Eficiência hídrica na produção

Ficha Técnica

Empresa

Coca-Cola Brasil

Metas:

  • 1

    Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Ano:

2019

Descrição geral

A Coca-Cola Brasil organizou as iniciativas da estratégia Água+ em três pilares: Água+ Eficiência, Água+ Disponibilidade e Água+ Acesso. Atualmente o índice de consumo de água por litro de bebida produzida é 1,64 litros. O resultado em um recorde um dos melhores entre os países onde a Coca-Cola opera.

Todas as iniciativas da Coca-Cola Brasil relacionadas à água integram a estratégia Água+ formada por 3 pilares: Água+ Eficiência, Água+ Disponibilidade e Água+ Acesso.
O Água+ Eficiência visa reduzir o uso de água em fábricas e operações com inovações e melhorias em processos e equipamentos. Atualmente o índice de consumo de água por litro de bebida produzida é 1,64 litros, recorde histórico e um dos melhores do mundo onde a Coca-Cola opera. Desde 2001, a redução do uso de água é de 35%.
O Água+ Disponibilidade visa atingir e superar a neutralidade hídrica da empresa com projetos de conservação e preservação de florestas e bacias hidrográficas. Atualmente já são 103 mil hectares de área preservada que devolvem à natureza mais de 100% da água utilizada para a fabricação das bebidas anualmente.
Finalmente, o Água+ Acesso foi lançado em 2017 e tem objetivo de contribuir para ampliar o acesso à água segura de forma sustentável para comunidades rurais e isoladas de todo o país. Desde então, já são 77 mil pessoas e 240 comunidades beneficiadas em 8 estados brasileiros.

  • Para o pilar Água + Eficiência, manter ou reduzir ainda mais o índice de eficiência em 1,64 litros de água por litro de produto até 2025.
  • Para o pilar Água + Disponibilidade, além de manter a neutralidade hídrica, queremos expandir e distribuir ela regionalmente com ações e projetos em pelo menos 4 diferentes regiões e bacias hidrográficas do Brasil até 2025.
  • Para o pilar Água + Acesso, até o fim de 2020 esperamos superar as 100 mil pessoas e 300 comunidades diretamente beneficiadas pelo programa, chegando a mais de 300 mil em 2025.

Em cada um destes pilares contamos com avaliações mensais e anuais internas e externas (via consultorias especializadas em avaliação) de um conjunto de indicadores para Eficiência, Disponibilidade e Acesso, sendo todos eles anualmente publicados no Relatório de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil. Também destacamos o quanto estes dashboards, instrumentos e processos de avaliação têm sido aprimorados ao longo dos anos.

PROJETOS RELACIONADOS:

Lançamento da plataforma Água+

Todas as iniciativas da Coca-Cola Brasil de redução de consumo e reutilização de água estão concentradas no pilar Água+ Eficiência. […]