Notícias

21/09/2019

Compromisso é tema de webinar entre CEBDS e WBCSD

Compromisso é tema de webinar entre CEBDS e WBCSD

Aquasfera

O Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica foi tema de webinar realizado esta semana entre representantes da rede global do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e de empresas signatárias do documento. O objetivo da transmissão foi demonstrar à rede global do WBCSD o impacto do Compromisso nas empresas signatárias.

O webinar foi liderado pela gerente Swapna Patil, do setor de água do WBCSD. Os destaques foram as apresentações da BRK Ambiental e da Ecolab, que demonstraram como criaram estruturas internas para colocar em prática as metas do documento.

Cumprimento de metas do compromisso

Entre as ações apresentadas por Thalita Ribeiro, gerente da Ecolab, está a realização de workshops internos para atender a Meta 1 do Compromisso, que diz respeito à ampliação a inserção da água na estratégia de negócios da empresa. Ao todo, os workshops envolveram 60 participantes de sete áreas da empresa, que trataram de cinco ideias de projetos.

As informações da BRK Ambiental foram apresentadas por Carlos Melo, head de Sustentabilidade da empresa, que também detalhou o planejamento de diversas áreas na aplicação do Compromisso, que contou com o apoio de uma consultoria especializada.

Melo destacou a importância do Aquasfera como ferramenta de gestão de segurança hídrica, por meio da divulgação de cases e acesso a iniciativas e ferramentas.

Um aspecto em comum entre as apresentações das duas empresas foi o envolvimento das lideranças no acompanhamento das ações desenvolvidas.

Ações para 2020

A ampliação dos recursos oferecidos pelo Aquasfera foi um dos tópicos abordados pelo coordenador da Câmara Temática de Água do CEBDS, Felipe Cunha. Uma das ações planejadas para 2020 é a hospedagem de um sistema de avaliação de desempenho das empresas signatárias do Compromisso, com base nas respostas a um questionário online. Com base nos resultados, as empresas teriam acesso a sugestões de melhorias a partir de um “tool box” que também passaria a fazer parte do site.

“O resultado do webinar foi muito positivo porque demonstrou de forma prática que é possível aplicar as ações estabelecidas no Compromisso. Além disso, foi uma oportunidade de mostrar que a iniciativa pode ser replicada por outros integrantes da rede global do WBCSD”, disse Felipe Cunha.