Atualização do Plano de Gestão de Água

Ficha Técnica

Empresa

Votorantim Cimentos

Metas:

  • 3

    Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Descrição geral

A Votorantim Cimentos revisitou e atualizou o seu Plano de Gestão de Água. Iniciativa promove ações em todas as unidades da empresa, com seis ações a serem realizadas. As metas e os resultados são acompanhados trimestralmente com intuito de atender o objetivo final dos Compromissos 2020. Diretrizes definem objetivos para diversas áreas do negócio e no qual a água é tratada dentro do tema Sustentabilidade.

Em 2018, o Plano de Gestão de Água (PGA) da empresa foi revisitado e atualizado. O PGA promove ações em todas as unidades da empresa no Brasil, e tem como premissas macro as seguintes ações:

  • Medição e Monitoramento;
  • Redução de consumo;
  • Proteção dos recursos hídrico;
  • Incentivo de boas práticas;
  • Ações de inovação;
  • Parcerias institucionais.

Além disso, a empresa estabeleceu em 2014, os Compromissos 2020 que definem metas para diversas áreas do negócio e no qual a água é tratada dentro do tema Sustentabilidade.

Sendo a água um pilar fundamental da estratégia do negócio, foi definido que as unidades presentes em área de escassez hídrica, teriam um PGA individual. As metas e resultados são acompanhados trimestralmente com intuito de atender o objetivo final dos Compromissos 2020.

As ações previstas no PGA e nos Compromissos 2020 para o tema água estão em andamento.

O planejamento atual prevê o cumprimento de metas até 2020, sendo que as ações de planejamento estratégico para o tema até 2025 estão em construção.

A avaliação é realizada mensalmente e considera os dados inseridos no Índice de Desempenho Ambiental Operacional (IDAO), onde são consolidadas as informações sobre as metas de cada unidade da empresa. Os dados são avaliados pelos responsáveis de meio ambiente das unidades e compartilhados com a equipe de Meio Ambiente Corporativo. Os compromissos 2020 são avaliados trimestralmente.

Galeria de Mídias