Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas

Ficha Técnica

Empresa

Lorinvest

Metas:

  • 3

    Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Descrição geral

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas acompanha as alterações provocadas na qualidade da água pelas atividades da Norflor. A empresa, sob gestão da Lorinvest, é voltada para o desenvolvimento e gestão de ativos florestais. São monitorados diversos indicadores, que subsidiam a adoção de medidas de controle para eventuais problemas que possam ser constatados.

A Norflor monitora a quantidade e a qualidade das águas e efluentes, por meio dos Programas de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais e do Programa de Gestão e Controle de Efluentes Líquidos.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas visa acompanhar as alterações provocadas na qualidade da água pelas atividades de silvicultura da Norflor. São monitoradas alterações na qualidade das águas, bem como alterações pontuais que possam ocorrer no entorno de fontes pontuais de contaminação, subsidiando a adoção de medidas de controle para eventuais problemas que possam ser constatados.

Além disso, o monitoramento visa fornecer informações necessárias sobre a qualidade da água para consumo humano, já que as áreas de operações da Norflor abrigam importantes mananciais de abastecimento das comunidades adjacentes ao empreendimento.

Apesar do diagnóstico realizado no Estudo de Impactos Ambientais (EIA), apresentar uma boa qualidade das águas, alterações são previstas uma vez que dentro da microbacia hidrográfica deste local, ocorrerão atividades ligadas a plantio, manutenção e colheita que poderão afetar a boa qualidade água hoje registrada no local.

Tais diagnósticos permitirão que se adotem medidas de controle para eventuais problemas que possam ocorrer. Especialmente nesse sentido, o papel do monitoramento biológico se torna relevante, uma vez que, pelo acompanhamento da dinâmica dos organismos aquáticos, é possível um entendimento real desses impactos.

No empreendimento Norflor, estão previstas análises semestrais de efluentes de origem sanitária e oleosos, para verificação da eficiência dos sistemas de controles projetados. Além do Programa de Monitoramento de Qualidade das Águas, iniciou-se em 2017 o monitoramento da vazão de água superficial em curso hídrico na área de influência do empreendimento. Outros Programas ligados exclusivamente ao tema água são executados na Norflor, tais como Programa de Controle de Processos Erosivos e Programa de Educação Ambiental.

Todos esses monitoramentos são/serão divulgados aos órgãos regulamentadores municipais e/ou estaduais semestralmente, bem como no Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais do IBAMA e Relatório de Sustentabilidade.

O monitoramento visa ao acompanhamento constante de parâmetros indicadores da evolução da qualidade ambiental e sanitária do sistema hídrico em questão, tendo em vista as mudanças decorrentes da implantação do empreendimento.

A adoção de um programa de monitoramento permitirá antever e diagnosticar as modificações previstas na dinâmica limnológica advindas das possíveis transformações na qualidade das águas.

Os principais avanços esperados relacionados ao tema, referem-se à implantação de programas para divulgação interna dos aspectos relacionados a água, bem como realização de treinamentos.

As análises laboratoriais são realizadas semestralmente por meio de laboratórios credenciados, que enviam os resultados das análises para a equipe socioambiental da Norflor. De posse dos resultados, a Norflor avalia se os mesmos estão em conformidade com os parâmetros legais. Caso contrário, institui-se um comitê competente para realizar a investigação das possíveis causas da não conformidade. Cria-se um plano de ação para tratar as causas identificadas e volta-se ao monitoramento para checar se a não conformidade foi sanada.

Galeria de Mídias