Iniciativas

Rede ACV

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) permite mensurar os aspectos de sustentabilidade e possibilita que os consumidores e as empresas façam suas escolhas conhecendo os impactos socioambientais dos produtos, podendo integrar a sustentabilidade ao processo de decisão.


Área: Institucional

A Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida é uma iniciativa conjunta de empresas e instituições composta por especialistas e pesquisadores que buscam debater sobre a importância do pensamento de ciclo de vida no meio empresarial e estabelecer ações comuns para promover e popularizar a prática de avaliação de ciclo de vida (ACV) em toda a sociedade. Considerada uma ferramenta que permite mensurar o desempenho ambiental de produtos e a ponderação dos impactos positivos e negativos que um produto, sistema ou processo tem no ambiente. A avaliação do ciclo de vida analisa todas as etapas do processo produtivo, da matéria prima ao pós-consumo ou destinação final. Buscando promover esta técnica no mundo empresarial brasileiro, nove empresas entre elas, Braskem, Danone, Embraer, GE, Grupo Boticário, Natura, Odebrecht, Oxiteno e Tetra Pak criaram, em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e o Instituto Akatu, em 2012, a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida. Desde  2014, o CEBDS  é membro ativo na Rede.

Missão

Mobilizar as empresas, articular governos e educar o consumidor visando incorporar a ACV como uma ferramenta para determinar a sustentabilidade dos produtos.

Visão

Ser um grupo empresarial de referência para a aplicação e desenvolvimento da avaliação de ciclo de vida no Brasil.

Objetivos

  1. Criar um ambiente de cooperação entre empresas interessadas no uso de ACV no Brasil, que permita a otimização de recursos.
  2. Educar e capacitar as empresas sobre o conceito, sua aplicação e benefícios da ACV.
  3. Disponibilizar e disseminar para diversos públicos informações sobre ACV no Brasil, tais como estudos, boas práticas e especialistas.
  4. Influenciar e apoiar o governo para criação do Banco de Dados Brasileiro.

Grupos de Trabalho

  1.  Acreditação de profissionais de ACV
  2.  Capacitação de empresas em GCV
  3.  Comunicação
  4.  Banco de Dados Brasileiro
  5.  Rotulagem

Governança (01/2017 – 01/2018)
Presidente: Luiz Gustavo Ortega (Braskem)

Vice-Presidente: Omar Rodrigues (Grupo Boticário)

Conheça o Linkedin da Rede ACV



Notícias Relacionadas

WBCSD lança Guia para CEOs sobre Economia Circular

29/06/2017
O estudo aponta cinco modelos de negócios e três tecnologias inovadoras que as empresas podem explorar e implementar para aproveitar as oportunidades que a economia circular.
Veja todos os Parceiros