Notícias

07/02/2019 às 05:44

Philip Morris assina Compromisso para a Segurança Hídrica

Philip Morris assina Compromisso para a Segurança Hídrica

Aquasfera

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) conquistou mais uma adesão para o seu Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, que propõe seis metas para melhorar a gestão da água nas empresas no Brasil. Nesta quarta-feira (6/2), o presidente da Philip Morris Brasil, Manuel Chinchilla assinou o documento, que já conta com a adesão de outros 22 grupos. Por meio da assinatura do documento, a empresa se compromete a ampliar a inserção do tema água na sua estratégia de negócios; medir e comunicar publicamente sua gestão hídrica; e incentivar projetos em prol da eficiência no uso da água.

Criado durante o Fórum Mundial da Água, em março de 2018 no Brasil, o documento estabeleceu seis metas para melhorar o uso da água na indústria até 2025, e será referência internacional para ações semelhantes no próximo Fórum Mundial da Água, no Senegal em 2021. Para reunir as iniciativas das suas empresas associadas e informar a sociedade de forma transparente sobre essas ações, o CEBDS criou o hub Aquasfera.

“O objetivo deste documento e do hub Aquasfera é formalizar o comprometimento do setor privado com a causa e permitir o acompanhamento das ações realizadas, de forma transparente, tanto para cobrar maior engajamento das empresas, quanto para incentivar que as experiências se repliquem”, explicou Marina Grossi, presidente do CEBDS durante o ato de assinatura.

Associada ao CEBDS desde julho de 2018, a Philip Morris Brasil utiliza em suas operações parâmetros internacionais de mensuração do impacto do uso da água. A unidade da empresa, em Santa Cruz do Sul (RS), foi a primeira do País e da América Latina a receber a certificação da Alliance for Water Stewardship (AWS). A fábrica já reduziu, nos últimos anos, mais de 30% do volume de água utilizado para a produção de cigarros. Também adota sistema de tratamento e reuso de água e mantém iniciativas com a comunidade local para a preservação de bacias hidrográficas na região, como é o caso do programa Protetor das Águas.

“A adesão ao Compromisso do CEBDS reforça nossas políticas na área da sustentabilidade, sendo um elemento importante não só na interação com nossos stakeholders, como também no impacto que geramos nas comunidades com as quais interagimos. Ao mesmo tempo em que caminhamos para construir um futuro sem fumaça, buscamos ampliar nossa contribuição à sociedade por meio de ações que reduzam o impacto de nossas operações e na preservação dos recursos naturais”, afirma Manuel Chinchilla, presidente da Philip Morris Brasil.

Os projetos e metas das empresas signatárias do Compromisso estão disponíveis no Aquasfera e podem ser consultados por quaisquer usuários. Além de conhecer os projetos das empresas, é possível acompanhar e monitorar suas metas de segurança hídrica. Já o Compromisso, está disponível na íntegra no site do CEBDS. Empresas interessadas em assinar o Compromisso também podem entrar em contato com o Conselho.