Projetos

Climate Smart Agriculture Brasil

O projeto Climate Smart Agriculture Brasil (CSA Brasil) integra a plataforma Low Carbon Technologies Partnership Initiative (LCTPi), liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). A meta global do CSA é aumentar em 50% a disponibilidade de alimento, com maior produtividade e menor perda, reduzindo em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.


Área: Biodiversidade, Institucional

Como surgiu a Climate Smart Agriculture?

De acordo com os preceitos firmados na COP21 e no Acordo de Paris, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) criou o Low Carbon Technologies Partnership Initiative (LCTPi), uma plataforma colaborativa desenvolvida para atingir dois objetivos principais:

  1. Acelerar a difusão de tecnologias de baixo carbono existentes por meio da remoção de barreiras tecnológicas, de mercado e sociais, e da introdução de instrumentos políticos e financeiros;
  2. Incentivar o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para pesquisa, desenvolvimento, demonstração e lançamento de novas tecnologias.

Nesse contexto, nasceu a Climate Smart Agriculture (CSA), que tem como principais ambições globais:

  1. Aumentar em 50% a quantidade de alimentos disponível e fortalecer a resiliência climática de comunidades agrícolas;
  2. Reduzir as emissões derivadas da agricultura e das mudanças no uso do solo oriundas da agricultura comercial. As metas são reduzir pelo menos 3.7 Gt CO2 e/ano (50%) até 2030 e alcançar 65% de redução até 2050.

Atualmente, mais de 20 multinacionais integram o projeto, dentre estas, nossa associada Monsanto.

 

Como a CSA pode ajudar o Brasil a cumprir suas metas climáticas?

O Brasil se comprometeu voluntariamente a implementar ações que almejam a redução entre 1.168 milhões e 1.259 milhões de tCO2eq do total das emissões estimadas para o ano de 2020 (3.236 milhões de tCO2eq). O setor agropecuário tem a responsabilidade de contribuir com a redução de 22,5% dessas emissões. No Brasil, 32% do total de emissões de GEE derivam de mudanças no uso do solo, ligadas principalmente ao desmatamento para implantação de pastagens ou plantações.

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Brasileira prevê:

  1. Fortalecer políticas e medidas com vistas a alcançar, na Amazônia brasileira, o desmatamento ilegal zero até 2030 e a compensação das emissões de GEE provenientes da supressão legal da vegetação até 2030;
  2. Restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030;
  3. No setor agrícola, fortalecer o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) como a principal estratégia para o desenvolvimento sustentável na agricultura, inclusive por meio da restauração adicional de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2030 e pelo incremento de 5 milhões de hectares de sistemas de integração lavoura-pecuária florestas (iLPF) até 2030.

O Brasil é uma das regiões alvo da CSA, que mira os maiores produtores agropecuaristas do mundo. O projeto pode contribuir para que o país aumente, de modo sustentável, a produtividade e a renda agrária; adapte e aumente a resiliência às mudanças climáticas; e reduza e/ou neutralize suas emissões de GEE.

A CSA atuará em quatro áreas no Brasil:

  1. Desenvolver resiliência para agricultores;
  2. Dar escala a investimentos em CSA;
  3. Rastrear, monitorar e medir ABC
  4. Conservação e uso sustentável da terra.

 

Associe-se!

Empresas atuantes em qualquer etapa da cadeia agropecuária podem se associar ao projeto. Para saber mais sobre os produtos e ações que serão oferecidos pelo projeto, entre em contato com o coordenador da CTBio, André Ramalho (andre.ramalho@cebds.org), ou a gerente de Relações Institucionais do CEBDS, Carla Branco (carla.branco@cebds.org).


Parceiros Globais


Parceiros no Brasil

 

 



Empresas Relacionadas

Monsanto
Veja todas as Empresas

Notícias Relacionadas

Projeto brasileiro do Climate Smart Agriculture é lançado em São Paulo

01/12/2017
O CEBDS lançou, no dia 29 de novembro, a versão brasileira do projeto Climate Smart Agriculture, iniciativa global liderada pelo WBCSD. Veja como foi!
Veja todos os Parceiros

Publicações Relacionadas

Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi) 2016: From Ambition to Implementation

Ver publicação
Veja todas as publicacoes