Avaliação de impactos de mudança do clima

Ficha Técnica

Empresa

Eletrobras

Metas:

  • 2

    Mitigar os riscos da água para o negócio.

Descrição geral

O Projeto MudClima avalia impactos da mudança do clima no planejamento da expansão e da operação das atividades de hidrelétricas. A iniciativa também prevê o estabelecimento de indicadores de resiliência sobre segurança hídrica.

Projeto Mudanças Climáticas (MudClima), projeto multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Carteira de Projetos Institucionais do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) junto às Empresas Eletrobras. Iniciativa visa estreitar o hiato entre os modelos climatológicos e de simulação/otimização energética do CEPEL, por meio do desenvolvimento de metodologias para consideração dos impactos da mudança do clima no planejamento da expansão e operação, e nas políticas de mitigação e adaptação. Também prevê o estabelecimento de indicadores de resiliência para elegibilidade de usinas hidrelétricas a títulos climáticos. Já em curso e com ampliação de seu escopo.

Desenvolvimento e aprimoramento continuado, com produtos anuais de metodologias e programas computacionais para estreitar o hiato entre os modelos climatológicos e de simulação/otimização energética do CEPEL, englobando atualmente as seguintes vertentes:

  • Elaboração e análise, a partir dos Representative Concentration Pathways (RCP) do IPCC, de cenários de vazões afluentes às usinas hidrelétricas até 2100, incluindo eventos extremos;
  • Desenvolvimento de metodologias para a consideração de seus impactos no planejamento da expansão e da operação energética, em termos de economicidade, segurança e emissões de gases de efeito estufa, com reflexos nas políticas de mitigação e adaptação;
  • Desenvolvimento de estratégias e ações de adaptação aos efeitos de mudanças climáticas nas áreas social, de ecossistemas e empresarial;
  • Desenvolvimento de metodologia para o estabelecimento de indicadores associados à adaptação e resiliência para elegibilidade de projetos hidroelétricos a títulos climáticos.

Percentual de realização dos marcos e metas, e dos produtos desenvolvidos (relatórios técnicos, metodologias e programas computacionais).

Galeria de Mídias