Notícias

30/08/2019 às 20:00

Especialistas alertam sobre água e aquecimento global

Especialistas alertam sobre água e aquecimento global

Milhões de vidas podem estar em risco se não levarmos a crise da água e o aquecimento global mais a sério. Este foi o principal alerta durante o encerramento da World Water Week, nesta sexta-feira (30), em meio a pedidos de governos, instituições e empresas para o início de soluções que já existem para os recursos hídricos – e incluir todos no processo.

Principal evento anual da água no mundo, evento realizado em Estocolmo, na Suécia, teve avisos sobre perigos iminentes e sinais de esperança. Entre os 4 mil participantes de 138 países, um terço tinha menos de 35 anos e sua presença foi altamente perceptível durante a conferência.

“Foi muito inspirador a forma como jovens profissionais compartilham nosso conhecimento e estão sendo ouvidos cada vez mais”, disse Sara Löwgren, da Water Youth Network, durante a cerimônia de encerramento.

Na quinta-feira, o professor Johan Rockström se voltou diretamente para os jovens participantes, dizendo: “Vocês são os únicos que podem realmente falar em nome do futuro.”

Água como solução para o aquecimento global

Rockström garantiu ao público que a ciência nos diz que ainda há uma chance de salvar o planeta se conseguirmos reduzir pela metade as emissões de carbono na próxima década, mas precisarmos usar essa janela de oportunidade.

Muitas das mais de 250 sessões da semana se concentraram na água como solução para desafios como mudanças climáticas e escassez de alimentos. Com o tema do evento “Água para a Sociedade: Incluindo todos” as pesquisas foram apresentadas sobre a importância de integrar as perspectivas de todas as idades, sexos e grupos sociais.

Torgny Holmgren, diretor executivo do organizador SIWI, descreveu isso como a essência da boa governança da água, acrescentando: “Comparado aos anos anteriores, vejo um novo foco no papel dos governos, cidades e comunidades locais, com muitos exemplos inspiradores”.

Na cerimônia de encerramento, Parameswaran Iyer, do governo indiano, descreveu seus enormes empreendimentos para garantir que todos os indianos tenham acesso a água potável e saneamento seguro antes de 2024. “Em uma campanha iniciada em 1º de julho, enviamos 1.200 funcionários do governo em campo para conversar com as pessoas sobre a água. É assim que mudamos os comportamentos”, disse ele.