Notícias

CEBDS lança Guias de Sustentabilidade

Data: 26/08/2015

Área: Comunicação

 

Com o objetivo de orientar profissionais de diferentes departamentos a aplicarem a sustentabilidade no dia a dia das organizações, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desenvolveu um conjunto de guias de sustentabilidade para empresas – “Como Inserir a Sustentabilidade em seus Processos”, que faz parte de um acervo de cerca de 70 publicações já lançadas pela organização. Inspirados em cases de boas práticas e experiências de sucesso em empresas líderes no país, foram lançados dois novos volumes da série, dessa vez com foco em Inovação e Marketing. O lançamento ocorreu no primeiro dia de evento do Sustainable Brands 2015, no Rio de Janeiro.  Em 2014 já foram divulgados os guias de Finanças e Gestão de Pessoas.

Os guias trazem conceitos, especificidades dos setores industrial, de varejo e de serviços, além de recomendações, dicas e experiências positivas de empresas que já implementaram essa gestão. O material funciona como um convite para as companhias pensarem sustentabilidade em todos os departamentos. A partir daí adaptações e novas iniciativas poderão ser desenvolvidas e compartilhadas, potencializando a estratégia sustentável das organizações, que afeta a reputação da empresa e, consequentemente, o seu desempenho e a aceitação ou a rejeição de seus públicos de relacionamento.

Guia de Sustentabilidade para Empresas – Inovação tem o objetivo de apoiar os departamentos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e todas as áreas que pensam transformações em uma organização a desenvolverem seus projetos sustentáveis. Este Guia busca estimular a adoção de práticas que promovam o desenvolvimento sustentável, entendendo a interdependência da empresa com o mercado em que atua.

Já o Guia de Sustentabilidade para Empresas – Marketing apresenta formas de apoiar o departamento a se tornar mais sustentável, considerando sua característica de transversalidade e de canal de relacionamento com todos os públicos da corporação, em especial clientes e consumidores. Fundamental no processo de venda de produtos e serviços e no entendimento do cliente sobre o posicionamento da companhia na sociedade em que atua, o departamento é decisivo na adoção da sustentabilidade como diretriz estratégica de uma corporação de forma orgânica.

Em um momento em que consumidores estão passando a decidir a compra de forma mais engajada, considerando parâmetros de sustentabilidade e criando identificação com marcas posicionadas com o desenvolvimento sustentável, o marketing deixa definitivamente para trás seu papel de divulgador para protagonizar o debate, promovendo iniciativas e práticas junto a cada departamento da organização com seus públicos externos.

Nesse cenário, o princípio do desenvolvimento sustentável passa a nortear cada ação desenvolvida pela área. Logo, precisam ser revistas as ferramentas comerciais, os materiais usados nas campanhas, eventos, estratégias de endomarketing, formatos e canais de comunicação. Os produtos devem ser reavaliados sob o prisma da sustentabilidade e os preços rediscutidos. Além disso, o ciclo de vida do produto se torna prioridade. As embalagens passam a ser parte integrante do produto, e não somente onde é acondicionado para a venda, tornando-se plataformas de relacionamento da companhia, desde o formato e materiais que as compõem, até pela transparência de dados que informam ao consumidor.

Os Guias têm patrocínio da Editora Abril, Arcelor Mittal, Itaú, Bradesco, Brasken, Santander, Alcoa e Shell.



Publicações Relacionadas

Guia de Sustentabilidade – Marketing

Ver publicação

Guias de Sustentabilidade – Inovação

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Empresas Relacionadas

Bradesco
Itaú
Santander
ArcelorMittal
Shell
Alcoa
Grupo Abril associado CEBDS
Veja todas as Empresas

Eventos Relacionados

Entenda a NDC brasileira

Assista ao vídeo produzido pelo CEBDS com o apoio do We Mean Business e entenda as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) brasileira.

Quais são as metas do Brasil para o Acordo de Paris?

Entenda o papel da NDC brasileira nessa jornada e por que ela é tão importante para obtenção de resultados concretos rumo ao desenvolvimento sustentável. Confira!

Gestão de Recursos Hídricos: o que é e como aplicar em minha empresa?

Uma importante questão é que a gestão de recursos hídricos vai muito além do simples racionamento ou economia. Trata-se de mapear riscos e oportunidades que englobam o tema.

Títulos verdes no Brasil

Confira o novo artigo da presidente do CEBDS, Marina Grossi, no site do Projeto Colabora sobre como os gestores estão se unindo para estruturar o mercado brasileiro de investimentos em projetos ambientais.

