Equipe CEBDS


Marina Grossi é economista e assumiu a presidência do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em 2010. No CEBDS desde 2005, Marina atuou como diretora-executiva e coordenadora das Câmaras Temáticas de Mudança do Clima e Energia, Construção Sustentável e Finanças Sustentáveis.

Possui um vasto currículo ligado à área governamental, atuando como negociadora do Brasil na Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP do Clima) entre 1997 a 2001, e como coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003. Participou das negociações do Protocolo de Kyoto e representou o Grupo dos 77 (G77) mais China na área de Mecanismo Financeiro na COP 6 ½ (segunda fase da COP 6) que ocorreu em Bonn, Alemanha.

Foi assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Coordenação de Pesquisa em Mudanças Globais, e na Coordenadoria de Comunicação Social e chefiou a Assessoria Internacional da Televisão Educativa (Funtevê).

Em 2003 fundou e presidiu a empresa de consultoria em Sustentabilidade Fábrica Éthica Brasil (FEB), prestando assessoria para governos e empresas, lançando, entre outras iniciativas o projeto “CarbonDisclosure Project”, quando conheceu o CEBDS e passou a focar sua atuação em sustentabilidade junto às empresas.

Cecilia Gomes é Diretora de Operações do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde 2014, onde é responsável pelo planejamento e gestão de recursos, contratos e processos internos, de forma a assegurar a relevância, rentabilidade e governança das ações do CEBDS. Antes disto, foi Diretora de Operações na Ccaps Translation and Localization, de 2001 a 2011, e administrou dois empreendimentos próprios entre 1993 e 2001 na área de alimentação, uma empresa de refeições industriais e um café. Graduada em Letras, possui dois MBAs, Finanças Corporativas (PUC/IAG RJ – 2006), e Administração de Empresas e Negócios (FGV RJ – 2002).

Ana Carolina Avzaradel Szklo é gerente Sênior de Projetos e Assessoria Técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde 2014, onde é ponto focal para o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e responsável pelas Câmaras Temáticas e projetos e iniciativas institucionais, como Cidades, Eficiência Energética em Edificações, ODS, Ação 2020, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e Conselho de Líderes. Antes disto, trabalhou como Consultora Sênior no departamento de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na ICF International e foi Consultora Técnica no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada. Participou das negociações internacionais sobre mudança do clima na UNFCCC (COPs 15 e 16, além das reuniões intermediárias) e no IPCC e, ainda, em fóruns internacionais de discussão sobre biocombustíveis (GBEP) como membro da delegação brasileira. Atuou também como pesquisadora no Centro Clima e como Analista no Departamento de Finanças Corporativas da Globopar. Ana Carolina é Mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Economista e membro do Roster of Experts da UNFCCC como especialista no setor de energia e Lead Reviewer para a revisão de inventários nacionais de países Anexo I e membro do Roster of Experts do Banco Mundial para o Partnership for Market Readiness.

 

Vinicius Mansur é coordenador da comunicação e da Câmara Temática de Comunicação e Educação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde agosto de 2016. Jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), já cobriu a COP16, em novembro de 2010, em Cancún, México; a tramitação do Código Florestal no Congresso Nacional entre 2011 e 2012; e a Rio+20, em junho de 2012, para o Jornal Brasil de Fato e para o portal Carta Maior. Também foi repórter de economia e política em Brasília (DF) dos mesmo veículos entre 2011 e 2013. Em seguida trabalhou nas assessorias de comunicação do Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretária de Politicas de Promoção da Igualdade Racial; do Ministério do Planejamento, pela In Press Porter Novelli; e do Ministério da Cultura, pela CDN Comunicação.

Sueli Mendes é coordenadora de Eventos e Projetos do CEBDS, desde 1997. Pós graduada em Direito, tem experiência na elaboração e gestão de eventos, projetos de patrocínios, captação de recursos, coordenação de parcerias e convênios, e gerenciamento de custos. Tem especialização na área de gerenciamento de projetos para o 3º setor pela FGV, e gerenciamento de responsabilidade social corporativa pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Bianca Melo é coordenadora Administrativa Financeiro do CEBDS, desde julho 2016. Graduada em Administração de empresas, com MBA em Controladoria e Finanças na Universidade Federal Fluminense. Possui especializações na área, através de cursos na Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em empresas de diversos setores desde 2006, como Oi, Sênior Táxi Aéreo, Elogia, Club Med, tendo atuado no departamento financeiro prestando consultoria para reestruturação financeira, organização e planejamento, gerenciando portfólio de investimentos e captação para viabilização de projetos diversos.

