Notícias

RETROSPECTIVA 2014: um ano de ação

Data: 08/12/2014

Área: Institucional

 

Ao longo de 2014, o CEBDS trabalhou grandes temas e por meio da Plataforma Ação 2020, o primeiro plano de ação do Visão Brasil 2050, buscou identificar os objetivos da sociedade para o fim da década engajando empresas em uma agenda clara, capaz de atender às necessidades e urgências do país para os próximos anos através de dezenas de workshops com grupos de especialistas, formados por membros da academia bem como de instituições governamentais, além de outros atores sociais e empresas associadas ao CEBDS.  Mais que uma plataforma de soluções que relaciona as ações das empresas a um propósito maior a plataforma do Ação 2020 também facilita a identificação de parcerias para negócios em comum de um mesmo setor, área de atuação, cadeia de valor e mesmo para novos negócios.

“Queremos mostrar que as grandes empresas brasileiras com visão de futuro estão comprometidas em pesquisar, informar, se capacitar, fazer parcerias e defender ações sustentáveis em escala, que entendemos serem capazes de promover a transformação, aliando negócios e sociedade para um futuro melhor” explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Outra grande iniciativa do ano foi o lançamento da Agenda CEBDS – Por um País Sustentável, documento construído por iniciativa de CEOs de cerca de 30 grupos empresariais associados ao CEBDS, com o objetivo de apresentar aos principais candidatos das próximas eleições propostas de políticas públicas capazes de conduzir o nosso país a um novo patamar de desenvolvimento. As 22 propostas foram pensadas para vencermos nossos maiores desafios, em áreas vitais como mobilidade, saneamento, educação, saúde; criar mecanismos legais para promover iniciativas sustentáveis; e estimular o uso racional de água e energia, privilegiando sempre a redução das emissões de carbono.

“Entendemos  que para viabilizar essas propostas, a atuação do governo é imprescindível, pois cabe a ele o encaminhamento de políticas públicas para conferir escala às atividades sustentáveis e tornar o nosso país num protagonista internacional da economia verde”, pontua a presidente do CEBDS.

lançamento_agenda_cebds-6

Lançamento Agenda CEBDS

Apesar de conturbado cenário econômico, chegamos ao final de 2014 com saldo positivo. Particularmente para o CEBDS e suas empresas associadas foi um ano muito produtivo. Tivemos maturidade e disciplina para implementar, em diferentes frentes de trabalho, plataformas que poderão nos conduzir a mudanças fundamentais para a construção de um país mais justo e sustentável. Produzimos documentos e fóruns de debate tendo como foco ampliar e aprofundar a capacitação de nossas empresas associadas e suas cadeias de valor para o novo modelo de negócios. Foram passos relevantes para fazermos a passagem do saber o que fazer para o como fazer.

Duas novas Câmaras no CEBDS

CEBDS lançou mais duas temáticas de discussão: a Rede ACV e a CT Social. A Rede de Avaliação do Ciclo de Vida foi fundada com o objetivo de avançar na disseminação teórico e prática da ferramenta de avaliação de ciclo de vida no setor empresarial. A Câmara Temática de Impacto Social terá como principal desafio em 2015 definir as melhores ferramentas, metodologias e ações para mensuração do impacto social dos negócios, seu financiamento e a legislação no que tange às relações com as comunidades impactadas pela empresa.

Capacitações

Durante o ano de 2014 o CEBDS promoveu 23 capacitações, atingindo em média 300 pessoas. Dentre elas: sete workshops do PESE (Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos) com o objetivo de melhorar a gestão de impactos e o conhecimento sobre a dependência das empresas dos serviços ecossistêmicos; seis capacitações de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor para capacitar fornecedores de empresas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões e gases de efeito estufa (GEE) por meio da ferramenta GHG Protocol; Capacitação de Relatórios de Sustentabilidade para fornecedores de empresas associadas; Workshop para Jornalistas  com enfoque sobre água e energia no período que antecederam as eleições presidenciais, Capacitação sobre Serviços Ecossistêmicos Capacitação em Serviços Ecossistêmicos para Bancos; o Curso em parceria com a Universidade de Cambridge; Workshop com mais de 30 empresas para  Avaliação do Ciclo de Vida; Workshop sobre Capital Natural e como integrá-lo na realidade das empresas; Aplicação dos Guias de Sustentabilidade inspirados em cases de sucesso em empresas líderes no país, os guias buscam fomentar e orientar profissionais de diferentes departamentos a aplicarem a sustentabilidade no dia a dia das organizações Capacitação para padrões SASB, como são elaborados os padrões e análise de materialidade feita para o setor extrativista e financeiro.

