Inserção da segurança hídrica na cadeia de valor

Ficha Técnica

Empresa

BASF

Metas:

  • 3

    Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

  • 4

    Incentivar projetos compartilhados em prol da água.

  • 5

    Promover o engajamento da cadeia.

  • 6

    Contribuir com tecnologias, conhecimentos, processos e recursos humanos.

Descrição geral

A BASF desenvolve iniciativas que vão desde parceria cm Agência Nacional de Águas a programas internos de sustentabilidade. A empresa também adota práticas de segurança hídrica em seus produtos e serviços.

Programa Produtor de Água (ANA)

Desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o Programa Produtor de Água tem como foco o estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), voltada à proteção hídrica no Brasil. O Programa apoia, orienta e certifica projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o país.

Os projetos são de adesão voluntária e voltados a produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras, com vistas à conservação de solo e água. Como os benefícios resultantes das práticas ultrapassam as fronteiras das propriedades rurais, beneficiando os demais usuários da bacia, os projetos preveem a remuneração dos produtores participantes com base nos benefícios gerados em sua propriedade. O Programa nesse formato está alinhado com o Princípio do Provedor-Recebedor que prevê bonificação aos usuários que geram externalidades positivas em bacias hidrográficas. Para serem contemplados com a marca “Produtor de Água” os projetos devem atender a uma série de condicionantes e diretrizes estabelecidas pela ANA.

Desde o início do programa, cerca de 50 proprietários rurais já foram beneficiados, representando cerca de 250 hectares de floresta protegidos. Os recursos são oriundos de um fundo com recursos da Prefeitura Municipal e dos parceiros da iniciativa: Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (EDR/Guaratinguetá), Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá (SAEG) e Agência Nacional de Águas (ANA) e BASF.

Em Guaratinguetá (SP), a BASF e a Fundação Espaço ECO apoiam o projeto de incentivo ao Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (ANA). A iniciativa tem como foco o estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltados à proteção hídrica no Brasil. O programa apoia, orienta e certifica projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o país.

BASF – Responsible Care

No sistema de gestão global do Responsible Care® da BASF, adotado mundialmente, são previstas diversas iniciativas e ações de proteção ambiental, dentre elas a gestão sustentável da água. Esta gestão, que se encontra em andamento, engloba a ferramenta de análise de risco Water Risk Assessment (WRA), que avalia os sistemas de contenção e tratamentos de efluentes visando prevenir qualquer vazamento e/ou contaminações não intencionais nas unidades produtivas (em andamento).

Requisitos de sustentabilidade para produtos

A sustentabilidade como requisito para a implementação de programas e desenvolvimento de produtos sustentáveis na BASF:

  • Programa Aterro Zero: redução de mais de 80% no volume de vazamentos e de resíduos enviados para aterro; utilizam produtos retirados de efluentes e vendidos
  • Cathoguard: case de economia de água por retirar um dos banhos de pintura de carros. Economia de água para o cliente (economia com sustentabilidade para o cliente)
  • Trilom M: aditivo para detergente não fosfatado (não gera impacto na água quando). Torna o detergente um produto biodegradável (exemplo de Recuperação de ambientes)
  • Programa Together for Sustainability: avaliação de risco de fornecedores

Recuperação de ambientes – BASF

Alguns produtos de limpeza contêm em sua composição, fosfatos, que favorecem o crescimento excessivo de algas nos rios, prejudicando o equilíbrio ecológico em rios e lagos. A BASF desenvolveu o TrilonM®, um produto que substitui a ação do fosfato quando adicionado (em andamento).

Redução no consumo de água

Com investimentos contínuos para reduzir o consumo de água, em 10 anos, a BASF alcançou a marca de redução de 42% no consumo de água por tonelada produzida. Alguns dos projetos desenvolvidos que tem reduzido o consumo de água e implementado mecanismos de controle e proteção aos mananciais são: o Projeto de Recomposição da Mata Ciliar do Rio Paraíba do Sul, no Complexo Químico de Guaratinguetá, em São Paulo.

Baseados no nosso propósito “Criamos química para um futuro sustentável”, incorporamos práticas que contribuem para a construção de um futuro melhor. Para isso, estamos cada vez mais próximos de nossos clientes, aprendendo sobre seus mercados, identificando suas necessidades e trabalhando para que, juntos, possamos incrementar novos negócios. Toda nossa atividade na química serve para rentabilidade dos negócios, para o bem-estar das pessoas e para a produtividade de nossos clientes, sempre preservando o meio ambiente. Este é o nosso “jeito E”, que alia produtividade e sustentabilidade.

Dashboard Executivo linkado às ODS’s

Galeria de Mídias