Equipe CEBDS


Marina Grossi é economista e assumiu a presidência do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em 2010. Em 2018, passou a integrar o steering committee da Carbon Price Leadership Coalition (CPLC), sendo a única representante brasileira integrante do conselho diretivo da coalizão do Banco Mundial voltada para a precificação de carbono. No CEBDS desde 2005, Marina atuou como diretora-executiva e coordenadora das Câmaras Temáticas de Mudança do Clima e Energia, Construção Sustentável e Finanças Sustentáveis. Possui um vasto currículo ligado à área governamental, atuando como negociadora do Brasil na Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP do Clima) entre 1997 a 2001, e como coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003. Participou das negociações do Protocolo de Kyoto e representou o Grupo dos 77 (G77) mais China na área de Mecanismo Financeiro na COP 6 ½ (segunda fase da COP 6) que ocorreu em Bonn, Alemanha. Foi assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Coordenação de Pesquisa em Mudanças Globais, e na Coordenadoria de Comunicação Social e chefiou a Assessoria Internacional da Televisão Educativa (Funtevê). Em 2003 fundou e presidiu a empresa de consultoria em Sustentabilidade Fábrica Éthica Brasil (FEB), prestando assessoria para governos e empresas, lançando, entre outras iniciativas o projeto “CarbonDisclosure Project”, quando conheceu o CEBDS e passou a focar sua atuação em sustentabilidade junto às empresas.

Ana Carolina Avzaradel Szklo é diretora de Desenvolvimento Institucional e está no CEBDS desde 2014, onde é ponto focal para o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e responsável pelas Câmaras Temáticas e projetos e iniciativas institucionais, como Cidades, Eficiência Energética em Edificações, ODS, Ação 2020, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e Conselho de Líderes. Antes disto, trabalhou como Consultora Sênior no departamento de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na ICF International e foi Consultora Técnica no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada. Participou das negociações internacionais sobre mudança do clima na UNFCCC (COPs 15 e 16, além das reuniões intermediárias) e no IPCC e, ainda, em fóruns internacionais de discussão sobre biocombustíveis (GBEP) como membro da delegação brasileira. Atuou também como pesquisadora no Centro Clima e como Analista no Departamento de Finanças Corporativas da Globopar. Ana Carolina é Mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Economista e membro do Roster of Experts da UNFCCC como especialista no setor de energia e Lead Reviewer para a revisão de inventários nacionais de países Anexo I e membro do Roster of Experts do Banco Mundial para o Partnership for Market Readiness.

 

Bianca Melo é gerente Administrativo Financeiro e está no CEBDS desde julho 2016. Graduada em Administração de empresas, com MBA em Controladoria e Finanças na Universidade Federal Fluminense. Possui especializações na área, através de cursos na Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em empresas de diversos setores desde 2006, como Oi, Sênior Táxi Aéreo, Elogia, Club Med, tendo atuado no departamento financeiro prestando consultoria para reestruturação financeira, organização e planejamento, gerenciando portfólio de investimentos e captação para viabilização de projetos diversos.

Kelly Lima é gerente de Comunicação e coordenadora da Câmara Temática de Comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Graduada em Comunicação Social, tem mais de 20 anos de experiência em redações de jornais e agências de notícias, a maior parte dedicada à cobertura do setor econômico. Trabalhou na Agência Estado por 13 anos, sendo 9 anos dedicados à área de energia. Atuou também à frente da Coordenação de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio, e teve passagem pela área de comunicação do BNDES, gerenciando a implementação da área de redes sociais. Tem especialização em Economia Regional e Marketing Digital, e pós-graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, pela Universidade Cândido Mendes. Concluiu em 2016 pós-graduação na ESPM em Comunicação Integrada.

Sueli Mendes é coordenadora sênior de Eventos e Projetos do CEBDS, desde 1997. Pós graduada em Direito, tem experiência na elaboração e gestão de eventos, projetos de patrocínios, captação de recursos, coordenação de parcerias e convênios, e gerenciamento de custos. Tem especialização na área de gerenciamento de projetos para o 3º setor pela FGV, e gerenciamento de responsabilidade social corporativa pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Alyne Grava é secretária executiva da presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde agosto de 2018. Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela PUC-SP e pós-graduada em Assessoria Executiva pela Uniítalo (SP). Trabalhou em empresas nacionais e, principalmente, multinacionais de grande porte, passando por diversas áreas como: TI, Controladoria, Superintendência, Marketing, Jurídico, Projetos, Engenharia de Poços, entre outras. Atuou como voluntária em programas de Responsabilidade Social promovidos pelas empresas, e tem vasta experiência prestando suporte a executivos e suas respectivas equipes, gerenciando compromissos e contatos, filtrando informações, organizando documentos, preparando relatórios, cuidando de assuntos pessoais dos executivos, comprando materiais de escritório, efetuando o pagamento de contas da empresa em sistemas específicos, controlando o orçamento, facilitando o dia a dia com domínio da rotina administrativa.