Julia Vincent, assessora de Relações Institucionais do CEBDS, é graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas RJ (FGV RJ) e cursou “Gestão de Responsabilidade Social” no Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Atuou de 2012 a 2015 como consultora na Actelion Pharmaceuticals do Brasil, coordenando projetos e planejando, executando e gerenciando atividades de forma integrada nas áreas de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Responsabilidade Social.

André Villaça Ramalho é Assessor Técnico do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde 2014, onde coordena as Câmara Temáticas de Água (CTÁgua) e Biodiversidade e Biotecnologia (CTBio). Antes disto, foi Analista Ambiental Sênior da ICF International onde coordenou e desenvolveu estudos e projetos ambientais relacionados ao licenciamento ambiental de atividades onshore e offshore, foi também Analista de Projetos Especiais do INEA/FIRJAN trabalhando na diretoria de biodiversidade e áreas protegidas. André é biólogo formado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma universidade e Especialista em HSE pelo PROMINP/UFF.

Laura Albuquerque é Assessora Técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e coordena as Câmaras Temáticas de Energia e Mudanças do Clima e Finanças Sustentáveis. Laura é engenheira química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em planejamento energético pela COPPE/UFRJ. Trabalhou como consultora na Environmental Resources Management (ERM) e como analista de Sustentabilidade na Vale. Possui experiência na preparação de subsídios técnicos para agregar valor aos compromissos assumidos pelas empresas no tema mudança do clima, como Inventário de Emissões, Gestão de carteira de projetos de Redução de GEE, Plano de Ação de Metas, Análise de Políticas Públicas de Clima, entre outros. Além disso, tem certificados em auditoria do selo ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) e em auditoria para validação e verificação de projetos MDL. É colaboradora do ‘Sustentabilidade Em Pauta’ com artigos esporádicos.

Luan Santos é assessor técnico e coordenador das Câmaras Temáticas de Logística e Transportes (CTLog) e de Impacto Social (CTSocial) do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Trabalha desde 2008 no setor de transportes e mobilidade urbana, tendo atuado em instituições como Organização das Nações Unidas (ONU), Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CentroClima/COPPE), Centro de Estudos em Logística (CEL/COPPEAD), Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), dentre outros. Participou de inúmeros projetos na área de mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, tais como coordenando o setor de transportes rodoviário do 3º Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa (MCTI), além de ter sido responsável técnico pela modelagem do setor de transportes no projeto Implicações Econômicas e Sociais (IES-Brasil), sob coordenação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Na área social, atuou na coordenação executiva do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Doutorando em Planejamento Energético e Ambiental (COPPE/UFRJ), é mestre na mesma área e bacharel em Administração (FACC/UFRJ), com extensão em Engenharia Ambiental, pela Universidade do Porto, Portugal.

Assessora de Projetos Institucionais do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2016, onde coordena projetos nos temas: Conselho de Líderes; Compras Sustentáveis; Relato Integrado; Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Cidades. Antes disso, foi Consultora Sênior da Deloitte onde coordenou equipe de auditoria em projetos na área de gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Normas NBR ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007. Atuou também no Bureau Veritas como auditora de meio ambiente e sistema de gestão ambiental. Tatiana é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Ecologia pela mesma universidade.

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo recebido menção honrosa pela Embaixada da União Europeia pelo seu trabalho de conclusão sobre Desenvolvimento Sustentável e Segurança Energética na Europa. Desde junho de 2016, assumiu a posição de assistente técnica do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), coordenando a Rede Empresarial Brasileira de Análise de Ciclo de Vida e dando assistência à presidência na participação de fóruns internacionais e nacionais, além de assistir a gerência da equipe técnica. Trabalhou anteriormente no setor de energia, especificamente de renováveis, no UK Trade & Investment, órgão do governo britânico dedicado a relação comercial com outros países.

Formada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes e pela UERJ em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Atuou na área de assessoria de imprensa da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnaTI) e trabalhou na área de comunicação interna e também na assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) pela FSB Comunicações por mais de três anos. Nos outros dois anos, atuou pela FSB Comunicações nas assessorias de imprensas do Fundo Vale e do projeto de florestas nacionais de Itaituba I e II apoiados pelo IFC, Serviço Florestal Brasileiro e BNDES. Atuou na realizações de eventos, cerimoniais e campanhas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) pela Fundação do Câncer. Atualmente é assessora de comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Gyssele Mendes é assessora de comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Antes disso, atuou como jornalista na CDN Comunicação Corporativa, onde era responsável pela comunicação digital do Ministério da Cultura e coordenava a mobilização social alocada na Assessoria de Comunicação do órgão. Desde 2010 trabalha com comunicação digital em instituições públicas e privadas. É graduada em Estudos de Mídia e mestre em Comunicação Social, ambos pela Universidade Federal Fluminense.