Sala de Imprensa

Estudantes do Rio participam de concurso cultural sobre mudanças climáticas

09/10/2018

“Como você pode se unir e ajudar na luta contra as mudanças climáticas?” Essa pergunta foi lançada a estudantes de escolas municipais do Rio de Janeiro como desafio de produção de conteúdo sobre temas ambientais que incidem sobre a sociedade. A iniciativa é do CEBDS, em parceria com a Climate Reality Project – Brasil, e apoio do Centro de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente. Os melhores trabalhos serão divulgados no dia 19 de outubro durante o Diálogo Talanoa sobre Mudanças Climáticas, um evento de projeção global que acontecerá no Rio para discutir o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). O documento, divulgado no último domingo (7/10) foi considerado o mais severo alerta sobre os esforços do planeta para conter o aquecimento global.

“O relatório do IPCC é alarmante e pede urgência no aceleramento da mudanças que precisamos para limitar o aquecimento global em 1,5º C. Se não alcançarmos as metas, desastres ambientais e escassez de alimentos serão inevitáveis.  É importante que crianças desenvolvam essa consciência, por isso propusemos a intensificação deste diálogo em sala de aula”, explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.

O concurso é direcionado a estudantes de todas as idades, regularmente matriculados nas Escolas Municipais Sustentáveis do Município do Rio de Janeiro. As categorias são: Desenho (até 8 anos) e Redação (a partir de 9 anos). Os alunos vencedores do primeiro e segundo lugar em cada categoria receberão um kit contendo um jogo, um livro ecológico autografado pelo autor, ingressos para uma atração cultural no Rio de Janeiro, uma camiseta, canudo e uma garrafa ecológica.

Diálogo Talanoa de Mudanças Climáticas

Segundo tradição de povos das ilhas Fiji, decisões para um bem maior devem ser tomadas por meio de um diálogo inclusivo, participativo e transparente. Este processo de comunicação recebe o nome de Talanoa e foi adotado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

No próximo 19 de outubro, o Brasil será sede de uma edição global do Diálogo de Talanoa sobre Mudanças Climáticas. Na ocasião, será apresentada uma análise com foco na realidade brasileira sobre Relatório Especial do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) sobre os cenários das mudanças climáticas, divulgado no último domingo (7/10).

O evento acontecerá no Rio de Janeiro, com realização do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e co-organização do Museu do Amanhã e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.cebds.org

Saiba Mais

DIÁLOGO DE TALANOA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Data: 19 de outubro de 2018

Horário: 13h às 18h

Local: Auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Programação completa e inscrições gratuitas: http://cebds.org/

Patrocínio: Bradesco, Grupo Banco Mundial, Itaú, Santander e Shell.

 

 

Renata Mello

(21) 3461-4616 • r 175 | (21) 9 9606-0737 | (11) 3846-5787

www.approach.com.br