Eventos em 2014

O CEBDS realizou durante o ano 10 eventos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus atingindo cerca de 900 pessoas. Realizamos eventos para lançar as publicações sobre Pagamento por Serviços Ambientais, para a tradução do  GEO5 para o Setor de Negóciosos Guias de Sustentabilidade para Empresas, a Agenda CEBDS e o Manual de Compras. Além das publicações organizamos o Seminário do Valor Econômico, que antecedeu as discussões sobre como devemos agir até 2020, com a presença de Paul Gilding e uma discussão qualificada sobre o papel das empresas marcou o lançamento da Plataforma do Ação 2020; o evento “Powering Progress Together” organizado pela Shell  em parceria com o CEBDS; o Fórum Água: que dicustuiu, no Dia Mundial da Água, como melhor gerir esse bem, no dia ainda foi lançada a publicação sobre Saneamento; e o Seminário Valor Compartilhado que aconteceu em Manaus tratou de como as parcerias são vitais para dar escalas às iniciativas.

Participação em Discussões Globais

O CEBDS esteve presente em cinco eventos internacionais, como nos outros anos, os representates do Conselho participaram dos dois eventos anuais da Rede do World Bussiness Council for Sustainable Development (WBCSD), em Montreux (Suíça), que aconteceu em maio e em Atlanta (EUA) em novembro. Fernanda Gimenes, (Coordenadora da Assessoria Técnica e de Relacionamento com o WBCSD) foi convidada a palestrar no CSI Fórum em Catagenha das Índias (Colombia), em setembro, que buscou promover a interação entre especialistas mundiais na área da biodiversidade e pautar a gestão eficaz e sustentável dos ecossistemas. Participamos ainda das duas Conferência das Partes da ONU, a COP12 de Biodiversidade em Pyeongchang (Coréia do Sul) onde lançamos a publicação sobre a contribuição das empresas com as Metas de Aichi e a COP20 do Clima, em Lima (Peru) com o lançamento da publicação Destravando o financiamento à eficiência energética no Brasil além de acompanhar as negociações globais sobre biodiversidade e clima e postar todas as notícias no Blog do CEBDS .

 

copcoreia

Cop 10 na Coréia do Sul

 

foto 1

Cop20 em Lima

 

Publicações

O CEBDS elaborou uma série de estudos, pesquisas, e posicionamentos a partir das dos projetos desenvolvidos nas Câmaras Temáticas. Estes conteúdos foram registrados em publicações e durante o ano de 2014 onze delas foram lançadas. Conheça!



Publicações Relacionadas

GT de Empresas Pioneiras em Relatórios de Sustentabilidade

Ver publicação

GEO-5 para o Setor de Negócios

Ver publicação

GEO-5 para o Setor de Negócios – Exemplos do Setor Empresarial Brasileiro

Ver publicação

Guia de Sustentabilidade – Gestão de Pessoas

Ver publicação

Pagamento por Serviços Ambientais

Ver publicação

Guia de Sustentabilidade – Finanças

Ver publicação

Agenda CEBDS

Ver publicação

Manual de Compras Sustentáveis

Ver publicação

Relatório Benefícios do Saneamento

Ver publicação

Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Empresas Relacionadas

Petrobras
Shell
Vale
Veja todas as Empresas

Eventos Relacionados

Precificação de Carbono – a oportunidade que bate à porta

Confira o artigo da presidente do CEBDS no jornal Valor Econômico. O artigo destaca a precificação de carbono como um poderoso instrumento com inúmeros benefícios, além de trazer um equilíbrio para as contas da empresas.

O preço do carbono

Confira a matéria publicada no portal Neo Mondo que aborda a mobilização das empresas que já estão se preparando para a precificação do carbono e o aumento da pressão sobre o Governo para o tema.

