Ação 2020 é tema de encontro


 

Representantes das empresas associadas participaram da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que elegeu o novo Conselho de Administração, que tem a função de orientação estratégica das ações do CEBDS, reelegeu a presidente Marina Grossi, de acordo com o novo estatuto para um mandato de 5 anos. A diretora executiva, Lia Lombardi, apresentou o relatório anual de atividades, com todas as ações realizadas desde a última AGO e as previstas para o segundo semestre.

O grande destaque foi o Ação 2020 apresentado formalmente pela primeira vez para o grupo de associados, além da Agenda aos Candidatos, do Ciclo de Encontro de CEOs e das atividades das Câmaras Temáticas. O Ação 220 é uma plataforma que parte da compreensão da Ciência para áreas que estão próximas ao limite de sua existência, como água, energia e mudança do clima, uso do solo. A partir daí, o projeto identifica objetivos, soluções de negócios e políticas publicas capazes de viabilizar o caminho para um país mais sustentável, além de verificar se estamos no rumo da Visão Brasil 2050.

“Depois de lançarmos o Visão Brasil 2050, precisamos baixar a régua e começar a fazer hoje, na prática, implementando as soluções e medindo os resultados, por isso é tão importante essa plataforma”, afirmou Marina Grossi.

Na primeira parte da reunião (Assembleia Geral Ordinária), Marcos Bicudo, chairman do CEBDS, falou sobre a importância e relevância que o Conselho ganhou após a Rio+20 e de como o planejamento foi trabalhado internamente. “Depois da Rio+20 os holofotes se voltaram ao CEBDS e foi preciso trabalhar em uma estratégia e planejamento internos para ganhar robustez e manter o espaço conquistado”, explicou o executivo.

A presidente defendeu que a busca do CEBDS com seu planejamento é para que o Conselho seja cada vez mais relevante, mencionado como exemplo a atuação mais estratégica das Câmaras Temáticas, um importante fóruns para o desenvolvimento do trabalho do CEBDS. Lia Lombardi mostrou as mudanças e avanços na estrutura e governança, com a conclusão do Planejamento Estratégico.

Abrindo a segunda parte do encontro, a Reunião Anual de Associados, Bicudo contou como foi sua experiência em Cambridge e o impacto das informações relacionadas principalmente ao item do consumo (veja: Apresentação Marcos Bicudo). O CEBDS promoveu no ano passado o primeiro curso de Business and Sustainability Programme em novembro, fará uma segunda turma.

Dinâmica

Para mergulhar no Ação 2020, o CEBDS preparou uma dinâmica, com o apoio da consultoria Pares, para um trabalho de construção colaborativa com os associados, cujos resultados vão ajudar na construção do projeto. O projeto liderado pela gerente de Projetos e Conteúdo do CEBDS, Ana Carolina Szklo, que apresentou o conteúdo, já ouviu especialistas brasileiros na primeira fase de construção dos objetivos e agora entra na etapa dos workshops com as empresas. Durante todo o projeto, o CEBDS vai buscar manter sua característica de construção conjunta com as associadas, explorando o engajamento e participação ativa das várias áreas envolvidas na construção de uma plataforma desta magnitude.

“Estamos trabalhando junto com a rede mundial do World Bussiness Council for Sustainable Developmente (WBCSD) e topicalizando o que foi feito em nível global, no Action 2020. Isso nos traz a vantagem de poder construir em conjunto e também influenciar o projeto mundial”, afirmou a presidente.