Inovação

23/01/2020

Autarquia de saneamento de Itu firma parceria com startup francesa

Autarquia de saneamento de Itu firma parceria com startup francesa

Aquasfera, com informações da CIS

O desenvolvimento de uma ferramenta de relacionamento com os clientes é objeto de uma parceria entre a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), de Itu (SP), e a startup francesa Bluspark, que terá ainda suporte do Ministério das Finanças da França. Como resultado da iniciativa, a autarquia lançará aplicativo que tem como objetivo aprimorar sua comunicação com os clientes e melhorar os serviços prestados.

A CIS anunciou a assinatura de um contrato com a Bluspark, por meio do qual desenvolverá aplicativos para aproximar prefeituras e clientes ao compartilhar informações relacionadas aos serviços públicos, como água e esgoto. A ferramenta permitirá avisar os usuários de forma mais ágil as interrupções emergenciais e/ou programadas de serviços. Os usuários também poderão notificar incidentes e solicitar resoluções mais rápidas.

Criada em 2018 com foco no desenvolvimento de soluções para o relacionamento entre concessionárias de serviços públicos e seus usuários, a Bluspark tem seu aplicativo utilizado em diversas cidades da França. A ferramenta é aplicada para gerenciar as empresas no gerenciamento de suas intervenções, nas manutenções e na comunicação com os clientes. A parceria com a CIS faz parte de uma estratégia de expansão do uso da ferramenta para diversos países.

Aval do governo francês

A introdução do aplicativo pela primeira vez no Brasil só foi possível após aval do Ministério das Finanças da França na gestão da CIS. Após reuniões e análises, o governo francês aprovou o suporte financeiro necessário para implementação do novo serviço. Em contrapartida, a autarquia municipal promoverá a divulgação do aplicativo e também receberá visitas de outras prefeituras e empresas interessadas em conhecer este projeto inovador.

“Dispor de ferramentas modernas para prevenir problemas, otimizar a eficiência da prestação dos serviços e avisar a população em caso de interrupção é essencial para melhorar nossa comunicação com os munícipes”, explica Vincent Menu, superintentente da CIS. “Ao lado da Prefeitura de Itu, a CIS está fazendo tudo o que é possível para garantir que seus habitantes não passarão mais por crises no abastecimento, como a de 2014”.

De acordo com Menu, o aplicativo deve estar disponível pelas principais plataformas digitais em março deste ano.