Monitoramento de volume e qualidade da água e efluentes

Ficha Técnica

Empresa

New Steel

Metas:

  • 3

    Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Descrição geral

A New Steel mantém programas específicos de monitoramento de volume e qualidade da água e efluentes. Os processos envolvem a avaliação da eficiência dos sistemas de tratamento dos efluentes, sejam eles sanitários, oleosos ou químicos. Os resultados são devidamente reportados aos órgãos regulamentadores municipais e estaduais, bem como no Relatório Anual.

A New Steel monitora a quantidade e a qualidade de água e efluentes, por meio de Programas de Gestão e Controle das Águas e Efluentes específicos a cada projeto.

Os processos envolvem a avaliação da eficiência dos sistemas de tratamento dos efluentes, sejam eles sanitários, oleosos ou químicos. A partir de análises frequentes, fazem a verificação de eventuais contaminantes, definindo medidas corretivas e mitigadoras de forma a garantir a qualidade e característica naturais de drenagens existentes nas áreas de influência.

No Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis (CTSS), por exemplo, são coletadas trimestralmente amostras a montante e a jusante dos sistemas de controle de efluentes sanitários e químicos para verificação dos parâmetros de eficiência. Ressalta-se que não são lançados efluentes sanitários em corpos hídricos, todos estes são lançados na rede de esgoto da concessionária local.

Em nosso projeto a ser instalado em Minas Gerais, prevê-se análises mensais dos efluentes de origem sanitária e oleosos, com análise do efluente bruto e do efluente tratado, para verificação da eficiência dos sistemas de controles projetados. Além dos Programas de Monitoramento de Qualidade e da Vazão de Água Superficial em curso hídrico na área de influência do empreendimento, há também outras iniciativas, tais como:

  • Programa de Monitoramento da Qualidade e Vazão de Aguas Subterrâneas;
  • Programa de Controle e Conformidade de Efluentes Líquidos;
  • Programa de Drenagem Superficial; e
  • Programas de Educação Ambiental exclusivamente destinados ao tema água.

Além disso, é condicionante da Licença Ambiental emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Minas Gerais (SEMAD-MG) a apresentação da redução do consumo de água (m³/t de minério) quando comparado com processo usual à úmido, considerando o projeto a seco proposto, quando em operação.

Todo este monitoramento é/será divulgado junto aos órgãos regulamentadores municipais e/ou estaduais conforme periodicidade definida (trimestral ou semestralmente) bem como no Relatório de Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais do IBAMA e Relatório de Sustentabilidade.

  • Monitoramento constante da entrada e saída de água, da vazão dos sistemas de captação e recirculação de água a serem implantados, bem como dos efluentes sanitários e industriais.
  • Programa para divulgação interna dos aspectos relacionados a água, bem como realização de treinamentos.

Interpretação dos dados e análises de qualidade mensalmente e anualmente quando da compilação para Relatório do IBAMA e de Sustentabilidade.

Galeria de Mídias