Sala de Imprensa

Evento preparará setor empresarial para o 8º Fórum Mundial da Água

24/04/2017

Brasília, abril de 2017 – Acontece em Brasília (DF), na tarde do próximo dia 25 de abril, o Fórum Água de Engajamento Empresarial. Com inscrições gratuitas, o evento tem o objetivo de discutir a agenda prioritária da iniciativa privada sobre recursos hídricos e de qualificar a participação do setor no 8º Fórum Mundial da Água, que será sediado pela primeira vez no Brasil, em 2018.

O evento é uma iniciativa do Grupo Focal de Sustentabilidade do 8º Fórum Mundial da Água, é realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e conta com patrocínio da Braskem e Coca-Cola.

Na programação do próximo dia 25 já estão confirmados nomes de peso como como Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água; Julia Cadaval, coordenadora de projetos do 2030 Water Resources Group/IFC; Philippe Joubert, assessor sênior do World Business Council For Sustainable Development (WBCSD), entre outros.

O Fórum Água de Engajamento Empresarial começa às 13h30 e será dividido em três painéis: Segurança Hídrica (riscos, acesso e mudanças climáticas); Alocação e Oferta (cenário e projeções, economia circular e cidades); e Desenvolvimento (finanças, água na agricultura e na indústria). A previsão de encerramento é às 18 horas.

“O Brasil tem cerca de 12% da água doce do planeta, dezenas de rios de grande porte e comparte com 10 países duas das maiores bacias hidrográficas do mundo. Mas, ainda assim, a escassez de água segue sendo um problema no Nordeste, avança no Sudeste e no Centro-Oeste. A questão do saneamento é outro grave problema. Ou seja, temos abundância em água, mas precisamos avançar muito em sua gestão. E para isso, cabe ao governo, às empresas e à sociedade brasileira apresentarem soluções concretas e práticas. Esse é o debate que queremos fazer no fórum”, comenta Marina Grossi, presidente do CEBDS,

Como exemplo da busca de soluções práticas para o melhor uso da água, no ano passado, o CEBDS lançou uma publicação em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), sobre oportunidades de negócios para o setor empresarial na transição para uma economia eficiente no uso da água no Brasil. O guia pode ser acessado em www.cebds.org/publicacoes/eficiencia-no-uso-da-agua.

Fórum Mundial da Água

O Brasil se prepara para receber o 8º Fórum Mundial da Água entre os dias 18 a 23 de março de 2018. O evento será uma oportunidade de discussão global, onde será possível estabelecer compromissos políticos e incentivar ações em todos os setores da sociedade. Desde fevereiro de 2017, o evento está recebendo contribuições para os debates. Ao todo são seis diferentes temas: clima, desenvolvimento, ecossistemas, finanças, pessoas e urbano. O CEBDS é líder do grupo focal de sustentabilidade do maior evento mundial sobre água que vai acontecer pela primeira vez no hemisfério Sul. Saiba mais.

Sobre o CEBDS

O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável, nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Reúne hoje cerca de 70 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento de cerca de 40% do PIB e responsáveis por mais de um milhão de empregos diretos. O CEBDS é representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.

 

Informações para a imprensa:

Textual Comunicação

Rafaela Rosas | rafaelarosas@textual.com.br | 11 5180-6929

Andréa Copolilo | andreacopolilo@textual.com.br| 21 3206-6219

 

 

 

 

 

 

Download