Programa Produtor de Águas

Ficha Técnica

Empresa

CPFL Renováveis

Metas:

  • 2

    Mitigar os riscos da água para o negócio.

Descrição geral

Implementação do Programa Produtor de Águas, da Agência Nacional de Águas (ANA), na bacia do Rio Doce. O projeto está localizado no rio Corrente Grande, no município de Açucena e Gonzaga (MG). A área abrange o entorno das PCHs Barra da Paciência e Corrente Grande.

A CPFL Renováveis resolveu implementar o Programa Produtor de Águas, criado pela Agência Nacional de Águas (ANA), na bacia do Rio Doce. A ação foi realizada mais especificamente no rio Corrente Grande, no município de Açucena e Gonzaga (MG), na área do entorno das PCHs Barra da Paciência e Corrente Grande.

Com a intenção de ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios, em complemento ao cumprimento de legislação pertinente, o projeto, ainda em fase de planejamento, foi incorporado ao planejamento estratégico da companhia e desdobrado nas seguintes ações:

  • Levantar e firmar parcerias com empreendedores geradores de energia hidrelétrica na Bacia do Rio Doce;
  • Levantamento das nascentes e mapeamento geográfico;
  • Educação Ambiental com os beneficiários do projeto;
  • Monitoramento da vazão nos afluentes do entorno dos empreendimentos.

Existe uma equipe dedicada ao projeto, além do planejamento de contratação de empresas para execução das atividades de educação ambiental, plantio e cercamento, instalação e monitoramento de vazões dos afluentes.

O sistema de avaliação está em desenvolvimento.

Galeria de Mídias