Sala de Imprensa

Assuntos sociais, fator chave nos negócios

05/12/2018

São Paulo, Brasil, 05 de dezembro de 2018. Foi realizado o Encontro Internacional Empresa + ComUnidade, no qual mais de 50 fundações empresariais, institutos e empresas latino-americanas conversaram sobre a importância de incorporar o entorno social nos modelos de negócio para obter um impacto social positivo e contribuir para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

O evento foi organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Fundação Interamericana (IAF); Rede de Multinacionais de Mercados Emergentes da GIZ (Rede EMM-GIZ); RedEAmérica e o Bloco do Brasil.

O encontro contou com a presença de seis países latino-americanos além do Brasil e foram abordados temas como as capacidades essenciais para a leitura do entorno; como identificar oportunidades para contribuir para o desenvolvimento das comunidades a partir do negócio; e foram apresentados os casos da Fibria e Nexa Resources, no Brasil; e Riopaila Castilla e a Companhia Nacional de Chocolates, na Colômbia.

Ao longo do evento, participaram diferentes organizações que são referências no Brasil e na América Latina, como o Instituto LafargeHolcim, a Fundação Arcor, a Fundação Alphaville, o Instituto Votorantim, a Fundação FOCO, o Instituto Camargo Correa, o Instituto Lina Galvani, a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Smurfit Kappa e a Fundação Caicedo González Riopaila Castilla.

Durante sua participação, Martha Herrera, Diretora Corporativa de Responsabilidade Social de CEMEX e Presidente da Junta Diretiva da RedEAmérica, destacou que:“Muitas empresas ou fundações empresariais promovem iniciativas sociais, mas o maior impacto em termos de sustentabilidade é alcançado quando o social é incorporado à estratégia do próprio negócio. É importante dizer que a América Latina é uma região fértil para esse tipo de ações e enfoques, pois há muitos temas para se resolver, entre eles o pleno atendimento das necessidades básicas para o desenvolvimento humano, como: educação, moradia, alimentação e saúde”.

A RedEAmérica acredita que há uma grande mudança na maneira de entender a interdependência entre empresas e sociedade.“A empresa não é um ator externo; a empresa é parte de um sistema. Está inter-relacionada com os outros atores, é interdependente, influencia e é influenciada. Sua competitividade e sua sustentabilidade estão conectadas com esse entorno social onde atua. E as empresas, além disso, são sistêmicas, relacionam-se com múltiplos atores, e, portanto, possuem um grande potencial de contribuir para a solução”, explicou Margareth Flórez, Diretora Executiva da RedEAmérica.

Este encontro surgiu como resultado de uma importante iniciativa que faz parte do programa Empresa + Comunidade, que visa unir a conversa de negócios, que promove a competitividade das empresas a partir de relações produtivas e sustentáveis ​​com seu meio social.

Soma-se a isso o lançamento de cursos virtuais e um guia para identificar oportunidades e o convite da RedEAmérica para dar continuidade a essa conversa em seu Fórum Internacional RedEAmérica, a ser feito em 21 de março de 2019 em Salvador, Brasil http://fir-redeamerica.org/pt

Sobre o CEBDS

Fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais sobre o tema. O Conselho reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a 40% do PIB, e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. O Conselho é o representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

O Conselho atua por meio de seis Câmaras Temáticas (fóruns) que reúnem representantes de empresas associadas ao CEBDS para construção e desenvolvimento de projetos relacionados a temas da Sustentabilidade: Água, Biodiversidade, Clima, Comunicação, Impacto Social e Finanças.

 

Sobre o programa Empresa + Comunidade

O Programa foi criado em 2015 com o objetivo de oferecer maior entendimento quanto às contribuições que o setor empresarial pode dar ao desenvolvimento sustentável das comunidades a partir das áreas e da lógica dos negócios.  Uma aliança entre RedEAmérica, IAF e Rede de Multinacionais de países Emergentes pela Sustentabilidade, Red MME.

Mais informações em: www.redeamerica.org/Empresa-ComUnidad

 

Sobre a RedEAmérica

A RedEAmérica é uma rede de empresas e fundações referência no conhecimento e articulação de práticas. Sua função é conectar aqueles que partilham o mesmo interesse de gerar comunidades sustentáveis, dar-lhes ferramentas de aprendizagem, facilitar sua interação e tornar visíveis seus esforços; para que cada uma das entidades que fazem parte da rede possa aproveitar o conhecimento das demais, e, juntas, construir as estratégias que necessitam para desenvolver comunidades sustentáveis.

Seu principal orgulho é ter construído uma linguagem comum e uma abordagem de intervenção que evoluiu e incorporou à prática dos membros.Atualmente, a Rede é composta por mais de 80 organizações de origem comercial em 14 países da América Latina e do Caribe por meio de blocos localizados em: México, El Salvador, República Dominicana, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Venezuela, Equador, Panamá, Peru, Brasil, Colômbia, Argentina e Chile. Como resultado de uma gestão bem-sucedida, a Rede espera tornar-se um espaço de referência para o setor de negócios da América Latina para a co-criação de conhecimento e a articulação de boas práticas.