Empresas já se preparam para mercado de carbono

Confira a matéria publicada no Portal Neo Mondo que mostra que a precificação interna é uma realidade para pelo menos 50 empresas nacionais.

Urgências para o Brasil sustentável

Leia o novo artigo da presidente do CEBDS, Marina Grossi, que traz uma reflexão no Dia Mundial do Meio Ambiente sobre os avanços, os gargalos e os desafios para que possamos construir uma vida mais sustentável. Confira!

Unilever mostra progressos no Plano de Sustentabilidade

De acordo com o levantamento, 33% dos consumidores realizam compras de forma sustentável, enquanto 21% não compram, mas estariam dispostos a fazê-lo. Saiba mais!

Saiba como a alta liderança da sua empresa pode se engajar com o tema água

O Guia do CEO sobre Água poderá ajudar a alta liderança da sua empresa a ver a importância do tema água não apenas como insumo, mas como diferencial para os negócios.

Passos Largos e Urgentes para o Futuro

Leia o novo artigo da presidente do CEBDS, Marina Grossi, sobre o momento crucial, em que se voltam para a água os olhos não só da sociedade civil, e do terceiro setor, mas especialmente dos governos e das empresas. Confira!

A falta de acesso à água contribui para a desigualdade de gênero

Segundo a Unicef, se somarmos o tempo que mulheres e meninas gastam para coletar água, em todo o mundo, chegamos a inacreditáveis 200 milhões de horas por dia!

6 soluções de países diferentes contra a escassez de água

Muitos países já sofreram com secas e conseguiram contornar este cenário. O Brasil, com a união entre o poder público e privado, precisa se inspirar nesses casos internacionais bem-sucedidos. Conheça!

Energia solar já é realidade?

Confira mais um texto feito no âmbito da parceria entre o Secovi Rio e o CEBDS, por meio do Projeto de Eficiência Energética em Edificações (EEB Lab). Desta vez, falamos sobre energia solar!

Saiba como economizar energia em 5 passos

Você sabia que o setor de edificações consome mais energia elétrica do que a indústria? Saiba mais no post que faz parte da parceria do Secovi Rio com o Projeto de Eficiência Energética em Edificações (EEB Lab) e CEBDS.

Água e falta de participação social

"Hoje a agenda [de água] enfraqueceu, justo quando deveria ser tema central, uma vez que a água será o recurso mais afetado pelas mudanças climáticas. A ONU estima que, até 2030, o deficit entre demanda e oferta deve alcançar 40%". Clique e confira mais sobre o artigo da presidente do CEBDS no Correio Braziliense.

Um novo amanhã é possível – Conheça o CEBDS!

Mais do que nunca, é hora de reunirmos as pessoas, empresas e governos para construirmos um novo amanhã.

Entenda o que é aquecimento global

Você já deve ter ouvido as palavras “efeito estufa”, “aquecimento global” e “mudança climática” por aí, mas você sabe realmente o que são? O nosso planeta está sofrendo hoje as consequências de um processo que o ser humano começou há séculos atrás.

Manual de compras sustentáveis: como proceder?

Veja um manual de como as empresas devem proceder para incluir os critérios de sustentabilidade ao realizar suas compras. Confira!

O que é Capital Natural?

Hoje somos afetados pelos impactos causados ao nosso modo de vida, devido ao mau uso desses recursos, sendo necessário repensar a maneira como lidamos com os recursos naturais. Conheça o conceito de Capital Natural e entenda o valor dos recursos naturais em relação a um produto ou serviço.

Carta aberta ao presidente Temer

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, Israel Klabin direciona uma carta ao presidente da República solicitando a não ratificação das MPs 756 e 758. Confira!

Industrialização Inclusiva X Negócios

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, fala em entrevista exclusiva à FIESP sobre a industrialização inclusiva como forma de integrar o desenvolvimento sustentável em seu negócio. Confira a entrevista.

Sustentabilidade é bom negócio

Confira o artigo da presidente do CEBDS, Marina Grossi, publicado no jornal O Globo.

