Conheça as ganhadoras da 4ª Edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina – CEBDS

Data: 01/10/2021
Autor:


Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável reconhece mulheres e empresas que fomentam e inspiram a formação de novas lideranças

O Prêmio CEBDS de Liderança Feminina tem como objetivo reconhecer mulheres, empresas e iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação reconhece iniciativas e pessoas que colaboram para alcançar as metas do ODS 5, que tem como objetivo alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas até 2030.

Neste ano, o Prêmio contou com duas categorias a Categoria Empresas Associadas, que premiou duas executivas, dentro das empresas participantes, por suas iniciativas para o avanço dos ODS e a Categoria Mulheres no Board, que, por sua vez, premiou duas empresas associadas avançadas em ter um conjunto de mulheres ocupando um Conselho interno da companhia.

As vencedoras da primeira categoria foram Carla Crippa, da Ambev Brasil e Vivian de Souza Gasperino, da Rumo Logística. Carla é Vice-Presidente de Relações Corporativas e é responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Externa e Interna, Relação com Imprensa, Relações Institucionais e Gerenciamento de Crises. Ela é a idealizadora e co-criadora da AMA, água mineral da Ambev, que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso a água potável no semiárido brasileiro e foi o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil. Além disso, Carla Crippa é um dos exemplos de mulheres na diretoria da Ambev, liderando as discussões sobre a representatividade de gênero na Companhia há anos.

Vivian, por sua vez, provocou o aumento na contratação de mulheres dentro da Diretoria de Tecnologia, instigou a construção de espaço para amamentação na sede da empresa em Curitiba, foi mentora de mulheres que buscavam conciliar crescimento na carreira com maternidade e criou a área de inovação da Rumo. Era uma equipe de 2 pessoas em 2016 e hoje são mais de 20 pessoas trabalhando a inovação em várias frentes: Pesquisa & Desenvolvimento Interno, Inovação Aberta, Intra-empreendedorismo, além de uma área focada em dados e outras ações de fomento à cultura de inovação na empresa.

As empresas premiadas nesta edição na categoria Mulheres no Board foram Santander Brasil e Tozzinifreire Advogados.

Dentro da empresa Santander, o conselho de Administração conta com três mulheres dentre nove membros, uma participação, portanto, de 33,3%. Em 2020, a participação de mulheres nos cargos de governança começou em 29% e agora é de 34%. O crescimento gradual da presença de lideranças femininas nos principais órgãos de governança é o resultado esperado e desejado do critério de escolha dos profissionais que ocupam essas funções.

O Conselho Executivo da Tozzinifreire, que sempre contou com ao menos duas mulheres entre os sócios participantes, desde 2019, é composto majoritariamente por sócias. Nas últimas eleições, realizadas no final de 2020, houve alteração de membros na composição do comitê, que se manteve com maioria feminina.

Esse Prêmio é uma oportunidade para reconhecer as muitas mulheres líderes que contribuem para o alcance dos ODS por meio das suas iniciativas e projetos, identificar empresas que dedicam esforços para promover a igualdade de gênero, além de impulsionar projetos sociais que hoje atuam com essa finalidade.

A Cerimônia de Premiação foi realizada no dia 30 de setembro, durante o Congresso Sustentável 2021, este ano, 100% online.