Disponibilidade hídrica como fator estratégico

Ficha Técnica

Empresa

Lorinvest

Metas:

  • 2

    Mitigar os riscos da água para o negócio.

Descrição geral

A segurança hídrica configura-se como fator estratégico para a Norflor. A empresa, sob gestão da Lorinvest, é voltada para o desenvolvimento e gestão de ativos florestais. O tema foi incluído no Comitê de Gestão de Riscos.

As atividades desenvolvidas no empreendimento de silvicultura são altamente dependentes de água, sendo a escassez hídrica, vivenciada nos últimos anos no norte de Minas Gerais, fator de preocupação para as empresas produtoras de eucalipto.

A disponibilidade hídrica configura-se como fator estratégico para a Norflor, empresa sob gestão da Lorinvest voltada para o desenvolvimento e gestão de ativos florestais. Neste sentido, o tema foi incluído no Comitê de Gestão de Riscos.

Neste comitê, avalia-se as principais causas da escassez hídrica e os riscos relacionados ao negócio. A partir desses dados, elabora-se um plano de ação para mitigar as possíveis causas identificadas.

No comitê de risco, o tema água foi inserido em 2018, sendo identificadas várias ações necessárias para mitigar os riscos da água para o negócio.

  • Ampliar ações de recuperação e preservação de nascentes visando a preservação dos cursos hídricos;
  • Implantar projeto de aproveitamento de água da chuva;
  • Construção de barragens e caixas de contenção, que promovam a infiltração de água no solo;
  • Aprimoramento de técnicas para utilização racional da água no empreendimento;
  • Estudo de material genético mais adaptáveis as condições hídricas da região.

Coleta de dados, análise e interpretação dos resultados obtidos, compilados em um documento de síntese anual comparativo entre este resultado e as respectivas metas, de modo a identificar eventuais desvios e ações corretivas e de aprimoramento.

Galeria de Mídias