Disponibilidade hídrica como fator estratégico
Descrição geral
As atividades desenvolvidas no empreendimento de silvicultura são altamente dependentes de água, sendo a escassez hídrica, vivenciada nos últimos anos no norte de Minas Gerais, fator de preocupação para as empresas produtoras de eucalipto.
A disponibilidade hídrica configura-se como fator estratégico para a Norflor, empresa sob gestão da Lorinvest voltada para o desenvolvimento e gestão de ativos florestais. Neste sentido, o tema foi incluído no Comitê de Gestão de Riscos.
Neste comitê, avalia-se as principais causas da escassez hídrica e os riscos relacionados ao negócio. A partir desses dados, elabora-se um plano de ação para mitigar as possíveis causas identificadas.
No comitê de risco, o tema água foi inserido em 2018, sendo identificadas várias ações necessárias para mitigar os riscos da água para o negócio.
- Ampliar ações de recuperação e preservação de nascentes visando a preservação dos cursos hídricos;
- Implantar projeto de aproveitamento de água da chuva;
- Construção de barragens e caixas de contenção, que promovam a infiltração de água no solo;
- Aprimoramento de técnicas para utilização racional da água no empreendimento;
- Estudo de material genético mais adaptáveis as condições hídricas da região.
Coleta de dados, análise e interpretação dos resultados obtidos, compilados em um documento de síntese anual comparativo entre este resultado e as respectivas metas, de modo a identificar eventuais desvios e ações corretivas e de aprimoramento.