Iniciativas

Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes

Os principais objetivos da Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes, antigo Conselho Brasileiro de Desenvolvimento de Mercado, são desenvolver as bases para investimentos verdes no Brasil, concentrando os esforços em recursos de infraestrutura em sistemas de energia; eficiência energética para construções; e sistemas de água e saneamento. Além disso, a Iniciativa atua na mobilização da base de investidores locais e na construção de parcerias internacionais em finanças verdes.


Área: Finanças, Institucional

A Iniciativa conta com a participação de cerca de 25 representantes de fundos de pensão, de bancos públicos e privados, de seguradoras, de instituições do mercado local e dos setores industriais chave com as seguintes premissas:

  1. Reunir representantes do mercado brasileiro em fórum para discutir e alavancar iniciativas e fluxos de informação que já estão acontecendo sobre finanças verdes, sem duplicar esforços.
  2. Coordenar o setor privado para a implementação da NDC brasileira – suas oportunidades e desafios – e identificar e promover o papel de cada uma das partes necessárias para esta implementação: governo, investidores, empresas, bancos, academia, sociedade civil.
  3. Falar com o governo e sugerir proativamente uma agenda de desenvolvimento para investimentos verdes no Brasil.
  4. Construir um Plano Estratégico Nacional sobre oportunidades de investimento para a economia verde no Brasil, os desafios e as soluções sugeridas sobre como atrair capital privado local e estrangeiro em escala para financiar esses investimentos.
  5. Ser um fórum colaborativo, onde cada setor representado na Iniciativa possa contribuir para a agenda proposta e sugerir temas e discussões que sejam relevantes para si.

 



Parceiros Relacionados

Climate Bonds Initiative

Notícias Relacionadas

CPFL Renováveis e BNDES apresentam cases em webinar sobre Títulos Verdes

20/10/2017
O segundo webinar do projeto Quebrando Muros aconteceu nesta quinta-feira (19) e foi direcionado para os profissionais da área financeira das empresas associadas ao CEBDS.

Negócios sustentáveis podem gerar mais de US$ 12 trilhões e 380 milhões de empregos

19/01/2017
O relatório revela que 60 grandes oportunidades em mercados sustentáveis estão em apenas 4 áreas, mas ressalta que elas dependem de uma mudança significativa na comunidade empresarial e de investimento.

CEBDS e CBI criam conselho para o desenvolvimento sustentável do mercado

03/09/2016
O CEBDS e o Climate Bonds Initiative articularam a reunião inaugural do novo Conselho que visa desenvolver e promover mecanismos de política e de mercado para catalisar oportunidades para investimentos verdes no Brasil.
Veja todos os Parceiros