Notícias

Conselho de Líderes apresenta proposta ao Ministério dos Transportes

Data: 22/12/2015

Área: Logística e Transportes

O Conselho de Líderes, iniciativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresentou ao Ministério dos Transportes o projeto desenvolvido dentro do tema de mobilidade sustentável. O projeto já havia sido levado este ano aos ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, em reunião de alto nível em Brasília, da qual participaram o então ministro Joaquim Levy e a ministra Izabella Teixeira.

Desta vez, a reunião com o Ministério dos Transportes, de caráter mais técnico, contou com a participação de representantes da Siemens, Alcoa, Syngenta e Vestas, e serviu para a apresentação do estudo desenvolvido com foco em transporte de cargas por malha ferroviária eletrificada, uma solução de baixo carbono com forte impacto no aumento de eficácia na logística de cargas e, consequentemente, na competitividade do país em diversos setores.

De acordo com Monica Guerra da Rocha, assessora da Gerência Institucional do CEBDS, o Ministério dos Transportes foi receptivo à perspectiva de desenvolver este estudo a quatro mãos, buscando o desenvolvimento de políticas públicas que atentem à sustentabilidade e à melhoria na eficácia do transporte de cargas, conciliando melhoria da mobilidade e sustentabilidade.

Durante o encontro, foram levantadas diversas questões associadas ao transporte de cargas, como o potencial de redução de emissões através da transferência do modal rodoviário para o modal ferroviário eletrificado na matriz de transportes, o potencial de aumento no volume de carga transportada pela opção por vagões de alumínio e o impacto que o setor de logística tem no país como um todo, com alto foco no transporte de alimentos.

Estima-se que 10% do preço final dos grãos que chegam à mesa dos consumidores, por exemplo, sejam representados por custos de transportes, devido à logística ineficaz. Os custos de transporte afetam significativamente a economia como um todo, impactando não só as empresas mas a competitividade do país. O Conselho de Líderes apresenta-se como espaço de diálogo entre os setores público e privado, em que poderão ser alavancadas propostas intersetoriais que apoiem o desenvolvimento sustentável.

Proposta reduziria emissões dos Transportes

O estudo sobre mobilidade que está sendo desenvolvido no âmbito do Conselho de Líderes apresenta as vantagens e impactos esperados pela expansão do modal ferroviário eletrificado, especialmente para transporte de carga. A eletrificação de ferrovias, especialmente devido ao mix energético favorável do Brasil, geraria emissões de gases de efeito estufa específicas muito menores quando comparadas ao diesel. O uso de alumínio na estrutura dos trens também seria parte da solução porque reduziria o peso dos veículos e contribuir para a economia de energia e emissões. Essa mudança tem potencial de reduzir as emissões da área de transportes de carga em 93%, considerando as projeções até 2050.

 



Publicações Relacionadas

Estudo de Melhoria e Desenvolvimento de sistemas de Transporte de Cargas por Malha Ferroviária Eletrificada

Ver publicação

Plano de Mobilidade Corporativa

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Eventos Relacionados

Entenda a NDC brasileira

Assista ao vídeo produzido pelo CEBDS com o apoio do We Mean Business e entenda as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) brasileira.

Quais são as metas do Brasil para o Acordo de Paris?

Entenda o papel da NDC brasileira nessa jornada e por que ela é tão importante para obtenção de resultados concretos rumo ao desenvolvimento sustentável. Confira!

Gestão de Recursos Hídricos: o que é e como aplicar em minha empresa?

Uma importante questão é que a gestão de recursos hídricos vai muito além do simples racionamento ou economia. Trata-se de mapear riscos e oportunidades que englobam o tema.

Títulos verdes no Brasil

Confira o novo artigo da presidente do CEBDS, Marina Grossi, no site do Projeto Colabora sobre como os gestores estão se unindo para estruturar o mercado brasileiro de investimentos em projetos ambientais.

Trabalhar pelo Acordo de Paris: um compromisso do Brasil

Compete ao CEBDS ser o combustível para incitamos nossas empresas associadas a mostrar suas ações realizadas para ajudar o Brasil a honrar os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e, também, a convocar outras empresas para fazer o mesmo. Conheça mais sobre a corrente #JuntosPeloClima.

