Segurança hídrica na agricultura

Ficha Técnica

Empresa

Coca-Cola Brasil

Metas:

  • 5

    Promover o engajamento da cadeia.

Ano:

2019

Descrição geral

A segurança hídrica na agricultura desempenha papel estratégico nas operações da Coca-Cola Brasil, uma vez que a empresa tem no setor um grande fornecedor de insumos para seus produtos. Por isso, desenvolve programas de estímulo ao melhor uso dos recursos hídricos entre seus fornecedores.

Como um grande consumidor de insumos agrícolas – quase todos os produtos que fabricamos têm ingredientes oriundos do campo –, a Coca-Cola Brasil desempenha um importante papel na colaboração da segurança hídrica na agricultura. A agricultura é responsável atualmente por cerca de 70% do total do consumo de água doce, podendo chegar a 90% em países subdesenvolvidos. Por essa razão, é um setor altamente vulnerável às questões climáticas.

Entre os ingredientes utilizados pela empresa, a cana-de-açúcar, produzida em usinas do estado de São Paulo, é cultivada com o uso da água das chuvas. Já algumas fazendas localizadas na zona da mata, na região Nordeste, são usados sistemas de irrigação. Na cadeia de frutas, 15% das culturas são irrigadas e 85% produzidas em áreas com regime pluviométrico suficiente para o seu desenvolvimento.

A partir de 2020 iremos promover um maior engajamento e integração com fornecedores de cadeias de alguns destes insumos priorizados por volume e impacto, para definir um plano de expansão colaborativo para 2025.

Avaliações periódicas quantitativas e qualitativas por atores internos e externos.

PROJETOS RELACIONADOS:

Programas de segurança hídrica com produtores locais

A Coca-Cola Brasil desenvolve diversas iniciativas relacionadas a segurança hídrica junto a produtores agrícolas locais que são fornecedores. Principalmente em […]