Programas de monitoramento de água e de efluentes

Ficha Técnica

Empresa

Lorinvest

Metas:

  • 3

    Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Ano:

2019

Descrição geral

A Norflor, empresa de ativos florestais do Grupo Lorinvest, mantém ações específicas por meio de programas de monitoramento das águas superficiais e de efluentes.  O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas tem como finalidade aferir as alterações provocadas na qualidade da água pelas atividades de silvicultura. O monitoramento dos recursos hídricos é uma iniciativa própria da empresa e ocorre desde 2016.

A Norflor monitora a quantidade e qualidade das águas e efluentes, por meio dos Programas de monitoramento da qualidade das águas superficiais e Programa de Gestão e Controle de efluentes líquidos. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas visa acompanhar as alterações provocadas na qualidade da água pelas atividades de silvicultura do Empreendimento Norflor. São monitoradas alterações na qualidade das águas, bem como alterações pontuais que possam ocorrer no entorno de fontes pontuais de contaminação, subsidiando a adoção de medidas de controle para eventuais problemas que possam ser constatados. O monitoramento dos recursos hídricos ocorre desde 2016 por iniciativa própria.

O programa de monitoramento permite antever e diagnosticar as modificações previstas na dinâmica limnológica advindas das possíveis transformações na qualidade das águas. O monitoramento quantitativo, permitirá avaliar se o empreendimento afeta a disponibilidade hídrica da região, porém tal avaliação é dependente de uma série histórica consistente, não sendo congruente poucos anos de avaliação.
Os principais avanços relacionados ao tema, referem-se aos programas de divulgação da gestão hídrica para colaboradores, comunidades e comitê de Bacias hidrográficas.

As análises laboratoriais são realizadas semestralmente por meio de laboratórios credenciados, que enviam os resultados das análises para a equipe socioambiental da Norflor. De posse dos resultados, a Norflor avalia se os mesmos estão em conformidade com os parâmetros legais. A avaliação quantitativa é obtida e avaliada com relação a série histórica da região. Todos os dados relacionados a gestão hídrica são disponibilizados ao publico, por meio de cartilhas, palestras e encontros nos diversos programas junto aos stakeholders. Anualmente aplica-se questionário sobre diversos aspectos relacionados aos impactos do empreendimento, ações de mitigação e programas diversos. Neste questionário avalia-se a percepção das comunidades do entorno sobre a gestão instituída pela Norflor, sobretudo sobre os temas relacionados a gestão Hídrica.

PROJETOS RELACIONADOS:

Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas acompanha as alterações provocadas na qualidade da água pelas atividades da Norflor. […]