Iniciativas

Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura

Buscamos oferecer uma contribuição factível para que seja ambiciosa a meta do Brasil encaminhada à COP de Paris, assumindo posição de liderança no esforço internacional de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.


Área: Institucional

Em iniciativa inédita no Brasil, empresários, produtores agrícolas, pecuaristas e organizações da sociedade civil se uniram na busca de soluções para as mudanças climáticas, apontando para um novo modelo de desenvolvimento, baseado na economia de baixo carbono. Trata-se da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, a primeira aliança multissetorial brasileira composta por participantes que outrora pouco dialogavam.

Em torno da mesma mesa, mais de 130 empresas, entidades setoriais, organizações da sociedade civil e pesquisadores reúnem suas agendas na busca de consensos. Formada em dezembro de 2014 e lançada oficialmente em 24 de junho de 2015, a Coalizão Brasil se pauta por um documento de 17 propostas concretas, voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e à economia descarbonizada. Elas foram elaboradas com base em estudos científicos, conhecimento prático e tecnologias disponíveis no país. O CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) é um dos fundadores da Coalizão e auxilia na liderança dos esforços para a implementação das propostas.

Com esse documento em mãos, a Coalizão Brasil mantém diálogos com o governo brasileiro e organismos internacionais, como a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Alguns exemplos das 17 propostas: fim do desmatamento e da exploração ilegal de madeira, restauração e reflorestamento de áreas degradadas, ordenamento fundiário, ampliação do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, estímulo à produção competitiva e sustentável de alimentos e produtos florestais, além do uso crescente de combustíveis alternativos.

Conheça os sete objetivos listados pela Coalizão para promover a economia de baixo carbono e dar início à implementação dos compromissos brasileiros assumidos no Acordo de Paris.



Notícias Relacionadas

Abertura de dados do CAR é um passo importante

01/12/2016
Confira a mensagem da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura sobre a abertura do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído pela Lei 12.651/12.

Com foco no uso da terra, Brasil efetivará compromissos do Acordo de Paris

09/11/2016
O Brasil tem grande potencial para reduzir de forma significativa as emissões de gases do efeito estufa (GEE) no setor de uso da terra. Tanto que boa parte de seus ambiciosos compromissos (NDC) para o Acordo de Paris — ratificado em setembro — focam na área de florestas e na agropecuária.

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

25/06/2015
A Coalizão quer estabelecer um diálogo entre os diferentes atores, o Governo Federal e as principais organizações internacionais envolvidas visando contribuir com as negociações multilaterais e agenda econômica no país.

Mudança do Clima: a caminho de Paris

25/05/2015
O CEBDS e instituições parceiras estão atentos aos alertas da ciência sobre os riscos de se ultrapassar o limite seguro, colocado pelos 2°C, e têm buscado, em conjunto, soluções de baixo carbono que contribuam com esta meta.

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

27/03/2015
Considerando o papel das florestas e sua relevância para o debate sobre mudança do clima, foi idealizada a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.
Veja todos os Parceiros

Publicações Relacionadas

Pós-Acordo de Paris: caminhos para a implementação da Economia de Baixo Carbono

Ver publicação

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Multimidias Relacionadas

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

01/07/2015
Veja todas as Multimidias