Metas de redução de captação de água nova

Ficha Técnica

Empresa

Anglo American

Metas:

  • 1

    Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Descrição geral

O Grupo Anglo American estabeleceu metas de redução de captação de água nova nas regiões com escassez hídrica. O objetivo é alcançar redução de 50% até 2030. A empresa também participa ativamente do Programa Especial de Recursos Hídricos (PERH), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

A Estratégia de Sustentabilidade do Grupo Anglo American possui como metas a redução da captação de água nova nas regiões de escassez hídrica em 20% até 2020 e em 50% até 2030, e o aumento os níveis de reciclagem de até 75% da água utilizada nas unidades de negócio. O Plano de Gestão de Recursos Hídricos, desenvolvido em 2018 para o sistema Minas-Rio, é outra iniciativa da Anglo American, que auxilia na identificação de oportunidades de redução de consumo e de possíveis conflitos pelo uso da água. Além disso, foi criado em 2017 o Comitê Interno de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a discussão dos temas, dentre os quais o ODS 6, relacionado à gestão sustentável da água e saneamento. As metas discutidas no âmbito do comitê abrangem toda a empresa.

A Anglo American participa também do Programa Especial de Recursos Hídricos (PERH), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) desde 2000, por intermédio da participação ativa da entidade no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e suas Câmaras Técnicas.

Está prevista a criação de um grupo multidisciplinar responsável pela definição do plano de ação para a aplicação do Plano de Gestão de Recursos Hídricos e cumprimento das metas. Esse grupo realizará reuniões periódicas para acompanhamento das ações e possível alteração no Plano.

O acompanhamento das ações é realizado por áreas responsáveis pré-definidas, bem como nas reuniões realizadas, cujos resultados são reportados à alta liderança da empresa.