Recuperação de mata ciliar no entorno do lago de Furnas

Ficha Técnica

Empresa

Eletrobras

Metas:

  • 5

    Promover o engajamento da cadeia.

Descrição geral

A Eletrobras Furnas mantém parceria com os municípios do entorno da represa da Usina de Furnas (MG). O objetivo é desenvolver um programa de recuperação de mata ciliar para maior segurança hídrica. Existem cerca de em torno de 400 nascentes na Área de Influência Direta do lago.

Em parceria com os municípios que circundam a represa da Usina de Furnas (MG), a Eletrobras Furnas desenvolve um programa de recuperação da mata ciliar em torno de 400 nascentes na Área de Influência Direta do lago.

O projeto Nascentes de Furnas foi iniciado em dezembro de 2017 e vai reflorestar até o final deste ano 50,4 hectares, área correspondente a cerca de 70 campos de futebol, em 40 municípios. As mudas a serem plantadas são de espécies naturais da região, cultivadas no próprio Horto Florestal da Usina de Furnas.

O plantio fica por conta da empresa, enquanto a manutenção será de responsabilidade de cada proprietário rural. Por conta da parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), caberá às prefeituras identificar as nascentes de forma georreferenciada e cadastrar os produtores rurais interessados em participar do programa.

Dessa forma, a empresa pretende aumentar o aporte hídrico ao reservatório da hidrelétrica e incrementar a vazão disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez de água nos municípios.

Somando forças com o poder público e a sociedade civil, a Eletrobras Furnas busca assegurar a sustentabilidade nas localidades em que atua e conscientizar a população quanto aos benefícios da conservação ambiental.

Implantação do Projeto Nascentes de Furnas e Acompanhamento Técnico.

Indicadores de biodiversidade do Sistema Sistema Indicadores de Sustentabilidade Empresarial – Módulo Ambiental, GRI – DMA Biodiversidade, ISE Bovespa e TESE.