Sustentabilidade Urbana: uma nova agenda para as cidades

A construção de cidades mais sustentáveis é um desafio que só pode ser alcançado com base em modelos modernos e inovadores, capazes de construir instrumentos de congregação dos esforços da esfera pública com as forças da sociedade civil e da iniciativa empresarial.

Entenda a NDC brasileira

Assista ao vídeo produzido pelo CEBDS com o apoio do We Mean Business e entenda as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) brasileira.

Quais são as metas do Brasil para o Acordo de Paris?

Entenda o papel da NDC brasileira nessa jornada e por que ela é tão importante para obtenção de resultados concretos rumo ao desenvolvimento sustentável. Confira!

Gestão de Recursos Hídricos: o que é e como aplicar em minha empresa?

Uma importante questão é que a gestão de recursos hídricos vai muito além do simples racionamento ou economia. Trata-se de mapear riscos e oportunidades que englobam o tema.

Títulos verdes no Brasil

Confira o novo artigo da presidente do CEBDS, Marina Grossi, no site do Projeto Colabora sobre como os gestores estão se unindo para estruturar o mercado brasileiro de investimentos em projetos ambientais.

Trabalhar pelo Acordo de Paris: um compromisso do Brasil

Compete ao CEBDS ser o combustível para incitamos nossas empresas associadas a mostrar suas ações realizadas para ajudar o Brasil a honrar os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e, também, a convocar outras empresas para fazer o mesmo. Conheça mais sobre a corrente #JuntosPeloClima.

Siemens neutralizará sua emissão de CO2 até 2030

Além de apoiar seus clientes, a Siemens estabeleceu o objetivo de ser a primeira empresa industrial do mundo a conseguir atingir a pegada de carbono zero até 2030 em sua própria operação. Saiba sobre essas e mais ações na corrente #JuntosPeloClima.

Unilever mostra que atuação sustentável impulsiona crescimento

De 2008 a 2015, a Unilever reduziu em 36,09 % a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo de água, além de diminuir em 95,36% a geração de resíduo por tonelada produzida. Saiba mais ações sobre as ações da empresa na corrente #JuntosPeloClima.

Mais eólicas para o Brasil alcançar as metas do Acordo de Paris

FURNAS apostou na diversificação das fontes de energia, limpas e renováveis, que apresentam uma boa relação risco x rentabilidade e contribuem para o crescimento sustentável da empresa e do Brasil. Saiba mais sobre essa e outras ações na corrente #JuntosPeloClima.

Mudanças climáticas e o papel de cada um

A Ticket Log criou dois programas que conversam ativamente com a questão das mudanças climáticas. Conheça essas ações e de outras iniciativas da empresa na corrente #JuntosPeloClima.

Como contribuímos para um mundo mais sustentável

Conheça as ações da CPFL Renováveis apresentada na corrente #JuntosPeloClima que contribuem para a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil em Paris, por meio da geração de energia por fontes alternativas (eólica, solar e biomassa).

Da fazenda ao porto e do porto para fora, AMAGGI incorpora sustentabilidade em seus negócios

Ao longo dos anos, a AMAGGI vem progressivamente incorporando a sustentabilidade em todas as suas áreas de negócios. Conheça as ações e métodos apresentados na corrente #JuntosPeloClima. Confira!

Energia segura e sustentável também para as áreas remotas do Brasil

Conheça o Programa de Acesso à Energia que a Schneider Eletric apresenta na corrente #JuntosPeloClima em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e remotas, aumentando a eficiência energética e diminuindo a emissão de gases de efeitos estufa.

O papel do setor privado no desenvolvimento de um futuro sustentável

Conheça as ações e resultados que a Suzano Papel e Celulose apresenta na corrente #JuntosPeloClima tornando a matriz energética da empresa mais limpa, além de outras ações que contribuem para a construção de um mundo melhor.

Inovar e cocriar para proteger o clima

Conheça as metas e soluções que a BASF apresenta na ação #JuntosPeloClima no combate às mudanças climáticas. Clique e confira!

Nossos produtos, as suas escolhas e o clima do Planeta

O Grupo Boticário apresenta na corrente #JuntosPeloClima as ações da empresa e da sua Fundação que estimulam atitudes sustentáveis impactando diretamente no clima no Planeta.

