Iniciativas

Conselho de Líderes

Composto por lideranças de grupos empresariais associados ao CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), foi criado em março de 2015, para compartilhar a visão de CEOs e altos executivos de grandes corporações com o poder público de diferentes esferas e a sociedade.


Área: Institucional

O Conselho de Líderes é uma instância do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ele agrupa de modo transparente altos executivos de grandes empresas, algumas do mesmo ramo de atividades, em atuação no Brasil. Também conta com observadores da sociedade civil.

O Conselho entende que o setor produtivo tem a missão de melhorar internamente suas soluções de negócios, o que envolve a proposição de políticas públicas que conduzam a um crescimento sustentável. O Conselho sabe que, no mundo complexo em que vivemos, é importante cada um reconhecer seus limites e aprender a compartilhar conhecimento para o Brasil avançar.

Por isso, esse grupo de trabalho se coloca com uma instância de diálogo tanto com governos quanto com a sociedade civil. Ele deve ser compreendido como um interlocutor permanente para o poder público de diferentes esferas — independentemente de orientação partidária —, que queiram discutir políticas públicas e saídas concretas para equilibrar sustentabilidade e competitividade, gerando valor a todos.

Os temas do Conselho estão diretamente ligados ao enfrentamento das mudanças climáticas e à chamada economia de baixo carbono. Em suma, ações sustentáveis na cadeia de negócios, inclusivas, geradoras de tecnologia e de lucros, que ajudarão a proteger o planeta, conservando seus recursos naturais, base para o desenvolvimento consistente, responsável e de longo prazo.

O Conselho já começou a desenvolver e oferecer soluções de negócios, que, viabilizadas por políticas públicas, podem adquirir escala para resultar em diminuição de custos, aumento de competitividade e, consequentemente, de emprego e renda.

Os primeiros estudos desenvolvidos abrangeram a área de energia: financiamento de fontes renováveis e consumo eficiente. Outros virão, pois o Conselho parte do princípio de que a geração desse conhecimento é ponto de partida para o planejamento de longo prazo. A configuração atual do Conselho é bastante maleável e mais lideranças empresariais que queiram mergulhar nessa missão são bem-vindas.

HISTÓRICO

Criado em março de 2015, o Conselho de Líderes nasceu para levar adiante as propostas contidas na Agenda CEBDS: Por um País Sustentável, composta de 22 temas que unem produtividade de bens e serviços à conservação do planeta e à qualidade de vida no Brasil. Apresentada aos principais candidatos à Presidência da República nas eleições de 2014, a Agenda aborda soluções para gargalos em infraestrutura, geração de energia limpa, mobilidade, consumo inteligente, entre outros.

Passadas as eleições, o Conselho de Líderes se constituiu formalmente em março de 2015 como um fórum em constante aperfeiçoamento, capaz de reunir informações e gerar massa crítica a respeito de oportunidades que o empresariado enxerga e gostaria de apresentar ao governo.

A primeira reunião do Conselho aconteceu no dia 22 de outubro, no Ministério da Fazenda, em Brasília e contou com a participação dos Ministros da Fazenda, Joaquim Levy e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Saiba mais

Veja aqui a ata da primeira reunião do Conselho de Líderes.

No dia 05 de maio de 2016, o CEBDS promoveu, no Rio de Janeiro, o lançamento de dois estudos: Financiamento à Energia Renovável: Entraves, Desafios e Oportunidades e Consumo Eficiente de Energia Elétrica: Uma Agenda para o Brasil. O estudo de Mobilidade Sustentável também foi debatido. O evento reuniu especialistas de empresas, academia e poder público para um debate essencial sobre o resultado final dos estudos desenvolvidos pelo setor empresarial, com o objetivo de aprofundar o diálogo com o governo e ouvir contribuições da sociedade civil para garantir que tais estudos se tornem, de fato, instrumentos de uma interlocução permanente e de alto nível com o poder público. Para saber mais sobre como foi o evento, assista na íntegra aqui.

