Notícias

14/01/2019 às 15:41

CEBDS e WBCSD formam parceria para o tema água

CEBDS e WBCSD formam parceria para o tema água

Aquasfera

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, sigla em inglês) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) unirão esforços em 2019 em torno da segurança hídrica. Uma das iniciativas é a parceria na qual o Programa do WBCSD para a Água apoiará empresas na tarefa de colocar em prática o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, lançado em 2018 pelo CEBDS, que representa no Brasil o WBCSD. O objetivo é possibilitar o diálogo sul-sul para uma melhor gestão dos recursos hídricos.

Em outra frente de trabalho, já está em andamento a tradução para o inglês do Guia sobre Economia Circular de Água do CEBDS para o auxiliar o compartilhamento de soluções sobre o tema no nível global. Também faz parte da agenda da parceria a realização de seminários on-line, que preveem a troca de experiências entre empresas brasileiras e indianas.

No ano passado, foram unificados os grupos de liderança global e indiana do WBCSD para a Água. Como parte da mudança, a administração do Programa para a Água do mudou-se para Nova Déli, sob coordenação do diretor Tom Williams.

As mudanças têm como finalidade reforçar a importância da água no uso da terra e na produção de alimentos e, de um modo mais geral, em todos os setores. Umas das metas para 2019 é dar impulso aos programas voltados para os recursos hídricos, no sentido de posicionar a água como facilitador e indutor para a transformação de sistemas. As ações terão como propósito auxiliar líderes empresariais no processo de tomada de decisões de negócios, com base em informações sobre riscos e oportunidades relacionados aos recursos hídricos.