Trabalhar pelo Acordo de Paris: um compromisso do Brasil

Compete ao CEBDS ser o combustível para incitamos nossas empresas associadas a mostrar suas ações realizadas para ajudar o Brasil a honrar os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e, também, a convocar outras empresas para fazer o mesmo. Conheça mais sobre a corrente #JuntosPeloClima.

Siemens neutralizará sua emissão de CO2 até 2030

Além de apoiar seus clientes, a Siemens estabeleceu o objetivo de ser a primeira empresa industrial do mundo a conseguir atingir a pegada de carbono zero até 2030 em sua própria operação. Saiba sobre essas e mais ações na corrente #JuntosPeloClima.

Unilever mostra que atuação sustentável impulsiona crescimento

De 2008 a 2015, a Unilever reduziu em 36,09 % a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo de água, além de diminuir em 95,36% a geração de resíduo por tonelada produzida. Saiba mais ações sobre as ações da empresa na corrente #JuntosPeloClima.

Mais eólicas para o Brasil alcançar as metas do Acordo de Paris

FURNAS apostou na diversificação das fontes de energia, limpas e renováveis, que apresentam uma boa relação risco x rentabilidade e contribuem para o crescimento sustentável da empresa e do Brasil. Saiba mais sobre essa e outras ações na corrente #JuntosPeloClima.

Mudanças climáticas e o papel de cada um

A Ticket Log criou dois programas que conversam ativamente com a questão das mudanças climáticas. Conheça essas ações e de outras iniciativas da empresa na corrente #JuntosPeloClima.

Como contribuímos para um mundo mais sustentável

Conheça as ações da CPFL Renováveis apresentada na corrente #JuntosPeloClima que contribuem para a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil em Paris, por meio da geração de energia por fontes alternativas (eólica, solar e biomassa).

Da fazenda ao porto e do porto para fora, AMAGGI incorpora sustentabilidade em seus negócios

Ao longo dos anos, a AMAGGI vem progressivamente incorporando a sustentabilidade em todas as suas áreas de negócios. Conheça as ações e métodos apresentados na corrente #JuntosPeloClima. Confira!

Energia segura e sustentável também para as áreas remotas do Brasil

Conheça o Programa de Acesso à Energia que a Schneider Eletric apresenta na corrente #JuntosPeloClima em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e remotas, aumentando a eficiência energética e diminuindo a emissão de gases de efeitos estufa.

O papel do setor privado no desenvolvimento de um futuro sustentável

Conheça as ações e resultados que a Suzano Papel e Celulose apresenta na corrente #JuntosPeloClima tornando a matriz energética da empresa mais limpa, além de outras ações que contribuem para a construção de um mundo melhor.

Inovar e cocriar para proteger o clima

Conheça as metas e soluções que a BASF apresenta na ação #JuntosPeloClima no combate às mudanças climáticas. Clique e confira!

Nossos produtos, as suas escolhas e o clima do Planeta

O Grupo Boticário apresenta na corrente #JuntosPeloClima as ações da empresa e da sua Fundação que estimulam atitudes sustentáveis impactando diretamente no clima no Planeta.

Emissões evitadas de carbono do Legado das Águas/Votorantim somam U$ 14 milhões

A Votorantim apresenta na corrente #JuntosPeloClima o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica e uma importante contribuição para o planeta.

Aegea aposta na eficiência do uso da água e restauração florestal para reduzir emissões

Conheça os projetos e sistemas que a Aegea apresenta na corrente #JuntosPeloClima em prol da segurança hídrica e de ações de impacto positivo no ecossistema.

Monsanto fornece hidrogênio para reduzir emissão de gás carbônico na Bahia

Conheça as ações e as metas que a Monsanto apresenta na corrente #JuntosPeloClima que pavimentam o objetivo de chegar a 2021 com uma produção totalmente neutra na emissão de carbono.

Vale: a mineração se reinventa

Conheça os projetos e as ações que a Vale apresenta na corrente #JuntosPeloClima que agregam soluções alinhadas aos esforços mundiais de redução das emissões de GEE e da manutenção de uma gestão equilibrada dos recursos naturais nos processos.

Brasil Kirin aposta em iniciativas para reduzir emissões de CO2

Conheça as iniciativas que a Brasil Kirin apresenta na corrente #JuntosPeloClima que contribuem para reduzir a emissão de CO2 entregando benefícios para todo o planeta.

A Alcoa está comprometida com mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Conheça as ações que a Alcoa apresenta na corrente #JuntosPeloClima que contribuem com os esforços nacionais e globais de redução dos impactos das mudanças climáticas.
Veja todos os eventos