Realização mensal de balanço hídrico

Ficha Técnica

Empresa

Anglo American

Metas:

  • 2

    Mitigar os riscos da água para o negócio.

Descrição geral

A Anglo American realiza mensalmente o Balanço Hídrico, que visa identificar a demanda de água do empreendimento, bem como a disponibilidade hídrica. Além disso, são realizados projetos de recuperação e proteção de nascentes na região do sistema Minas-Rio, em Minas Gerais, e de Barro Alto, em Goiás.

A Anglo American realiza mensalmente o Balanço Hídrico, que visa identificar a demanda de água do empreendimento, bem como a disponibilidade hídrica. Além disso, são realizados projetos de recuperação e proteção de nascentes na região do sistema Minas-Rio, em Minas Gerais, e de Barro Alto, em Goiás, com o intuito de melhorar a qualidade e a disponibilidade de água nessas regiões. Desde o início dos projetos, foram recuperadas 49 nascentes, sendo 33 em Minas Gerais e 16 em Goiás.

A empresa também participa do Programa de Disponibilidade de Água da Bacia do Rio Doce, em parceria com o IBIO, que tem como objetivo o aumento da disponibilidade hídrica da Bacia do Rio Doce com apoio dos Comitês da Bacia Hidrográfica, entidades e outras empresas que atuam na região. Dentre os trabalhos, estão previstos o estímulo à agricultura sustentável, a recuperação e a preservação da mata nativa e o incentivo à inovação tecnológica, que otimize o uso dos recursos hídricos.

Para as operações de níquel, o balanço é realizado a partir do monitoramento das entradas e saídas de água do sistema. Para o sistema Minas-Rio, esse balanço considera o percurso da água por todo o processo produtivo. O modelo de Balanço Hídrico do Minas-Rio está sendo expandido para as operações de níquel, possibilitando a identificação de possíveis pontos de melhoria no processo e, consequentemente, redução do consumo e aumento do reúso de água.

Para o Minas-Rio, o Balanço Hídrico está em constante aprimoramento e considera todas as entradas e saídas de água no processo, bem como o circuito percorrido. Esse sistema está sendo replicado para as operações de níquel. O monitoramento das nascentes é realizado por meio de visitas e inspeção visual, com manutenção das áreas, quando necessário.