Iniciativas

Rede ACV

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) permite mensurar os aspectos de sustentabilidade e possibilita que os consumidores e as empresas façam suas escolhas conhecendo os impactos socioambientais dos produtos, podendo integrar a sustentabilidade ao processo de decisão.


Área:

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica que estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais (positivos e negativos) ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final. A ACV permite mensurar os aspectos de sustentabilidade e possibilita que os consumidores e as empresas façam suas escolhas conhecendo os impactos socioambientais dos produtos, o que permite integrar a sustentabilidade ao processo de decisão. Buscando promover esta técnica no mundo empresarial brasileiro, nove empresas (Braskem, Danone, Embraer, GE, Grupo Boticário, Natura, Odebrecht, Oxiteno e Tetra Pak) criaram, em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e o Instituto Akatu, em 2012, a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida. Desde  2014, o CEBDS  é membro ativo na Rede.

Missão

Mobilizar as empresas, articular governos e educar o consumidor visando incorporar a ACV como uma ferramenta para determinar a sustentabilidade dos produtos.

Visão

Ser um grupo empresarial de referência para a aplicação e desenvolvimento da avaliação de ciclo de vida no Brasil.

Objetivos

Criar um ambiente de cooperação entre empresas interessadas no uso de ACV no Brasil, que permita a otimização de recursos.
Educar e capacitar as empresas sobre o conceito, sua aplicação e benefícios da ACV.
Disponibilizar e disseminar para diversos públicos informações sobre ACV no Brasil, tais como estudos, boas práticas e especialistas.
Influenciar e apoiar o governo para criação do Banco de Dados Brasileiro.

Governança (01/2017 – 01/2018)
Presidente: Luiz Gustavo Ortega (Braskem)

Vice-Presidente: Omar Rodrigues (Grupo Boticário)