Siemens neutralizará sua emissão de CO2 até 2030

Além de apoiar seus clientes, a Siemens estabeleceu o objetivo de ser a primeira empresa industrial do mundo a conseguir atingir a pegada de carbono zero até 2030 em sua própria operação. Saiba sobre essas e mais ações na corrente #JuntosPeloClima.

Unilever mostra que atuação sustentável impulsiona crescimento

De 2008 a 2015, a Unilever reduziu em 36,09 % a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo de água, além de diminuir em 95,36% a geração de resíduo por tonelada produzida. Saiba mais ações sobre as ações da empresa na corrente #JuntosPeloClima.

Mais eólicas para o Brasil alcançar as metas do Acordo de Paris

FURNAS apostou na diversificação das fontes de energia, limpas e renováveis, que apresentam uma boa relação risco x rentabilidade e contribuem para o crescimento sustentável da empresa e do Brasil. Saiba mais sobre essa e outras ações na corrente #JuntosPeloClima.

Mudanças climáticas e o papel de cada um

A Ticket Log criou dois programas que conversam ativamente com a questão das mudanças climáticas. Conheça essas ações e de outras iniciativas da empresa na corrente #JuntosPeloClima.

Como contribuímos para um mundo mais sustentável

Conheça as ações da CPFL Renováveis apresentada na corrente #JuntosPeloClima que contribuem para a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil em Paris, por meio da geração de energia por fontes alternativas (eólica, solar e biomassa).

Da fazenda ao porto e do porto para fora, AMAGGI incorpora sustentabilidade em seus negócios

Ao longo dos anos, a AMAGGI vem progressivamente incorporando a sustentabilidade em todas as suas áreas de negócios. Conheça as ações e métodos apresentados na corrente #JuntosPeloClima. Confira!

Energia segura e sustentável também para as áreas remotas do Brasil

Conheça o Programa de Acesso à Energia que a Schneider Eletric apresenta na corrente #JuntosPeloClima em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e remotas, aumentando a eficiência energética e diminuindo a emissão de gases de efeitos estufa.

O papel do setor privado no desenvolvimento de um futuro sustentável

Conheça as ações e resultados que a Suzano Papel e Celulose apresenta na corrente #JuntosPeloClima tornando a matriz energética da empresa mais limpa, além de outras ações que contribuem para a construção de um mundo melhor.

Inovar e cocriar para proteger o clima

Conheça as metas e soluções que a BASF apresenta na ação #JuntosPeloClima no combate às mudanças climáticas. Clique e confira!

Nossos produtos, as suas escolhas e o clima do Planeta

O Grupo Boticário apresenta na corrente #JuntosPeloClima as ações da empresa e da sua Fundação que estimulam atitudes sustentáveis impactando diretamente no clima no Planeta.

Emissões evitadas de carbono do Legado das Águas/Votorantim somam U$ 14 milhões

A Votorantim apresenta na corrente #JuntosPeloClima o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica e uma importante contribuição para o planeta.

Aegea aposta na eficiência do uso da água e restauração florestal para reduzir emissões

Conheça os projetos e sistemas que a Aegea apresenta na corrente #JuntosPeloClima em prol da segurança hídrica e de ações de impacto positivo no ecossistema.

Monsanto fornece hidrogênio para reduzir emissão de gás carbônico na Bahia

Conheça as ações e as metas que a Monsanto apresenta na corrente #JuntosPeloClima que pavimentam o objetivo de chegar a 2021 com uma produção totalmente neutra na emissão de carbono.

Vale: a mineração se reinventa

Conheça os projetos e as ações que a Vale apresenta na corrente #JuntosPeloClima que agregam soluções alinhadas aos esforços mundiais de redução das emissões de GEE e da manutenção de uma gestão equilibrada dos recursos naturais nos processos.

Brasil Kirin aposta em iniciativas para reduzir emissões de CO2

Conheça as iniciativas que a Brasil Kirin apresenta na corrente #JuntosPeloClima que contribuem para reduzir a emissão de CO2 entregando benefícios para todo o planeta.

A Alcoa está comprometida com mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Conheça as ações que a Alcoa apresenta na corrente #JuntosPeloClima que contribuem com os esforços nacionais e globais de redução dos impactos das mudanças climáticas.
Veja todos os eventos