Laura Albuquerque é assessora Técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e coordena as Câmaras Temáticas de Energia e Mudanças do Clima e Finanças Sustentáveis. Laura é engenheira química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em planejamento energético pela COPPE/UFRJ. Trabalhou como consultora na Environmental Resources Management (ERM) e como analista de Sustentabilidade na Vale. Possui experiência na preparação de subsídios técnicos para agregar valor aos compromissos assumidos pelas empresas no tema mudança do clima, como Inventário de Emissões, Gestão de carteira de projetos de Redução de GEE, Plano de Ação de Metas, Análise de Políticas Públicas de Clima, entre outros. Além disso, tem certificados em auditoria do selo ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) e em auditoria para validação e verificação de projetos MDL. É colaboradora do ‘Sustentabilidade Em Pauta’ com artigos esporádicos.

Felipe Cunha é assessor Técnico para Água e Agricultura do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Formado em Geografia e Meio Ambiente pela PUC Rio e Mestre em Economia para Transição (MA Economics for Transition) pela Schumacher College (UK), Felipe tem experiência atuando por mais de 10 anos como consultor e facilitador de sustentabilidade e desenvolvimento de cultura organizacional em diversas organizações como Petrobras Biocombustível, SBM, Solargrid, Prefeitura do Rio, McKinsey, Instituto Noos, Benfeitoria, UTN, entre outros.

Henrique Luz é assessor Técnico e coordenador das Câmaras Temáticas de Impacto Social (CTSocial) e de Biodiversidade e Biotecnologia (CTBio) do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Trabalha desde 2008 com a incorporação de questões ambientais e sociais no processo de tomada de decisão em empresas, tendo atuado principalmente nas áreas de energia, petróleo e mineração. Foi Analista de Sustentabilidade na Vale e, antes disso, atuou como pesquisador do Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA/IE/UFRJ) em trabalho conjunto com o Cenpes (Petrobras). Participou da elaboração de diversos modelos de valoração ambiental aplicados às diferentes realidades dos territórios brasileiros, incluindo questões relacionadas a infraestrutura urbana e desenvolvimento social. Henrique é Mestre e Doutor em Planejamento Energético e Ambiental (COPPE/UFRJ) e bacharel em Biologia (IB/UFRJ).

Tatiana Faria de Araujo é assessora sênior de Projetos Institucionais do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e está na organização desde 2016, onde coordena projetos nos temas: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Eficiência Energética em Edificações, Cidades, Produção e Consumo Sustentável, Relato Integrado, Relatório de Sustentabilidade e Conselho de Líderes. Antes disso, foi Consultora Sênior da Deloitte onde coordenou equipe de auditoria em projetos na área de gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Normas NBR ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007. Atuou também no Bureau Veritas como auditora de meio ambiente e sistema de gestão ambiental. Tatiana é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Ecologia pela mesma universidade.

Bruno Ribeiro Kaiza é estagiário de relacionamento institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2017. Bacharelando em Relações Internacionais no IBMEC RJ, antes atuou como diretor de eventos acadêmicos do Diretório de Relações Internacionais IBMEC RJ.

Ingrid Trigueiro é assessora de Comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde 2015. Formada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes e pela UERJ em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Atuou na área de assessoria de imprensa da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnaTI) e trabalhou na área de comunicação interna e também na assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) pela FSB Comunicações por mais de três anos. Nos outros dois anos, atuou pela FSB Comunicações nas assessorias de imprensas do Fundo Vale e do projeto de florestas nacionais de Itaituba I e II apoiados pelo IFC, Serviço Florestal Brasileiro e BNDES. Atuou na realizações de eventos, cerimoniais e campanhas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) pela Fundação do Câncer.

Matheus Zanon é assessor de Comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2018. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e especializado no Programa de Capacitação Técnica na Indústria do Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Atua em assessoria de imprensa desde 2010, com breve passagem por jornais impressos. Foi assessor de comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços por seis anos, ocupando o cargo de coordenador de comunicação do órgão por dois anos. Já atuou como assessor de imprensa na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Petrobras Transporte e na Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Campos CEBDS

Marcelo Campos é analista Administrativo Financeiro e está no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde agosto de 2011. Formado como técnico em Administração pela universidade Estácio de Sá. Realizou cursos voltado para o aperfeiçoamento na área administrativa financeira, como Contabilidade e Técnicas de Negociação pela universidade Estácio de Sá, Desenvolvimento Gerencial de Especialização pela Fundação Getúlio Vargas, entre outros. Marcelo possui 20 anos de experiência na área financeira trabalhando com empresas de diversos segmentos como recursos humanos, segurança e petróleo e gás.

Viviane Patricio é assistente Administrativo Financeiro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde junho de 2018. Formada como técnica em Administração de Empresas pelo SENAC Rio. Com cursos em assistente Administrativo pela  UNIGRANRIO e Recrutamento e seleção pelo Senac Rio. Iniciou sua carreira profissional como estagiária da área administrativa do Banco do Brasil. Viviane também possui experiências nas empresas Xerox do Brasil, Link Digital e Diretoria Cinematográfica (empresas voltadas para produção e finalização de vídeos publicitários) atuando como assistente administrativo financeiro somando mais de 17 anos de experiência na área.