade no relacionamento com a cadeia de fornecedores
Veja todas as noticias