Em agosto (24/08), foi organizado um encontro na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), por meio do Conselho de Líderes, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista que reuniu líderes empresariais, com o ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho e parlamentares para apresentar as contribuições do setor privado para a implementação do Acordo de Paris no Brasil. As propostas visam impulsionar o financiamento à energia renovável e a aprimorar a eficiência energética no país. O evento foi acompanhado por cerca de 150 pessoas, representando dezenas de grupos empresariais e organizações da sociedade civil. Na ocasião, as propostas formuladas pelo Conselho de Líderes do CEDBS foram apresentadas pelo presidente e CEO da General Electric Brasil, Gilberto Peralta; pelo CEO da Siemens Brasil, Paulo Stark; e pela superintendente executiva do Santander, Linda Murasawa. As contribuições fazem parte dos estudos Financiamento à Energia Renovável: Entraves, Desafios e Oportunidades e Consumo Eficiente de Energia Elétrica: Uma Agenda para o Brasil.



Notícias Relacionadas

“A agenda do Acordo de Paris exige a participação empresarial”, afirma secretária da UNFCCC

04/04/2017
Em entrevista exclusiva, a secretária executiva da UNFCCC, Patricia Espinosa, falou sobre sua visita oficial ao Brasil e o papel do setor empresarial brasileiro na implementação do Acordo de Paris, confira.

CEBDS promove diálogo entre UNFCCC e setor empresarial

04/04/2017
Em viagem ao Brasil, a secretaria executiva da UNFCCC, Patricia Espinosa, reuniu-se com o CEBDS e suas empresas associadas para acelerar o movimento de implementação das metas do Acordo de Paris

Conselho reúne mais de 20 líderes empresariais em São Paulo

22/03/2017
O Conselho de Líderes do CEBDS se reuniu nesta quarta-feira (22), na sede da CPFL Renováveis. Cerca de 20 lideranças empresariais debateram a agenda de sustentabilidade que será apresentada ao governo federal.

BNDES aumenta sua participação no financiamento da energia solar

04/10/2016
Na última segunda-feira (03/10), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou sua nova política de financiamento para o setor elétrico que prioriza as fontes renováveis alternativas. O BNDES determinou que aumentará a sua participação máxima no financiamento de projetos de energia solar.

Empresários e governo discutem Acordo de Paris

24/08/2016
Articulados pelo CEBDS, empresários levaram à Brasília propostas para impulsionar o financiamento à energia renovável e a eficiência energética no Brasil, tendo em vista os compromissos assumidos pelo país para enfrentar o aquecimento global

Energia para retomada do crescimento

22/04/2016
Dois estudos inéditos mostram como o Brasil pode avançar no uso eficiente de energia elétrica e na diversificação de fontes renováveis alternativas. Tais perspectivas são fundamentais no entendimento do setor produtivo para a recuperação da competitividade e a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável no Brasil.

Energia é tema fundamental no Acordo de Paris

21/04/2016
Dirigentes de 171 países vão assinar amanhã o acordo de Paris sobre o clima, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Marcos do Conselho de Líderes

08/04/2016
Executivos dos principais grupos empresariais brasileiros têm buscado soluções palpáveis para o crescimento do Brasil, em sintonia com a sustentabilidade do planeta. Trata-se do Conselho de Líderes do CEBDS, que em maio apresentará os primeiros estudos para o país combater gargalos econômicos de produtividade. A estreia é na área energética.

Conselho de Líderes

29/10/2015
O foco inicial será nas áreas de energias renováveis, mobilidade e consumo inteligente apresentadas, em Brasília, para os Ministros Joaquim Levy e Izabella Teixeira.
Veja todos os Parceiros

Publicações Relacionadas

Oportunidade e Desafios das metas da NDC Brasileira para o Setor Empresarial

Ver publicação

Estudo de Melhoria e Desenvolvimento de sistemas de Transporte de Cargas por Malha Ferroviária Eletrificada

Ver publicação
Financiamento-a-Energia-Renovavel-Entraves-desafios-e-oportunidades-e-Consumo-eficiente-de-energia-eletrica-uma-agenda-para-o-Brasil

Financiamento à Energia Renovável e Consumo Eficiente de Energia Elétrica

Ver publicação

Agenda CEBDS

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Multimidias Relacionadas

Conselho de Líderes

28/10/2015
Veja todas as Multimidias