We are apologize for the inconvenience but you need to download
more modern browser in order to be able to browse our page

2013

O Sustentável 2013  acontece no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ). Com foco na agenda de ações até 2020 para um Brasil sustentável em 2050, o evento é dividido em quatro painéis: “Desenvolvimento e sustentabilidade: os desafios da governança até 2020”, “Financiamentos e investimentos: a sustentabilidade como critério para a gestão de riscos e tomada de decisão”, “Cidades sustentáveis: os principais catalisadores dessa transformação” e “Da Visão 2050 à Ação 2020: soluções empresariais para o novo cenário”.

2013

CEBDS participa da COP-19 (Conferência da ONU sobre Mudança do Clima,  em Varsóvia, na Polônia. Leva do Brasil dois documentos: um estudo sobre adaptação e uma proposta de políticas públicas para o setor de energia.

2013

Em parceria com o jornal Valor Econômico, o CEBDS realiza, em junho, em São Paulo, evento para discutir temas urgentes na agenda da sustentabilidade: a mensuração dos impactos socioambientais e a incorporação das externalidades e os principais indutores da sustentabilidade no setor elétrico – transversal a toda economia. Para falar sobre dois temas tão importantes, grandes nomes participam da mesa de debates. CEOs e lideranças de empresas, governo federal e especialistas compõem os dois painéis, proporcionando um debate em alto nível sobre os temas propostos. Em ambos os painéis, o debate é moderado pela jornalista Daniela Chiaretti.

2013

Câmara Temática de Energia e Mudanças Climáticas realiza segunda edição do Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor. O projeto promove, ao longo de 2013, a capacitação de 101 fornecedores do Banco do Brasil, Braskem, Cemig, Coca-Cola, Ipiranga, Itaú Unibanco, Petrobras, Schneider, Vale e Votorantim para elaboração de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

2013

CEBDS, GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas) e WRI (World Resources Institute), com o suporte da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), implementam a Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE). O programa de capacitação para utilização da Ecosystem Services Review (ESR), ferramenta que avalia o impacto e a dependência da atividade produtiva sobre os recursos naturais (água doce, madeira, clima, alimento, medicamentos e outros), conta com a participação de sete empresas: Anglo American, Danone, Grupo André Maggi, Natura, PepsiCo, Votorantim e Walmart.

2013

A Câmara Temática de Finanças Sustentáveis lança o estudo. Os bancos Bradesco, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e as seguradoras Allianz Seguros, BB e Mapfre e Bradesco Seguros participam da publicação e contribuem com cases e experiências de implementação desses produtos em suas carteiras de vendas.

2013

A Câmara Temática de Energia e Mudança Climática lança o estudo sobre adaptação climática, em São Paulo, para analisar o impacto das mudanças climáticas no setor energético do país. O trabalho, intitulado “Estudo sobre Adaptação e Vulnerabilidade à Variabilidade Climática e Mudança do Clima”, ressalta a vulnerabilidade do uso de hidrelétricas a fio d´água e a potencial carbonização da energia brasileira em médio prazo. No evento de lançamento, participam da mesa de debate: Karen Cope, diretora do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente Roberto Schaeffer, professor da COPPE-UFRJ; e Marina Grossi, presidente do CEBDS.

2013

CEBDS passa a integrar a rede liderada pelo economista Jeffrey Sachs que dá assessoria ao painel de alto nível da ONU responsável pela construção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS vão influenciar, a partir de 2015, diretrizes de políticas públicas e investimentos empresariais em todo o mundo de forma similar aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) desde os anos 2000. . A ministra Isabella Teixeira representa o governo brasileiro no painel de alto nível da ONU.

2013

O CEBDS e a Universidade de Cambridge trazem, pela primeira vez para a América Latina, o curso Business & Sustainability Programme (BSP), da University of Cambridge Programme for Sustainability Leadership. Criado em 1994 e voltado para líderes do setor empresarial, o curso tem o objetivo de engajar lideranças e fazê-las entender as implicações estratégicas dos riscos e das oportunidades da sustentabilidade para os negócios e para o valor das empresas. Realizado entre os dias 25 a 28 de setembro, em São Paulo. As palestras e discussões são lideradas por membros do corpo docente da Universidade de Cambridge e palestrantes convidados. O corpo docente é formado por especialistas da área de renome mundial, como executivos e líderes de negócios.

2013

O tema Relatório Integrado ganha força na agenda do CEBDS. O Conselho e a BM&F BOVESPA promovem o evento Relatos Corporativos – Seminário brasileiro de transparência corporativa e desenvolvimento sustentável para debater a atual conjuntura dos modelos de relatos corporativos, com destaque para a discussão sobre a criação de uma ferramenta de Relato Integrado. Paralelamente, a Comissão Internacional de Relatórios Integrados (IIRC, na sigla em inglês) trabalha na elaboração de uma diretriz que possa servir de base para futuras normas para os relatórios corporativos integrados. No Brasil, o CEBDS coleta comentários de 20 empresas e participa das discussões do grupo RI Brasil. Em outra frente, o Conselho participa também do grupo de trabalho de não-renováveis do Sustainable Accounting Standards Board (SASB), que desenvolve e dissemina padrões de contabilidade por setor industrial para questões materiais de sustentabilidade que podem ser usadas por empresas de capital aberto em bolsas americanas.

Top
LOADING CONTENT