Emissões evitadas de carbono do Legado das Águas/Votorantim somam U$ 14 milhões

A Votorantim apresenta na corrente #JuntosPeloClima o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica e uma importante contribuição para o planeta.

Aegea aposta na eficiência do uso da água e restauração florestal para reduzir emissões

Conheça os projetos e sistemas que a Aegea apresenta na corrente #JuntosPeloClima em prol da segurança hídrica e de ações de impacto positivo no ecossistema.

Monsanto fornece hidrogênio para reduzir emissão de gás carbônico na Bahia

Conheça as ações e as metas que a Monsanto apresenta na corrente #JuntosPeloClima que pavimentam o objetivo de chegar a 2021 com uma produção totalmente neutra na emissão de carbono.

Vale: a mineração se reinventa

Conheça os projetos e as ações que a Vale apresenta na corrente #JuntosPeloClima que agregam soluções alinhadas aos esforços mundiais de redução das emissões de GEE e da manutenção de uma gestão equilibrada dos recursos naturais nos processos.

Brasil Kirin aposta em iniciativas para reduzir emissões de CO2

Conheça as iniciativas que a Brasil Kirin apresenta na corrente #JuntosPeloClima que contribuem para reduzir a emissão de CO2 entregando benefícios para todo o planeta.

A Alcoa está comprometida com mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Conheça as ações que a Alcoa apresenta na corrente #JuntosPeloClima que contribuem com os esforços nacionais e globais de redução dos impactos das mudanças climáticas.
Veja todos os eventos

Projetos Relacionados

CEBDS na COP da Coreia do Sul

CEBDS faz parte da delegação brasileira desde a COP8, realizada em 2006. Neste ano o Conselho lança publicação da CTBio, em evento paralelo, na COP12 na Coreia do Sul

Ciclo de Encontros de CEOs (4º Ciclo)

Lideranças de empresas associadas ao CEBDS se reuniram para discutir o lançamento do Agenda;

Curso de Liderança e Sustentabilidade

O Business and Sustainability Programme (BSP) acontece pelo segundo ano consecutivo no Brasil, fruto da parceria entre o CEBDS e a Universidade de Cambridge.

Ciclo de Encontros de CEOs (3ª edição)

Treze líderes de grandes empresas participaram do encontro, que promoveu um debate sobre temas e propostas da Agenda CEBDS – Por um País Sustentável

Fórum Água: gestão estratégica no setor empresarial

Pesquisa sobre os impactos da falta de saneamento no Brasil para o setor empresarial, realizada em parceria com o Instituto Trata Brasil

Guia sobre Pagamento por Serviços Ambientais

A publicação reúne as perspectivas de diversas instituições brasileiras sobre o arranjo ideal para uma política pública focada em pagamento por serviços ambientais no Brasil

Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (2ª fase)

A PESE tem o objetivo de promover estratégias de negócios que aliem o desempenho empresarial à gestão sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade

Manual de Compras Sustentáveis

O manual tem como objetivo auxiliar as áreas de Compras a adotar critérios de sustentabilidade nos momentos de decisão e contratação de fornecedores.

Guias de Sustentabilidade para Empresas

Os guias pretendem tornar a sustentabilidade horizontal nas organizações, com um olhar específico para diferentes áreas

Microcrédito e Microsseguros no Brasil

CEBDS e as maiores instituições financeiras do país se uniram para estimular ainda mais o acesso às microfinanças no Brasil, visto que os serviços têm o potencial de ser um dos maiores responsáveis pela chamada sustentabilidade financeira.

GEO-5 para a realidade brasileira

Tradução e adaptação à realidade brasileira do estudo global “GEO-5 for Business”
Veja todos os Projetos

Multimidias Relacionadas

Lançamento Ação 2020

04/11/2014

Lançamento dos Guias de Sustentabilidade para Empresas

01/10/2014

Evento de Lançamento Agenda CEBDS

06/08/2014

LD Meeting 2014

10/04/2014

Ação 2020 – reunião com especialistas

19/02/2014

COP 19

11/11/2013

Seminário com Valor Econômico

11/03/2014

Reunião Anual dos Associados

11/03/2014
Veja todas as Multimidias