Programa Raízes de ampliação do acesso à água

Ficha Técnica

Empresa

CPFL Renováveis

Metas:

  • 1

    Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Descrição geral

Com o programa raízes, a CPFL Renováveis busca impactos positivos sociais, ambientais e econômicos nas comunidades onde atua. O objetivo é ampliar o acesso a água segura para consumo humano e para a produção rural. A base da iniciativa é um modelo que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária da água.

O tema água é amplamente discutido na linha estratégica “Segurança Hídrica” do programa de investimento social privado desenvolvido pela CPFL Renováveis: Programa Raízes. Este programa tem como objetivo principal contribuir para aumentar o impacto social, ambiental e econômico positivo nas comunidades onde a empresa atua em diversas regiões do Brasil.

O objetivo do Projeto Segurança Hídrica é ampliar o acesso a água segura para consumo humano e para a produção nas áreas rurais, com base em um modelo que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária da água. As ações previstas no projeto colaboram para o fortalecimento de políticas públicas federais e do estado do Rio Grande do Norte vinculadas à segurança hídrica.

As ações contribuem diretamente para o Programa de Fomento à Inclusão Produtiva Rural e ao Programa Cisternas, ambos do Governo Federal, além de atender à Política Estadual dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Lei n.º 6.908) e demais regulamentações do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). A iniciativa tem como meta o acesso a água de qualidade para consumo humano e produção a cerca de 807 famílias.

O projeto encontra-se em desmobilização com todos os indicadores atendidos.

O Sistema de Avaliação tem como objetivos específicos monitorar o desempenho dos projetos individualmente, por linha temática e região; produzir dados e informações avaliativas que permitam aos gestores a adoção de medidas corretivas de cada projeto; e subsidiar gestores com dados e informações assertivas que construam uma visão sistêmica e estratégica dos resultados alcançados pelo Programa Raízes. O Projeto de Segurança Hídrica participou do processo de avaliação interna em 2017, no qual foi possível identificar gargalos e pontos de melhoria. O relatório de avaliação encontra-se disponível na CPFL Renováveis.

Galeria de Mídias